SBK 2024 – Nicolò Bulega mantém grande forma nos testes de Portimão

O novo recruta da Aruba.it Ducati no Mundial SBK está em grande forma. Nicolò Bulega lidera a tabela de tempos nos testes de Portimão.

sbk

Depois de mostrar serviço no primeiro de dois testes de pré-temporada em que todos os pilotos do Mundial SBK participam, então em Jerez, o italiano Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) continua a mostrar-se ao melhor nível, desta feita no teste que se realiza em Portimão e mais precisamente no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

O campeão em título das Supersport está a ter um início de aventura nas Superbike ao melhor nível. Bulega surpreendeu em Jerez, e na “montanha russa” algarvia volta a ser o piloto mais rápido em pista.

Aos comandos da sua Ducati Panigale V4 R, Bulega terminou o primeiro dos dois dias de testes oficiais das SBK em Portimão com o melhor registo. A sua melhor volta foi realizada em 1m39.713s, o único a conseguir rodar no segundo 39 neste primeiro dia. Realizou um total de 83 voltas ao AIA, e o grande destaque vai para o facto de ter conseguido este tempo sem que a sua moto estivesse equipada com pneu de qualificação da Pirelli.

Isso permite antecipar que hoje, segundo e último dia do teste oficial das SBK em Portimão, Nicolò Bulega consiga utilizar o tal pneu mais macio que lhe dará margem para atacar o cronómetro de forma mais evidente.

sbkNo final do dia, o piloto da Aruba.it Ducati referiu que “Estou satisfeito, voltámos a fazer um belo dia de testes. Estava um pouco assustado no início do dia porque esta pista é muito difícil quando estamos com uma moto muito veloz e por isso foi complicado ser rápido hoje pois esta pista para mim é uma das mais complicadas do campeonato e por isso necessitei de me adaptar à pista com esta moto que é muito diferente da Supersport”.

O jovem italiano, que está a surpreender, terá, no entanto, de enfrentar a forte oposição dos pilotos mais consagrados desta categoria no segundo dia.

Toprak Razgatlioglu foi o segundo mais veloz com a BMW M 1000 RR oficial e ficou a apenas 94 milésimas de segundo do italiano da Ducati, num dia onde os homens da casa alemã experimentaram alguns novos componentes – onde se inclui um novo braço-oscilante – lado a lado com um conjunto aerodinâmico que aproxima cada vez mais a moto da equipa de Shaun Muir aos mais recentes protótipos de MotoGP.

Jonathan Rea foi o terceiro mais veloz ao conseguir na sua melhor passagem um tempo de 1m40.061s, batendo o melhor dos independentes, o australiano Remy Gardner e o seu próprio colega de equipa, Andrea Locatelli, o quinto melhor do pelotão.

sbkEntre os pilotos de MotoGP presentes no Autódromo Internacional do Algarve – que utilizam motos de produção e não as motos de MotoGP – o mais rápido foi Francesco Bagnaia, o campeão do mundo em título, na frente de Luca Marini e Franco Morbidelli.

Esta terça-feira o Autódromo Internacional do Algarve volta a encher-se de animação com a realização do derradeiro teste de pré-temporada para as Superbike, de novo com acesso ao paddock disponível com um custo de 5 euros e cujo acesso pode ser adquirido na loja do Kartódromo Internacional do Algarve.

Classificação do 1º dia do teste oficial do Mundial SBK em Portimão

1º Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) 1m39.913s

2º Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.094s

3º Jonathan Rea (Pata Yamaha Prometeon) +0.148s

4º Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +0.355s

5º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) +0.357s

6º Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) +0.550s

7º Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.723

8º Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.760

9º Xavi Vierge (Team HRC) +0.816s

10º Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.866s

Galeria de fotos teste SBK em Portimão

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!