SBK 2024 – Toprak Razgatlioglu voa em Portimão em ritmo de recorde!

Toprak Razgatlioglu e a sua BMW M 1000 RR voaram no último dia de testes das SBK em Portimão, ao rodarem em ritmo de recorde.

O segundo e derradeiro dia de testes do Mundial Superbike (SBK) no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) foi pleno de ação em pista, e também fora dela. Tudo porque os responsáveis pelo traçado algarvio abriram as portas do “pit lane” a algumas crianças de uma escola local, que assim puderam ver de perto o que acontece neste local tão especial para os fãs do motociclismo.

Já dentro de pista, voltámos a assistir a mais um dia pleno de tempos “canhão”, com inúmeros pilotos a melhorarem os seus registos ao mesmo tempo que procuraram novas soluções para afinar as suas motos tendo em conta o arranque da temporada do Mundial SBK, que acontece no final de fevereiro na Austrália.

No segundo dia dos testes de SBK em Portimão, a “montanha russa” algarvia serviu de cenário para Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad) mostrar que mesmo estando ainda a adaptar-se à sua nova M 1000 RR, não perdeu o talento para “voar”, muitas vezes de forma literal, sobre o asfalto do AIA.

sbkO piloto turco respondeu à letra ao que tem sido uma pré-temporada surpreendente de Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati), e passou para o topo da tabela de tempos combinados por volta da hora de almoço, quando optou por utilizar o pneu Pirelli SCX.

Nesse primeiro ataque ao cronómetro, Toprak Razgatlioglu alcançou um tempo de 1m39.255s, cerca de quatro décimas abaixo do recorde oficial das SBK no traçado algarvio. Mas Toprak e a BMW M 1000 RR ainda tinham mais para dar, e da parte da tarde voltaram ao ataque.

Na derradeira saída para a pista, Toprak rodou em 1m39.189s, o que lhe garantiu o primeiro lugar na tabela de tempos combinados deste teste oficial do Mundial SBK em Portimão.

O trabalho do piloto turco e da ROKiT BMW Motorrad centrou-se particularmente na afinação da moto tendo em conta o novo braço oscilante, nomeadamente na procura de tração, mas também com um novo pacote aerodinâmico. Elementos que parecem estar a funcionar bem, até porque Michael van der Mark, o segundo piloto da equipa oficial, conseguiu terminar o teste no “top 5”.

Refira-se ainda que Toprak não se focou exclusivamente no ritmo para uma volta rápida. Na realidade, o piloto turco passou várias voltas em pista de forma consecutiva, garantindo uma regularidade assinalável em termos de registos muito competitivos.

sbkSe até ao momento nos testes de pré-temporada e de conjunto tinha sido o mais rápido em pista, Nicolò Bulega e a sua Ducati Panigale V4 R desta feita tiveram de ceder essa posição.

Depois de liderar no final do primeiro dia, o campeão do mundo da categoria Supersport, e que este ano se estreia na classe principal SBK, rodou a apenas 86 milésimas de Toprak Razgatlioglu, o que o deixará satisfeito tendo em conta que, de acordo com a Aruba.it Ducati, continua a adaptar-se à nova moto.

Na equipa campeã destaque para as dificuldades evidenciadas pelo campeão Alvaro Bautista. O espanhol, que este ano tem de competir com lastro na sua moto devido aos novos regulamentos para equilibrar a performance das motos utilizando peso distribuído na moto, não foi melhor do que 15º, a queixar-se da falta de tração na sua Ducati.

A completar o trio de pilotos que fecharam este teste do Mundial SBK no topo da tabela de tempos encontramos Alex Lowes. O piloto da Kawasaki Racing Team passou por dois dias de trabalho intenso ao nível do acerto da eletrónica, mas também ao nível das suspensões, pois a Showa entregou à equipa oficial Kawasaki novos componentes.

Entre os pilotos de MotoGP que estiveram novamente em pista neste segundo dia de testes das SBK em Portimão, voltámos a ter Francesco Bagnaia como o mais veloz em pista. Infelizmente nem todos os pilotos de MotoGP decidiram usar transponder, pelo que os seus tempos não ficaram oficialmente registados, como aconteceu com Marc Márquez.

sbkTempos combinados após 2º dia de testes do Mundial SBK em Portimão

1º Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) 1m39.189s

2º Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) +0.086s

3º Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.332s

4º Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +0.377s

5º Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.428s

6º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) +0.469s

7º Jonathan Rea (Pata Yamaha Prometeon) +0.496s

8º Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +0.767s

9º Scott Redding (Bonovo Action BMW) +0.946s

10º Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +0.947s

Galeria de fotos do teste Mundial SBK em Portimão

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!