SBK – Apresentação da PATA Yamaha with Brixx

A equipa do campeão Toprak Razgatlioglu apresenta as novas cores para o Mundial Superbike 2022. E a R1 ostenta nas suas carenagens algo que nunca teve na história!

Pata Yamaha with Brixx

O campeão em título Toprak Razgatlioglu e o seu companheiro de equipa Andrea Locatelli apresentaram as novas cores da equipa PATA Yamaha with Brixx para o Mundial Superbike 2022. Na realidade, as Yamaha YZF-R1 oficiais pouco mudam ao nível das decorações, mantendo o azul como cor principal, para além dos já conhecidos patrocinadores.

Mas a superbike japonesa ostenta algo que nunca antes tinha apresentado na história do Mundial Superike: o #1!

Pata Yamaha with BrixxToprak Razgatlioglu poderia ter optado por competir com o seu habitual #54. Porém, o piloto turco decidiu desde o primeiro momento que iria substituir o seu número tradicional pelo número habitualmente associado ao campeão. Assim, a Yamaha R1 tem pela primeira vez na história deste campeonato, o número 1 como destaque nas suas carenagens.

Recordamos que quando Ben Spies foi campeão com a Yamaha, em 2009, na temporada seguinte o americano passou para MotoGP e assim a moto japonesa nem sequer teve hipótese de usar o ambicionado #1.

Mas esse é apenas um detalhe curioso e que serviu para apimentar a apresentação da equipa PATA Yamaha with Brixx. A estrutura continua a ser liderada por Paul Denning, experiente diretor de equipa com passagem, entre outros campeonatos, pelo MotoGP, e que tem conseguido elevar o patamar de competitividade da Yamaha no Mundial Superbike ao ponto de serem os únicos que até agora conseguiram destronar a Kawasaki Racing Team, equipa que também mostrou as novas cores recentemente.

Pata Yamaha with BrixxToprak Razgatlioglu será, claro, o principal piloto da equipa oficial Yamaha. O talentoso piloto turco que tem o pluricampeão de Supersport, Kenan Sofuoglu, como seu mentor, vai entrar nesta temporada 2022 de SBK com a clara intenção de renovar o seu título.

E nos primeiros testes em que participou frente ao seu maior rival, Jonathan Rea, em Portimão, Toprak já mostrou que nem nos testes está para “brincar” e rodou mais rápido do que nunca no traçado algarvio. O campeão aparenta estar pronto para o início de temporada, e o seu discurso é de confiança:

“A minha equipa fez um trabalho incrível ao longo do inverno e desfrutei de testar todos os desenvolvimentos! A nova R1 do Mundial Superbike parece fantástica e estamos prontos para começar a nova temporada. A minha forma de enfrentar este campeonato será a mesma: lutar pelas vitórias sempre! Mal posso esperar por pilotar a minha moto nos testes de Barcelona, e tentaremos continuar a melhorar depois dos bons testes em Aragón e Portimão. Também vai ser bom ver os nossos rivais de 2022, mas o nosso foco está no interior da box da PATA Yamaha with Brixx nestes últimos dias antes da primeira corrida”, afirma Toprak Razgatlioglu.

Quem estará ao lado do turco será, pelo seguno ano consecutivo, o italiano Andrea Locatelli. Campeão do mundo de supersport antes de se ter mudado para as Superbike no ano passado, em que terminou a temporada 2021 na quarta posição na classificação dos pilotos e “Rookie do Ano”, Locatelli vai estar também entre os pilotos que lutam pelas vitórias e lugares de pódio:

“Estou realmente ansioso por voltar a competir novamente! É a minha segunda temporada nas SBK e com a Yamaha, por isso certamente temos objetivos mais altos. Mesmo com mais experiência, o foco continua em ser melhorar em todas as sessões para conseguir lutar pelo pódio em todas as corridas. Quero tentar ganhar em 2022 pois é bom para a equipa e para mim. A Yamaha R1 de 2022 está excelente, temos novas cores na moto, mas também novos desenvolvimentos e componentes que testámos durante o inverno. A Yamaha fez um trabalho fantástico para encontrar melhorias e estamos quase prontos para começar a temporada”, diz Locatelli.

Galeria de fotos PATA Yamaha with Brixx

Recordamos que a primeira ronda do Mundial Superbike 2022 será realizada em Motorland Aragón nos dias 8 a 10 de abril. Como sempre, a revista MotoJornal irá acompanhar a par e passo todos os desenvolvimentos deste campeonato. Por isso fique atento!