SBK – Yamaha confirma contratação de Jonathan Rea

A Yamaha Racing desfez as dúvidas e confirmou a contratação de Jonathan Rea para a temporada 2024 do Mundial Superbike.

jonathan rea

Nesta manhã de segunda-feira 4 de setembro ficámos a saber que Jonathan Rea tinha chegado a acordo com a Kawasaki Racing Team para rescindir, de forma amigável, o seu contrato que era válido por mais uma temporada. E não foi necessário aguardar muito para ficarmos a saber onde é que o piloto norte-irlandês estará no Mundial Superbike em 2024.

Através de um comunicado oficial, a Yamaha Racing desfez qualquer tipo de dúvidas que pudessem existir no paddock e nos fãs do Mundial SBK: Jonathan Rea será piloto da Pata Yamaha Prometeon em 2024, competindo ao lado de Andrea Locatelli.

O acordo entre a marca de Iwata e Jonathan Rea é válido por dois anos.

Cotado como o melhor piloto de todos os tempos na categoria SBK, o piloto de 36 anos enfrentará um novo desafio, novamente aos comandos de uma superdesportiva japonesa, neste caso a Yamaha YZF-R1 depois de já ter pilotado as Honda CBR1000RR Fireblade num primeiro momento na sua carreira no mundial, e desde 2014 que tem como companheira em pista a Kawasaki Ninja ZX-10RR.

Aliás, com a moto da marca de Akashi, Jonathan Rea quebrou quase todos os recordes que havia para quebrar, dominando de forma absoluta o campeonato ao longo de seis temporadas onde logrou conquistar o título mundial por seis vezes.

Esta capacidade de pilotar ao mais alto nível levou a Yamaha Racing a optar pela sua contratação, com a marca japonesa a responder da melhor forma à saída daquele que tem sido, e ainda é, o melhor piloto Yamaha no Mundial Superbike, o turco Toprak Razgatlioglu, que já está confirmado na BMW Motorrad WorldSBK Team no próximo ano.

Um esforço que incluiu conseguir convencer Rea a quebrar o contrato que tinha com a Kawasaki Racing Team, e que deixa uma clara mensagem de aviso aos fabricantes rivais de que a Yamaha pretende recuperar os títulos de piloto e construtor e para isso está disposta a fazer tudo, inclusive “roubar” o melhor piloto da história das SBK a uma equipa rival, mas também poderemos esperar um investimento ainda maior no que diz respeito ao desenvolvimento da YZF-R1.

Em reação a esta confirmação da passagem de Jonathan Rea para a Pata Yamaha Prometeon, Eric de Seynes, CEO e presidente da Yamaha Motor Europa, refere que “Estamos muito felizes por receber o Jonathan na família Yamaha e muito motivados para colaborar com ele no futuro. Temos a mesma motivação para vencer e a mesma paixão pelas SBK. Assim como ele, fomos campeões mundiais nos últimos anos e queremos voltar ao topo mais uma vez. A motivação, a determinação e a fome de sucesso do Jonathan têm sido constantes ao longo da sua carreira, e esses atributos contribuirão no futuro para o nosso sucesso comum. Nós realmente acreditamos que o Jonathan pode aumentar a sua contagem no campeonato mundial, e estamos igualmente confiantes de que ele pode conseguir isso connosco. Estamos a trabalhar arduamente para melhorar ainda mais a nossa Yamaha R1, para garantir que fornecemos ao Jonathan exatamente o que ele precisa para atingir os seus objetivos e os da Yamaha em 2024 e 2025”.

Refira-se que, curiosamente, na atual temporada 2023 do Mundial Superbike, Jonathan Rea encontra-se em luta direta pela terceira posição no campeonato precisamente frente aquele que será o seu futuro companheiro de equipa, Andrea Locatelli.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das novidades do Mundial Superbike. A não perder!