O desafio a que Daniel Souza, CEO do concessionário Auto Souto Service, se propôs, de percorrer a mítica Nacional 2 (N2) de Chaves a Faro com uma scooter elétrica Yadea G5S, correu ainda melhor do que aquelas que eram as melhores previsões, quer do motociclista que conduziu a scooter elétrica, quer também da Lusomotos, importador nacional da marca de scooters elétricas.
Partindo da “yadea” de mostrar aos motociclistas que o conceito de scooter elétrica urbana tem mais para oferecer do que servir apenas de meio de transporte ecológico exclusivamente para cenários urbanos, ou distâncias curtas, a viagem de Daniel Souza e da Yadea G5S tinha claros objetivos e tudo foi planeado ao detalhe para garantir que a viagem decorria conforme previsto.
O proprietário do concessionário Auto Souto Service, de Santa Maria da Feira, pretendia percorrer os 739 km da N2 num tempo de entre 4 a 5 dias, tendo em conta a autonomia anunciada para esta scooter, e os tempos de carga necessários.
Sem azares pelo caminho, a viagem que começou a 30 de agosto no KM 0 da N2 em Chaves, supostamente apenas terminaria a 3 de setembro em Faro. Mas a verdade é que os tempos de carregamento das baterias da Yadea G5S foram reduzidos, e a viagem demorou significativamente menos do que o previsto por Daniel Souza e pelo importador.
Neste caso, a chegada a Faro aconteceu a 1 de setembro, o que significa que a N2 foi percorrida aos comandos desta scooter elétrica da Yadea em apenas 3 dias!
Para o conseguir, Daniel Souza levou consigo dois carregadores para garantir que tinha as duas baterias da G5S em carga simultaneamente, mas em carregadores separados. Desta forma foi possível garantir tempos de carga ligeiramente inferiores aos tempos de carga caso tivesse de recorrer a apenas um carregador, pois, recordamos, a operação de carregamento pode ser feita com as baterias na scooter ou removidas da scooter.
Para além disso, e como forma de minimizar o tempo perdido a carregar as baterias, que a 100% da sua carga oferecem uma autonomia de 115 km e permitem atingir a velocidade máxima de 80 km/h, Daniel nunca deixou que as mesmas chegassem aos 0% de carga, nem carregou até aos 100% nas paragens mais curtas realizadas ao longo de cada dia na N2.
As cargas completas até ao 100% apenas aconteceram durante as pausas para almoço e durante a noite.
Após a viagem de scooter elétrica Yadea G5S pela mítica N2, que foi possível seguir de perto através das redes sociais da Yadea Portugal e do próprio Daniel Souza, o aventureiro elétrico fez questão de destacar a missão cumprida: “Para aqueles céticos que disseram ‘nem numa semana’ (…) eu e a Yadea G5S fizemos em 3 dias!”.
Aqui ficam os detalhes de cada uma das três etapas desta viagem
1ª etapa – Chaves – Peso da Régua – Viseu – 172 km
2ª etapa – Viseu – Vila Nova de Poiares – Pedrogão Grande – Abrantes – Ponte Sor (Montargil) – 263 km
3ª etapa – Ponte Sor – Montemor-o-Velho – Alcácer do sal – Castro Verde – Loulé – Faro – 304 km
Claro que também interessa perceber quanto é que valeu esta viagem em termos de custos de “combustível” em comparação com uma scooter equipada com motor a combustão interna.
Neste particular, a Yadea G5S obrigou Daniel Souza a gastar 4,28€ para percorrer os 739 km da N2. Isto significa que cada 100 km percorridos tiveram um custo de 0,60€. Caso tivesse optado por fazer a viagem numa scooter equivalente (125 cc), e que o consumo médio fosse de 2,5 litros / 100 km, as despesas em gasolina teriam sido de mais de 35€. Uma poupança superior a 31€ numa única viagem de ida.
Este desafio foi mais do que superado com sucesso, e veremos qual será a próxima aventura do Daniel Souza aos comandos de uma scooter elétrica da Yadea.
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