A evolução do equipamento de proteção mais importante para os motociclistas, o capacete, está a ganhar um novo fôlego. Tudo por causa das novas tecnologias. As normas de homologação ECE 22.06 – fique a conhecer os detalhes aqui – obrigaram os fabricantes de capacetes a encontrar soluções inovadoras para garantir que os seus produtos conseguem passar as exigentes homologações. Mas com o Shoei Opticson a marca japonesa entra num novo patamar de evolução.
O protótipo do Shoei Opticson foi revelado ao mundo em Osaka, no Japão, e deixou o mundo das duas rodas bastante entusiasmado com a sua chegada ao mercado. Mais do que um conceito, a Shoei acredita que o Opticson marca o início de uma nova era ao nível dos capacetes de moto.
E porquê tanto interesse neste novo capacete Opticson?
A grande razão que levou tantos motociclistas a ficarem surpreendidos com esta novidade da Shoei, é o facto do capacete integral contar com um sistema HUD – Head Up Display, integrado na sua construção.
A Shoei acredita que esta tecnologia, há muito aplicada e desenvolvida na indústria automóvel, será um passo em frente na forma como o motociclista, através do seu capacete, reage ao mundo que o rodeia, pois tem acesso facilitado, através de uma zona específica na viseira, a diferentes tipos de informações.
O novo capacete com HUD integrado Shoei Opticson, com início de comercialização previsto apenas no mercado japonês nos últimos meses de 2022, é uma evolução do conceito que a marca já tinha revelado há quase quatro anos.
Na altura, o capacete Shoei IT-HT utilizava um pequeno ecrã secundário para apresentar diferentes informações no campo visual do motociclista. Esse ecrã secundário estava posicionado precisamente ao meio da viseira do capacete. No caso do novo Opticson, a Shoei posiciona o ecrã secundário do HUD numa área mais lateral.
Desta forma a marca japonesa pretende que as informações apresentadas pelo HUD não sejam demasiado intrusivas a nível visual, o que causa sempre bastante confusão ao motociclista que, ao contrário de um condutor de automóvel com o HUD, não tem um campo visual tão alargado pois a viseira do capacete é bastante reduzida em comparação com um para-brisas dianteiro de um automóvel.
Daí a dificuldade dos fabricantes de capacetes em encontrarem uma posição ideal para os sistemas HUD integrados nos capacetes de moto.
Resta esperar que o Shoei Opticson seja comercializado fora do mercado japonês. Neste momento não existe informação sobre esta possibilidade.
Não deixa também de ser interessante que um dos grandes fabricantes de capacetes de motociclismo esteja interessado na integração de novas tecnologias, como é o caso do HUD, nos seus capacetes.
Este tipo de capacetes mais tecnológicos e algo futuristas não são novidade. Recordamos que pequenas “start up” como a Skully – que chegou a ter uma parceria com o Grupo Piaggio – ou a Eyelights, que criou um HUD de aplicação universal, tentaram a sua sorte, mas na realidade a aplicação deste tipo de tecnologia não obteve muito sucesso. Pode ser que o Shoei Opticson consiga alterar esta situação