Sobem as idades para participar nas classes do CNV

As idades mínimas dos pilotos para acesso às várias categorias do CNV foram alteradas pela Comissão de Velocidade da Federação de Motociclismo de Portugal. Esta alteração vale já para a próxima temporada.

A Comissão de Velocidade da Federação de Motociclismo de Portugal alterou – e para entrar em vigor já a partir do próximo ano – a idade de acesso a quatro categorias: SS300, Pré-Moto3, Promo3 e Moto4. Tal jsutifica-se por razões de maior maturidade dos pilotos e de forma a harmonizar e seguir os mesmo parâmetros de idades mínimas de participação nas categorias da velocidade destinadas aos pilotos mais jovens.

Estas alterações seguem a tendência generalizada entre outras federações europeias, casos de França, Itália e Espanha, sendo que na Península Ibérica as idades passam a ser exatamente as mesmas para alinhar nas diversas categorias dos campeonatos de velocidade.

Desta forma, as referidas classes exigem agora mais um ano de idade para alinhar nas grelhas de partida das provas de velocidade do campeonato nacional. A nível global foi igualmente feito esse ‘ajuste’, inclusive ao nível de campeonatos do mundo, quase todos eles a exigirem agora mais 12 meses de calendário na data de nascimento dos pilotos.

Idades mínimas a partir de 2022

Superbike – 16 anos

SS600 – 15 anos

SS300 – 14 anos

Pré-Moto3 – 13 anos

Promo 3 – 13 anos

Moto 4 – 11 anos

FIM MiniGP – 10 anos

Moto5 – 9 anos

MiniGP 110 e IMR 90 – 7 anos

Minimotos 4,2CV – 6 anos