Suzuki Hayabusa 2021 chega em Maio

A 3ª geração da Hayabusa GSX 1300 RR chega para dar continuidade a um legado que se iníciou ainda antes da viragem do século.

Lançada em 1999, a primeira geração Hayabusa teve um grande impacto no mundo do motociclismo, ao colocar a velocidade, a potência e a performance num
outro patamar face às ofertas de mercado da altura. Tornou-se de imediato numa moto de admiração e alcançou vendas superiores a 115.000 unidades. O modelo teve em 2008 um facelift e em 2013 foi introduzido o sistema de travagem ABS. A Suzuki com esta geração superou as 74.000 unidades vendidas.

A terceira geração da Hayabusa serve-se agora das últimas inovações tecnológicas de forma a providenciar um maior controlo, conforto, segurança e confiança para que o piloto possa aproveitar de tudo o que esta “ultimate sport bike” tem para oferecer.

A nova geração da GSX 1300 RR alcança, não só um nível geral de performance superior às gerações anteriores, mantendo a cilindrada de 1.340 cc, com 4 cilindros em linha, arrefecido a água e com melhorias gerais ao nível de peso, performance e fiabilidade.

Novo design de escapes, da câmara de combustão e do injetor secundário permitiram um aumento de binário e de conforto, na utilização diária em rotações baixas e médias assegurando o cumprimento da exigente norma EURO 5.

Uma maior estabilidade e controlo na condução, uma otimização da performance aerodinâmica e proteção ao vento e um aumento da performance e eficiência da capacidade de travagem, foram três eixos que nortearam o desenvolvimento do novo chassis.

O novo quadro foi desenhado de forma a fazer sobressair a precisão de condução e uma maior previsibilidade no controlo da moto. Este chassis contribui para uma maior precisão no equilíbrio de massas, oferecendo assim uma maior sensação de conforto, segurança e suavidade.

Na conjugação desta base estrutural com as suspensões, travões e pneus estas são algumas das caraterísticas presentes:

  • Chassi em dupla trave de alumínio através de fundição e extrusão aumentado a fiabilidade e qualidade de uso durante o seu ciclo de vida;
  • Melhoria aerodinâmica, estabilidade e controlo;
  • Elevada capacidade de travagem proporcionada pelos travões Brembo Stylema de 4 pistões, com 320mm de diâmetro de disco
  • Suspensão totalmente ajustável proporcionada pelas KYB de 43 mm, permitindo uma condução mais estável e filtrada.
  • Elevado feeling de condução devido à otimização dos novos e exclusivos pneus Hypersport da Bridgestone, Battlax S22.
  • Jantes de 7 raios, além de uma estética mais aprimorada permitem uma maior sensação de aderência.
  • Distribuição de peso perfeita 50:50.
  • Guiador 12mm mais próximo do piloto, permitindo assim um esforço e cansaço inferiores; e com maior capacidade de manobra, tanto em condução diária como desportiva.

A nova geração da Hayabusa GSX 1300 RR oferece o desenho familiar do facilmente reconhecível painel de instrumentos do modelo nas suas gerações anteriores, mas agora com um TFT a cores de look moderno, fácil leitura e inúmeras funcionalidades, por exemplo a indicação do ângulo de inclinação, com registo do máximo, pressão dos travões, aceleração e posição do acelerador etc.

A nível de óticas, esta 3 ª geração traz faróis verticais multi LED que aumentam a capacidade e iluminação dando um aspeto refinado. Já os piscas são oferecidos em LED, integrados nos faróis à volta das entradas de ar características SRAD. Na traseira, conta com faróis e piscas LED integrados horizontalmente.

No capítulo das ajudas eletrónicas, a Hayabusa 2021 não defrauda, contando com sistema Inteligente de condução Suzuki, o “Suzuki Intelligent Ride System” (S.I.R.S.). Assim do pacote tecnológicos destaca-se:

  • Sistema de acelerador Ride-by-Wire
  • Seletor de modo de condução ALPHA (SDMS-α) (3 Modos de fábrica: A-Ativo B-Básico C-Conforto) mais 3 modos parametrizáveis

o Sistema de controlo de tração (10 modos mais o modo OFF)

o Mapas de potência (3 modos) o Quick Shift Bidirecional (2 modos mais OFF)

o Controlo de elevação da roda frontal (10 modos mais OFF)

o Sistema de controlo de travagem de motor (3 modos mais OFF)

  • Limitador de velocidade
  • Sistema de partida rápida (3 modos)
  • Luzes de paragem de emergência
  • Sistema de arranque fácil
  • Assistente de baixas rotações
  • Sistema de cruise-control
  • Sistema dinâmico de travagem
  • Sistema de controlo de travagem em descida
  • Controlo de arranque em subida

O modelo vai estar disponível em Portugal a partir do mês de Maio de 2021, com um preço de venda ao público a anunciar em breve e em três esquemas de cores: B5L (Preto/Dourado); B5M (Cinzento Prata/Vermelho) e B5N (Branco/Azul).

Saiba mais em http://bit.ly/szhayabusa