Suzuki revela GSX-S1000

A naked desportiva GSX-S1000 sofreu a sua primeira renovação desde que foi lançada em 2015.

Por trabalhos no seu desenvolvimento até à data ou simplesmente por estratégia comercial, a Suzuki só agora avança com a apresentação da silhueta da nova GSX-S1000, a naked da Suzuki que teve estreia no mercado em 2015 e este ano sofre a sua primeira evolução.

A nova geração da GSX-S1000 surge com diversas melhorias, entre as quais a necessária evolução da base motriz de 999 cc (que é partilhada com a anterior GXR-1000), apresentando-se logicamente em conformidade com a homologação Euro5.

O modelo da marca nipónica surge com uma estética modernizada, fazendo jus ao lema “The Beauty of Naked Agression”, marcando assim o início de uma nova etapa estética e tecnológica de uma máquina pronta para ombrear com a concorrência. Para tal, a Suzuki dotou-a das mais recentes soluções eletrónicas, nomeadamente o SDMS (Sistema de Condução Inteligente Suzuki). Trata-se de um pacote de ajudas à condução avançado, que coloca esta GSX-S1000 no topo da performance e da facilidade de condução.

O SDMS conta com um novo acelerador ride-by-wire que actua em sintonia com os cinco modos do controlo de tração quando ligado. Este sofre ainda influência nos três modos de potência elegíveis (Active, Basic e Confort), ao que se juntam um sistema de assistência no arranque e na gestão de baixas rotações, designado por Suzuki Intelligent Ride System (SIR). O modelo conta ainda com um Quick Shift bi-direcional para maior rapidez e eficácia nas passagens de caixa de velocidades e na gestão das rotações do motor.

A Suzuki GSX-S1000 conta com um motor mais potente e com um binário mais linear e ainda com uma nova embraiagem deslizante. A potência é de 152cv às 11.000 rpm e o binário de 106 Nm às 9.250 rpm. Este bloco mostra-se mais linear na entrega de prestações ao longo de toda a faixa de rotações.O sub-quadro traseiro é novo, apresentando-se numa configuração mais esguia.

No posto de condução, esta Suzuki apresenta um novo depósito com 19 litros de capacidade, além de um novo desenho do guiador que agora oferece um tacto mais ergonómico, e com uma posição de condução mais direita. A iluminação passou a estar dotada da tecnologia full Lead, e o painel de instrumentos conta com mostradores em LCD com possibilidade de projectar imagens.

O modelo vai estar disponível em Portugal a partir do mês de Julho de 2021 em três cores, com um preço de venda ao público a anunciar brevemente.

 

Outros artigos:

Suzuki Go! – Uma nova modalidade de adquirir a sua moto

Nova Suzuki Burgman 400 com chegada anunciada