Suzuki V-Strom 1050 já disponível em Portugal!

A Suzuki V-Strom 1050 aposta num caráter mais estradista, mas com muita polivalência. Já chegou a Portugal. Aqui ficam os detalhes e preço desta novidade.

v-strom 1050

Se em abril a estrela da Suzuki foi a aventureira V-Strom 1050 DE com aptidões específicas para o off-road, agora que estamos em pleno verão e com as temperaturas praticamente a obrigarem a tirar a moto da garagem para uns passeios, a marca japonesa acaba de anunciar a chegada aos concessionários nacionais da variante mais estradista, a V-Strom 1050.

Esta novidade da casa de Hamamatsu apresenta particularidades específicas para aqueles motociclistas que privilegiam uma utilização maioritariamente em pisos de asfalto, mas que, de certa forma, não querem perder a polivalência de uma trail concebida para algumas aventuras fora de estrada.

No caso da Suzuki V-Strom 1050 que agora já está disponível em Portugal, estamos a falar de algumas diferenças relativamente à variante DE, e que fazem desta trail uma moto mais adaptada a viajar.

Para além da mais notória diferença nas jantes e pneus, equipando neste caso jantes de 19” e 17” em alumínio, com pneus tubeless, destaca-se a ausência dos modos eletrónicos específicos para fora de estrada, nomeadamente o modo Gravel no controlo de tração e a possibilidade de desligar o ABS na roda traseira.

Também ao nível da geometria e da ciclística da moto existem diferenças, resultado da diferente configuração das suspensões, com menor curso e mais ajustadas para uma utilização em estrada, do braço oscilante mais curto e também do novo guiador e posição dos pés, sempre com vista a favorecer uma utilização mais turística.

v-strom 1050Tal como na versão DE, a V-Strom 1050 standard apresenta funcionalidades importantes e distintas, como o Quick Shift bidirecional para trocas de caixa suaves e precisas, Cruise Control para garantir maior conforto do condutor nas longas tiradas em autoestrada em que é necessário manter uma velocidade constante, e o painel de instrumentos TFT de 5 polegadas a cores. A estes elementos a Suzuki adiciona nesta variante da sua maxitrail o defletor frontal ajustável sem necessidade de ferramenta.

Ao nível das diferenças entre a normal V-Strom 1050 e a sua variante DE já conhecida, temos de referir como destaque a posição de condução mais “descontraída”, com recurso a um assento mais baixo posicionado a 855 mm de altura do solo, mas que pode ser ajustado em 20 mm na sua altura. Os poisa-pés são de alumínio em vez de aço, enquanto o guiador é mais estreito em nada menos do que 20 mm em cada lado!

As jantes são de alumínio fundido em vez de raios, cobertas por pneus Bridgestone Battlax A41, enquanto as suspensões, com destaque para a forquilha telescópica totalmente ajustável, disponibilizam um curso menor em cerca de 10 mm em cada eixo (160 / 160 mm vs 170 / 169 mm na versão DE), e isto resulta numa altura ao solo que passa dos 190 mm para os 165 mm no caso desta V-Strom 1050 standard.

Com menos proteções instaladas de série, esta maxitrail da Suzuki inclui, no entanto, as proteções de mãos, e ainda a proteção do cárter do motor, sendo que nesta V-Strom 1050 esse componente é fabricado em plástico e não em alumínio como na DE.

O motor V-twim a 90 graus e de 1037 cc não apresenta alterações à sua performance, sendo, no entanto, de destacar que os engenheiros da Suzuki decidiram operar algumas pequenas alterações ao nível da geometria da estrutura que suporta a V-Strom 1050.

Estamos a falar de um menor ângulo da coluna de direção (25°40 vs 27°30 na DE), que resulta num avanço da suspensão dianteira de 110 mm contra os 126 mm da DE, sendo de realçar que devido à utilização de um braço oscilante mais curto a distância entre eixos desce dos 1.595 mm para os 1.555 mm, o que resultará num comportamento dinâmico mais vincado e reposta mais imediata nas trocas de inclinação.

Em termos de diferenças em relação às duas variantes da maxitrail, a Suzuki anuncia ainda que o peso a cheio da V-Strom 1050 é de 242 kg, menos 10 kg do que o peso anunciado pela marca japonesa para a V-Strom 1050 DE.

Quanto a preço, e de acordo com as informações oficiais reveladas pelo importador da Suzuki no nosso país, o grupo Moteo Portugal, a nova V-Strom 1050 tem um PVP de 14.999€ e já pode ser encomendada na rede de concessionários oficiais – clique aqui para encontrar o concessionário mais perto de si – nas cores preto, azul ou cinzento.

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