Teste – Energica Eva EsseEsse9+ RS, A Neo Elétrica

A Energica Eva EsseEsse9+ RS é para os mais exigentes, com aceleração avassaladora e velocidade de 200 km/h proporciona emoções fortes.

Moto eléctrica Energica Eva EsseEsse+ RS

Aquele que já pesquisou sobre motos elétricas certamente já tropeçou no nome Energica. A marca Italiana, quase a celebrar o seu décimo aniversário, é mãe das mais rápidas motos elétricas em produção de série. O seu design é puramente italiano e normalmente arrojado, mas nesta Eva EsseEsse9+ RS a marca de Modena optou por criar uma imagem clássica a partir da sua irmã mais potente Eva Ribelle. O nome EsseEsse9 (Strada Statale 9) deriva de uma estrada italiana, a antiga Via Emilia que ligava Milão a San Marino, na costa Este de Itália.

Construída com materiais de qualidade e com acabamentos típicos de uma marca de topo, a Energica dotou a Eva EsseEsse9+ RS de muitos pormenores de estilo como várias peças em alumínio maquinado, um farol clássico em LED ou até um selim retro com o nome da marca costurado na lateral.

DESTAQUES:
Energica EsseEsse9+ RS
26 076 €
80 kw
260 kg

Moto eléctrica Energica Eva EsseEsse+ RS

Equipada com uma chave de proximidade, basta pressionar o botão que reside onde habitualmente encontraríamos o canhão de ignição para que o LCD multicolorido acorde e nos mostre um conjunto variado de informações. No ecrã inicial conseguimos saber sempre em que modo de condução estamos, modo de regeneração, autonomia ou percentagem de bateria restante.

Existem três ecrãs que podemos escolher usar, um deles até nos mostra um gráfico de aceleração dos últimos quilómetros, outro a rotação atual do motor elétrico e outro o fluxo de energia proveniente da regeneração e aceleração. O ecrã é bastante legível, mas a moldura exterior bastante volumosa. Com tanta informação a mostrar simultaneamente ficaria melhor um ecrã de dimensões superiores ao atual de 4,3”.

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Os modos de condução são quatro, podemos escolher entre o Eco, o Rain, o Urban e o Sport. Exceção para o modo Eco, que limita a moto a 90 km/h, os modos apenas alteram a forma como a Energica mete a potência na roda traseira. O controlo de tração que equipa a Eva EsseEsse9+ RS tem 6 níveis de intensidade e é configurável independentemente do modo de condução seleccionado. O mesmo acontece com o nível de regeneração, em que os seus 3 níveis não têm relação com o modo de condução escolhido.

Voltando ao controlo de tração este é imprescindível numa moto capaz de atirar de forma imediata o binário para a roda traseira e nos levar dos zero aos cem em apenas 2,8 segundos. A entrega de potência é assustadoramente bruta, os 207 Nm de binário fazem parecer que na roda traseira está um pneu de plástico em vez dos Pirelli Diablo Rosso III. É muito comum, em condução mais dinâmica, vermos os LEDs que circundam o ecrã a piscar indicando que o controlo de tração está a fazer o seu trabalho.

Equipada com marcha atrás e marcha lenta para a frente para ajudar nas manobras, apenas penalizadas pelo grande peso do conjunto e a pouca brecagem. Aliás, essa é a primeira sensação que a Eva EsseEsse9+ RS nos transmite, pouca facilidade em manobras lentas contrariamente à maioria das motos do segmento naked. Mas, assim que estamos em movimento, o conjunto deixa-se levar de forma ligeira, nem parecendo que temos 260 quilos de eletrónica e metal debaixo do assento.

Para ajudar a esse excelente comportamento dinâmico temos as suspensões Marzocchi na frente, regulável em pré carga, compressão e retorno e uma suspensão traseira Bitubo regulável em pré carga e retorno, montada lateralmente para permitir algum espaço para o enorme motor elétrico.

A poderosa travagem ficou a cargo da Brembo que equipou esta Energica com com discos flutuantes de Ø330 mm na frente, assistidos por pinças de quatro êmbolos, e de Ø240 mm na traseira com uma pinça de dois êmbolos. O ABS é desligável.

Moto eléctrica Energica Eva EsseEsse+ RS

A Energica optou por evidenciar bem o motor com uma cor bronze, diferente do resto do conjunto. Refrigerado por óleo este motor é capaz de um som bastante alto e, curiosamente, altamente viciante. Torna-se engraçado ver as cabeças a virarem ainda antes da Energica passar por elas a tentar perceber que som se aproxima. Para alimentar o motor sedento de eletrões a bateria acumula uns gigantes 21,5 kWh de energia, desses 18,9 kWh usáveis.

Como habitualmente nas motos esta bateria apenas tem refrigeração passiva, o que faz com que num uso intensivo ou após uma carga rápida o indicador no painel mostre a cor amarela. Na utilização direta não tem qualquer impacto, mas no próximo carregamento rápido já iremos ver a velocidade a diminuir em relação aos 25 kW que esta moto é capaz de carregar. No nosso teste, das várias vezes que nos ligámos a um Posto de Carga Rápido, a velocidade mais habitual foi de 20 kWh. Ainda assim suficiente para garantir mais 100 quilómetros de autonomia adicional por cerca de 15 a 20 minutos de carregamento.

Quanto ao tempo de vida útil da bateria o fabricante assegura pelo menos 1200 ciclos completos antes da mesma atingir os 80% de capacidade. Assumindo que uma carga faça 200 quilómetros então teremos bateria em bom estado até, pelo menos, aos 240000 quilómetros marcados no odómetro. É ainda possível configurar a moto para hibernação e limitar o carregamento diário a uma percentagem escolhida pelo utilizador para optimizar a fiabilidade da mesma.

Moto eléctrica Energica Eva EsseEsse+ RS

Na estrada conseguimos fazer confortavelmente 300 quilómetros com apenas uma carga completa, sendo que as estradas escolhidas foram nacionais e urbanas e a utilização foi em ritmo de passeio com a regeneração no máximo. Em condução mais dinâmica a nossa experiência ficou por pouco mais de 150 quilómetros que rapidamente foram repostos num PCR (Posto de Carga Rápida).

O carregamento em doméstico a Eva Esse Esse 9+ RS extraiu da tomada 23 kWh em pouco menos de 8 horas. Representa um custo de 3,45 € por carga, algo como 1,15 € por cada 100 quilómetros percorridos em modo passeio, o dobro se considerarmos uma condução (muito) dinâmica.

A Energica Eva EsseEsse9+ RS é uma moto para os mais exigentes na performance, com uma aceleração avassaladora e uma velocidade máxima de 200 km/h é capaz de proporcionar emoções fortes a quem a conduz. O estilo, o som, a potência são tão impactantes quanto o seu preço, que chega quase quase aos trinta mil euros.

Texto: Pedro Ochoa
Fotos: Rui Jorge

Ficha Técnica
Energica Eva EsseEsse9+ RS
Preço base: 29 076 €
Motor: Síncrono de excitação permanente arrefecido por óleo
Potência máxima: 80 kW
Binário: 207 Nm
Bateria: Polímero de lítio 18,9 kWh 300v
Carregamento : DC 25 kW AC 3,3 kW
Caixa: Relação única fixa
Transmissão: Corrente
Quadro: Estrutura tubular em aço
Suspensão dianteira: forquilha Marzocchi, de Ø43 mm totalmente ajustável, com 110 mm de curso
Suspensão traseira: Amortecedor Bitubo regulável com 165 mm de curso
Travão dianteiro: Duplo disco flutuante com Ø330 mm de diâmetro
Travão traseiro: Disco com Ø240 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 120/70 R17
Pneu traseiro: 180/55 R17
Dimensões (CxAxL): 2140 x 1152 x 870 mm
Altura do assento: 790 mm
Distância entre eixos: 1465 mm
Peso: 260 kg
Importador: Moteo Portugal

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos trazer-lhe mais novidades sobre a gama de motos elétricas da Energica, agora sob a importação da Moteo. A não perder!