Teste tampões NoNoise – O Silêncio é de Ouro

Os tampões NoNoise Motorsport foram desenhados para usar quando andamos de moto, evitando a exposição ao ruído mas sem nos "isolar do mundo".

nonoise

Quem anda muito de moto e faz tiradas longas certamente já sentiu aquele cansaço cerebral no fim de um dia de condução. O corpo está bem, até porque a viagem foi quase sempre a direito, pouco exigente, mas no cérebro temos uma “moinha” que nos faz ter vontade de ir deitar e não ter de pensar em mais nada. E é aqui que os tampões de ouvidos NoNoise entram em ação!

Parte desse cansaço cerebral é produzido pelo ruído que os nossos ouvidos e cérebro estiveram a processar ao longo de todo o dia de viagem.

O nosso cérebro está sempre a analisar a informação que lhe chega, todo o ruído da deslocação de ar que nos passa pelo capacete e o gerado pela moto é informação que tem de ser examinada, quer seja útil ou não. É um dos mecanismos de “sobrevivência” do ser humano. Quem usa tampões de ouvidos por certo já notou que chega ao fim dos dias bem “mais fresco”.

Muitos de nós não utilizamos tampões de ouvidos convencionais porque cortam em demasia o som que nos chega. Para contornar isto eu sempre usei bolas de algodão nos ouvidos, cortam o excesso de ruído sem criar uma “barreira” que me isola totalmente do que me rodeia.

Os tampões de ouvidos NoNoise têm a particularidade de não serem totalmente fechados, contendo um filtro no seu interior que evita a oclusão mas garante uma drástica redução do ruído que nos entra no ouvido. É este filtro cerâmico em forma de venturi que garante o corte dos ruídos indesejáveis e a atenuação do ruídos mais elevados, permitindo que tenhamos a percepção do que se passa à nossa volta.

Fabricados com o exclusivo SoftFit-Thermoplastic, os tampões auriculares NoNoise possuem uma textura suave que garante um ajuste confortável, acabando por ter um bom encaixe dentro do ouvido.

Tenho usado estes tampões nos últimos 3 meses, em diferentes situação, estrada, cidade e pista, com capacetes variados, abertos e fechados. A primeira característica que me conquista é exatamente não me sentir isolado do meio que me rodeia. Face ao meu velho “sistema de algodão” ganhei direccionalidade do som, algo particularmente importante em cidade ou em locais com muito movimento.

Com os tampões NoNoise consigo identificar facilmente de onde vêm os ruídos, algo muito importante para nos defendermos dos veículos que nos rodeiam.

Em viagem é particularmente agradável, quando se para, não ter de retirar os tampões para ter uma conversa rápida com os nossos companheiros de viagem. Quem utilizada intercomunicadores no capacete para receber chamadas – eu uso pouco -, é possível ter uma conversação sem dificuldades de maior, bastando elevar um pouco o volume do nosso sistema de comunicação.

Usei também em pista, e aqui sinto um conforto extra ter a noção de onde vêm os sons, tal como em cidade, e conseguir ouvir parte dos ruído que a moto faz, para me manter conectado com a condução. Usados por longos períodos, como viagens, não são demasiado incomodativos, mas temos sempre um objecto estranho dentro dos ouvidos. Ao fim de um dia inteiro é um prazer retirá-los e gozar o descanso mental que eles nos proporcionaram com o seu “silêncio”.

Preço dos tampões NoNoise: 23,33€
Site: Atelier da Moto

Vantagens de Usar Tampões de Ouvidos

1. Redução de Ruído: As motos geram níveis significativos de ruído, especialmente em velocidades mais altas. A exposição prolongada a esse ruído pode causar danos auditivos e fadiga. Os protetores auriculares ajudam a reduzir a intensidade do ruído, proporcionando uma experiência de pilotagem mais segura e confortável.

2. Proteção Auditiva: A exposição constante a ruídos altos de motocicleta pode causar perda auditiva permanente. Usar protetores auriculares diminui o risco de desenvolver problemas relacionados à audição e preserva a saúde auditiva a longo prazo.

3. Concentração e Foco: Ruídos excessivos podem ser distrações e prejudicar sua capacidade de concentração na estrada. Ao reduzir os níveis de ruído, os protetores auriculares ajudam os pilotos a manterem-se mais focados, aumentando a consciência do ambiente e dos possíveis perigos.

4. Redução de Fadiga: Pilotar uma motocicleta em ambientes barulhentos por longos períodos pode ser cansativo tanto fisicamente quanto mentalmente. Ao minimizar o ruído, os protetores auriculares podem ajudar a aliviar a fadiga, permitindo que você ande por distâncias maiores com mais conforto.

5. Ruído do Vento: O vento passando pelo capacete pode criar uma quantidade significativa de ruído, especialmente em altas velocidades. Os protetores auriculares podem reduzir esse ruído do vento, tornando sua viagem mais agradável e diminuindo a tensão nos ouvidos.

Cuidados ao escolher tampões de ouvidos:

1. Classificação de Redução de Ruído (NRR): A classificação NRR indica quão efetivamente os protetores auriculares podem reduzir o ruído.

2. Conforto: Certifique-se de que os protetores auriculares se encaixem bem e sejam confortáveis em seus ouvidos, pois você pode usá-los por períodos prolongados.

3. Reutilização: Alguns protetores auriculares são descartáveis, enquanto outros podem ser reutilizados. Escolha o tipo que melhor se adequar às suas preferências.

4. Comunicação: Se você depende de sistemas de intercomunicação ou dispositivos de comunicação ao conduzir, considere o uso de protetores auriculares especificamente projetados para atenuar o ruído, ao mesmo tempo em que permitem uma comunicação clara.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!