Teste – Zontes 350 S, a pequena custom

A Zontes ampliou a sua gama com a introdução da 350S, uma pequena custom com motor monocilíndrico de 350 cc.

Zontes 350S, foto lateral da custom

A Zontes é uma das marcas mais jovens no mercado. Pertence à Guangdong Tayo Motorcycle Technology Co., fundada em 2023. A aposta para já está focada nas baixas cilindradas, com uma ampla gama de modelos dos 125 aos 350 cc. A 350S é a mais recente adição à gama e usa também o mais recente propulsor desenvolvido pela marca chinesa.

DESTAQUES 
Preço: 5.179 €
Cilindrada: 348 cc
Potência: 39,4 cv
Binário: 32,8 Nm
Peso a cheio: 195 kg

Zontes 350S, foto lateral da custom

A 350S vem inserir-se num estilo que parece estar a voltar a estar em voga, o das custom. A sua estética é dominada pelo negro de todos os componentes (e é a única cor disponível) e pelo facto de, à primeira vista, ser uma moto ‘compacta’ nas dimensões, mas com proporções harmoniosas.

Apenas as zonas maquinadas das belas jantes de alumínio dão algum brilho ao ar ‘gótico’ desta pequena três e meio, especialmente quando vista do lado direito, graças ao monobraço e ao curto escape escondido por um resguardo (preto, claro), o que deixa a jante traseira totalmente à mostra. O que está também escondido, para além do escape, é o amortecedor traseiro, que está colocado horizontalmente sob o motor, e acionado através de um sistema progressivo de tirantes.

Zontes 350S, custom

Apesar das linhas inerentes ao estilo custom, e de alguns elementos clássicos como o depósito em forma de gota e do grande farol redondo – encimado por uma estrutura que parece a cabeça dum tubarão-martelo, em cujas extremidades estão os ‘piscas’ -, a Zontes tem uns toques de modernidade, como a traseira afilada rematada com um farolim LED, enquanto que os ‘piscas’ traseiros estão montados no suporte da matrícula, que está ancorado no monobraço oscilante.

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O moderno motor monocilíndrico de 348 cc, que oferece quase 40 cv de potência máxima, está montado num quadro tubular, parcialmente coberto por componentes de plástico que contribuem para o tal ar mais moderno da três e meio. O mesmo acontece com o ecrã TFT, que pode apresentar a informação de quatro maneiras diferentes, informação essa que inclui para além do tradicional, também temperatura e pressão dos pneus.

Zontes 350S, custom

Possuí ainda duas tomadas USB. Para além disso, tem um sistema ‘keyless’, ou seja, não é preciso tirar a chave do bolso – aliás, neste caso, nem é uma chave, é um ‘smart watch’! -; a abertura do assento é elétrica, como noutros modelos Zontes mas por outro lado, e infelizmente, o tampão do depósito de combustível não é, e usa chave, que está arrumada num local próprio sob o assento, o que não é muito prático, porque, em vez de abrir, como numa scooter, o assento tem que ser retirado e ficamos com ele na mão.

A posição de condução é típica duma moto deste estilo, e inclui plataformas em vez de pousa-pés, que nem estão muito para a frente: as pernas ficam dobradas a cerca de 90° quer nas ancas quer nos joelhos, e o guiador largo deixa os braços mais ou menos na horizontal, e o tronco na vertical. Ao contrário de algumas motos deste estilo, cuja posição nos leva a ficar ‘marrecos’ com os pés e mãos demasiado para a frente, a posição da 350S é relativamente relaxada e confortável.

Relaxada é também a utilização da 350S. O motor empurra bem desde baixas rotações sem bater, e todos os comandos são suaves e precisos. O gordo pneu traseiro de 180 mm de largura, embora agradável à vista neste tipo de moto, pareceu-nos inicialmente exagerado numa pequena três e meio, mas na verdade acaba por não influenciar negativamente a maneabilidade da 350S, que é tão fácil de conduzir como uma 125 cc. Apesar do peso elevado para uma 350, a verdade é que o centro de gravidade está baixo, e graças às suas dimensões compactas é suficientemente ágil para manobrar com grande facilidade em ambiente urbano, o seu terreno de eleição, o que faz dela uma boa ‘commuter’.

Zontes 350S, custom

O consumo ficou em cerca de quatro litros por cada 100 km, mas em estrada, com a velocidade estabilizada, desce para perto dos 3 l/100km, o que lhe confere uma autonomia de quase 500 km.
Em estrada também demonstra um comportamento muito são e capaz de nos fazer desfrutar dumas curvas e contra-curvas, conseguindo manter uma condução fluída. As suspensões cumprem o seu papel sem reparos, e a travagem está bem dimensionada, com bom tato e potência.

O conjunto geral é muito equilibrado e com o assento a apenas 750 mm do solo, a Zontes 350S é perfeita para quem tem menos experiência, sem do uma ‘step up’ ideal para quem vem das 125 cc ou procura a sua primeira moto.

Proposta por 5179 €, a Zontes 350S é uma moto fácil, com estética apelativa e que pode ser a opção ‘estilosa’ para quem procura uma moto para as deslocações diárias.

Texto: Vitor Martins
Fotos: Pedro Lopes

Ficha técnica

Preço: 5179 €
Motor: 1 cilindro, 4T, refrigeração por líquido
Distribuição: dohc, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso: 84,5 x 62 mm
Cilindrada: 348 cc
Potência máxima: 39,4 cv/9500 rpm
Binário máximo: 32,8 Nm/7500 rpm
Embraiagem: multidisco em banho de óleo, deslizante
Caixa: 6 velocidades
Transmissão final: por corrente
Quadro: tubular
Suspensão dianteira: forquilha telescópica invertida, Ø n.d., curso n.d.
Suspensão traseira: mono-amortecedor, curso n.d.
Travão dianteiro: disco de Ø n.d., pinça J.Juan de 4 êmbolos de montagem radial
Travão traseiro: disco J.Juan de Øn.d., pinça de 2 êmbolos, ABS
Pneu dianteiro: 120/70 x 17″
Pneu traseiro: 180/55 x 17″
Comprimento máx.: 2080 mm
Largura máx.: 860 mm
Altura do assento: 750 mm
Distância entre eixos: 1430 mm
Capacidade do depósito: 16 litros
Peso (em ordem de marcha): 195 kg
Importador: Terra Bastos, Lda

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