Testes Moto2 e Moto3: Marquez termina no topo

Terminaram os testes de Moto2 e Moto3 no circuito de Jerez de la Frontera, com Álex Marquez a ser o mais rápido na categoria intermédia e Miguel Oliveria em 6.º. Toni Arbolino surpreendeu na categoria mais pequena.

Miguel Oliveira

Terminaram hoje em Jerez de la Frontera os três dias de testes oficiais reservados às categorias de Moto2 e Moto3.
Depois de nos dois dias anteriores ter sido Francesco Bagnaia a marcar o melhor tempo, hoje foi a vez de Álex Marquez alcançar o topo da tabela de tempos, com um tempo arrasador. O piloto espanhol da Estrella Galicia 0,0 Marc VDS parou o cronómetro em 1’40.926, registando assim a melhor volta de sempre de uma Moto2 ao circuito andaluz.

Alex Marquez

Francesco Bagnaia liderou a tabela do dia até sensivelmente a meio da derradeira sessão em pista, e parecia que seria ele de novo o mais rápido, ao realizar voltas consecutivas em 1’41. Porém, após duas paragens de cerca de 10 minutos nas boxes, na sua terceira saída para a pista Álex Marquez bateu o tempo do italiano ao cometeu a proeza de baixar para 1’40, algo que ninguém conseguiu igualar.
Bagnaia ficava assim com o 2.º melhor tempo dos testes, a 0,334 s do espanhol.
O 3.º melhor tempo foi para Brad Binder, ao colocar a KTM a 0,799 s da Kalex de Marquez.
Miguel Oliveira terminaria na 6.ª posição, a 1,056 s de Marquez.
Graças ao bom tempo que se fez sentir, sem chuva e com temperaturas mais amenas, praticamente toda a gente conseguiu melhorar neste último dia, e foram oito os pilotos que rodaram abaixo do recorde da pole position neste circuito (1’42.080, conseguido pelo próprio Álex Marquez no passado GP de Espanha).

Miguel Oliveira

«Hoje foi um dia produtivo no qual demonstrámos de novo um bom ritmo», disse Miguel Oliveira no final dos testes. «Também trabalhámos com uma volta rápida em mente, jogando com a afinação da moto, mas no final não conseguimos a solução perfeita para conseguir maior aderência à saída das curvas. Tivemos três dias muito produtivos, com um grande ritmo, embora não tenhamos conseguido repetir o tempo conseguido aqui em Novembro [nos testes privados]. Isso indica que ainda temos espaço para melhorar até voltarmos aqui em Março», explicou Oliveira.

Moto3: Arbolino surpreende

Toni Arbolino já tinha surpreendido no primeiro dia ao fazer o 2.º melhor tempo, batido apenas por Jorge Martin.
Hoje o piloto da Marinelli Snipers Team, a equipa com que Romano foi vice-campeão no ano passado, Arbolino fez o melhor tempo dos testes, com Enea Bastianini e Jorge Martin nos lugares seguintes, todos aos comandos de uma Honda.
A primeira KTM foi a de Dennis Foggia, na 4.ª posição, a pouco menos de um segundo de Arbolino. Foggia foi o melhor rookie destes testes.
Voltaram a registar-se várias quedas em ambas as classes. Em Moto2 Sam Lowes caiu todos os dias; hoje cairam também Stefano Manzi, Simone Corsi e Luca Marini. Em Moto3 registaram-se as quedas de Andrea Migno, Gabriel Rodrigo, Nakarin Atiratphuvapat e Dennis Foggia.
A caravana de Moto2 e Moto3 regressará para mais três dias de testes em Jerez de la Frontera de 6 a 8 de Março.