Travelers Event 2022 – A edição mais concorrida de sempre!

O 15º Travelers Event 2022 foi a edição mais concorrida de sempre! Decorreu este fim de semana junto à bonita Vila de Avis.

Decorreu este fim-de-semana em Avis mais uma edição do Travelers Event, um encontro de motociclistas viajantes e aventureiros que em 2022 vai já para a sua 15ª realização. E este ano foram mais de 2000 participantes a contribuírem para um ambiente único no Complexo Náutico de Avis, onde se respirou motos, viagens e um sem fim de histórias e aventuras em duas rodas, contadas em animadas conversas entre novos e velhos amigos.

Esta edição teve a particularidade de abrir portas na quinta-feira, um dia extra que foi precipitado a poucos dias do arranque a pedido de muitos participantes que quiseram chegar e acampar um dia mais cedo, antes da data oficial de abertura do evento. A pretexto desse dia extra, entre os primeiros encontros entre amigos pessoais e do mundo virtual, assistiu-se a uma tertúlia à volta de viagens e motos e, neste caso sem roteiro, pois o improviso e a espontaneidade das conversas foram uma constante.

A equipa organizativa, liderada por um incansável Rui Baltazar – a figura de proa da BALGARPIR – ainda que na azafama dos preparativos para a abertura oficial na sexta-feira, acabou por conseguir criar todas as condições logísticas necessárias para acolher os participantes mais ávidos de viver o ambiente único do Travelers Event. Este evento que tem também contado com a prestimosa ajuda de muitos intervenientes, entre os quais do motoclube local, os Motards d’ Avis, e com o apoio da autarquia local.

Para além do muito convívio, das histórias, dos reencontros e encontros de velhas e novas amizades, para este fim-de-semana do Travelers Event 2022 estava preparado um programa com várias atividades ao longo do dia, de onde se destacaram as formações de condução em fora de estrada, passeios turísticos on e off road e, claro está, com o ponto alto dos serões através das apresentações em palco de viajantes que, a cada ano, trazem novas e inspiradoras histórias e aventuras.

Na sexta-feira, Cristian Huidobro, levou a Avis o seu relato de “Nada é impossível – Um surdo viajando pelo mundo”, mostrando a todos os presentes que as viagens de moto são também feitas de coragem e espírito de corpo.

Artur Brito, que usa a alcunha de ‘Dom Quixote de La Paya’ quando está em viagem, levou ao Travelers uma nova aventura pela Turquia e partilhou com centenas de pessoas que estavam a assistir  – na plateia junto ao palco, mas também através dos diversos écrans de projeção vídeo colocados no recinto – as suas peripécias numa sua viagem recente, intitulada “Em busca do Euphrates”. Um relato que o viajante algarvio irá transformar em palavras escritas na próxima edição da revista TREVL (#32).

Para a noite de sábado estavam reservadas mais duas inspiradoras apresentações, a primeira a cargo de Rui Cardadeiro, conhecido como Cardas, que esteve embrenhado pela América do Sul durante 8 meses, numa aventura de mais de 32000 km.

A fechar as apresentações no palco dos relatos de viagem esteve um repetente, João Luís Sousa, conhecido nas redes sociais como João Around the World, que desta vez partilhou a sua mais recente aventura em África, intitulada “The Indian Ocean Dhow”.

Leia também: André Sousa vai encontrar-se com José Ramos Horta em Timor Leste

Nota ainda para duas ligações via videochamada em directo, a primeira para André Sousa, o mais intrépido viajante do momento, que de forma divertida fez o balanço das suas peripécias pelo mundo acompanhado da sua brava Honda Monkey 125. Ele que recentemente teve um encontro com o Presidente da República de Timor Leste, conforme lhe demos nota aqui.

Leia também: Lusa aventura de pai e filho numa Volta ao Mundo

Outro projeto que também está a merecer a atenção da comunidade de viajantes de moto portuguesa é o The Iron Butt Rider, que junta pai e filho numa viagem à volta do mundo. Sérgio e Kyrylo Lyutov também marcaram presença em directo por videochamada, no palco do Travelers e nas várias telas de projeção do recinto, e fizeram um ponto de situação da sua viagem.

18 marcas de motos e centenas de test-rides

Esta 15ª edição do Travelers Event 2022 bateu todos os recordes anteriores ao contar com a presença de 18 marcas a exporem os seus modelos no recinto do Complexo Náutico de Avis.

Em paralelo, houve a possibilidade de se fazerem provas dinâmicas das muitas ofertas presentes. Rui Baltazar no final do evento mostrava-se satisfeito por este ser o único evento em Portugal que – num único local – oferece aos participantes a possibilidade de efetuarem test-rides a um tão vasto e variado leque de marcas e modelos de motos, na sua maioria das categorias de Trail, scrambler, e dual purpose.

Caravana de sete km em passeio turístico 

Uma das ações mais concorridas deste evento – e que acontece todos os anos – é o passeio turístico em asfalto pelas estradas na região. Esta iniciativa, que arranca do largo junto à câmara municipal, conta com a colaboração  dos membros do BMW Motorrad Fans Club.

Este ano, a adesão foi massiva, sendo que a organização estima que participaram mais de 700 motos, o que culminou numa caravana de motos com cerca de sete quilómetros a rolarem pelas estradas circundantes de Avis, num desfile que teve a duração de mais de 15 minutos para quem esteve a assistir à passagem da caravana. O trajeto foi de cerca de 100 km.

Também houve lugar a passeios off road pelos trilhos da zona, com a organização a criar dois trajetos distintos, um mais adequado a condutores experimentados e outro mais acessível e adequado a condutores com menos experiência.

Transmissão em direto para internet

Outra das novidades introduzidas nesta passagem dos 15 anos do Travelers Event – e que permitiu dar uma ainda maior projeção deste encontro de motociclistas de viagens – foi a cobertura em direto tv para as redes sociais, realizada por um nome também conhecido no meio das duas rodas e das viagens de moto, Rad Raven (Tito da Costa), também ele motociclista viajante e youtuber e mentor do projeto ADV Head nas redes sociais.

Para quem quiser ver o registo das apresentações dos viajantes convidados a relatar as suas aventuras no palco pode fazê-lo através do canal de youtube do mentor do ADV Head.

No final de mais uma edição do Travelers Event ficou prometido o regresso ao Complexo Náutico de Avis no próximo ano, com data já agendada para os dias 1 a 3 de setembro de 2023. Esta é uma data avançada pela organização, mas com a ressalva de que pode haver alterações, visto que o recinto vai entrar em obras em breve.


Dentro da sua linha editorial, a Motojornal procura apoiar todas as iniciativas coletivas ou individuais, lúdico-turísticas; de culto; de dinamização local nas suas várias vertentes, ou de outras temáticas congéneres, e procura estar sempre próxima dos motoclubes, clubes, grupos e demais organizações formais ou informais que vivam, tal como como nós, a paixão pelas duas rodas.

Acompanhe-nos aqui em www.motojornal.pt, para saber tudo sobre a atualidade do mundo das motos e subscreva as nossas redes sociais em: Facebook Instagram Youtube