Treinos livres do GP de São Marino: Oliveira provisoriamente na Q2

Miguel Oliveira terminou o primeiro dia de treinos em 9.º, com acesso directo provisório à segunda qualificação. Fabio Quartararo foi o mais rápido.

Realizaram-se hoje as primeiras sessões de treinos livres para o GP de São Marino e Riviera de Rimini, no Misano World Circuit Marco Simoncelli.

Depois de ter sido apenas 22.º na primeira sessão, Miguel Oliveira melhorou o seu tempo na segunda e entrou para os 10 primeiros. O piloto português terminou o dia na 9.ª posição, a 0,746 s do melhor tempo, alcançado por Fabio Quartararo.

«Não foi a nossa melhor manhã de sexta-feira, mas conseguimos recuperar na segunda sessão», disse Oliveira depois das duas sessões. «Fomos se calhar um pouco conservadores na primeira sessão, ficámos com as afinações de Spielberg, mas à tarde voltámos para perto da base que usámos aqui nos testes. As sensações foram imediatamente melhores, testámos vários pneus, o que foi ok. De um modo geral, foi um trabalho positivo, terminámos entre os 10 primeiros. Claro, ainda há margem para melhorar, mas temos esse potencial. Por isso, amanhã de manhã vamos trabalhar arduamente para entrar imediatamente na Q2.»

Depois dos maus resultados no GP da Estíria, a Yamaha ocupou as três primeiras posições da tabela combinada das duas primeiras sessões. Fabio Quartararo foi o mais rápido do dia, na frente de Maverick Viñales e Franco Morbidelli; a seguir vieram as duas KTM de Pol Espargaró e Iker Lecuona.

Lesionados e convalescentes de volta

Francesco Bagnaia, ausente desde a queda no GP da República Checa em que fracturou a perna direita, está de regresso. Ainda sem estar completamente recuperado, o italiano foi 18.º

A recuperação de uma cirurgia está Cal Crutchlow. O piloto britânico foi operado logo após o GP da Estíria ao braço direito. Depois de fracturar o escafóide esquerdo no warm up do GP de Espanha, o britânico começou a forçar o braço direito para compensar. Com isso regressaram os problemas de síndroma compartimental, o célebre ‘arm pump’. Depois de operado a recuperação não está a correr como previsto: teve que retirar os pontos por duas vezes, por causa do líquido acumulado que lhe faz inchar braço e mão. Mesmo assim teve luz verde para o GP de São Marino e terminou o dia em 19.º

Enea Bastiani foi o mais rápido em Moto2. O piloto italiano da Italtrans Racing foi indicado por Ruben Xaus – director desportivo da Esponsorama Racing – como futuro piloto da equipa no próximo ano em MotoGP. Sam Lowes foi o segundo mais rápido, na frente de Augusto Fernandez; Luca Marini, o líder do campeonato, terminou o dia na quinta posição.

Depois de ter sido o mais rápido da manhã, Raúl Fernandez não melhorou na segunda sessão, mas também ninguém bateu o seu tempo. Assim, o piloto espanhol da Red Bull KTM Ajo terminou o dia no topo da tabela, na frente de Gabriel Rodrigo e Tatsuki Suzuki.

Todos os resultados aqui.