Foi em Viana do Castelo, cidade que de 11 a 13 de abril estará em ebulição com a presença de pilotos, equipas e muitos fãs da modalidade de Trial, que não querem perder a oportunidade de ver os melhores pilotos em ação, que ficámos a conhecer os detalhes do TrialGP de Portugal 2025, prova que integra o Mundial de Trial.
A apresentação oficial do TrialGP de Portugal contou com a presença do Dr. Ricardo Rego (Vereador do Desporto do Município de Viana do Castelo), Daniel Costa (Presidente do Motoclube Foz do Lima), Manuel Vieira (Presidente da Comissão de Trial da FMP), Nuno Feliz (Diretor de Prova), Mariana Afonso (piloto) e ainda Paulo Marques, um antigo piloto de diversas disciplinas do todo-o-terreno e uma figura incontornável do desporto motorizado em duas rodas em Portugal.
O vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse esperar que Viana do Castelo seja “Uma das melhores etapas deste mundial de Trial” e afirmou que um dos objetivos do município ao apoiar provas desta envergadura é que os atletas do concelho “Possam conviver com os seus ídolos internacionais, o que certamente permitirá sedimentar a modalidade” na cidade.
Nesse sentido, destaca-se a presença da piloto local Mariana Afonso.
A vianense Mariana Afonso será então a única participante a defender as cores nacionais neste TrialGP de Portugal. Apesar de esta modalidade não ser a sua prioridade na atual temporada – atualmente a jovem piloto está focada no Enduro e a lutar pelo título nacional dessa modalidade –, Mariana não quer perder uma oportunidade única de competir em ‘casa’ e na modalidade que a viu ‘nascer’: “Será para mim um enorme orgulho voltar à competição a nível mundial e poder competir em casa, num mundial que temos a certeza que será memorável”.
Quanto à prova em si, esta será a 15ª vez que Portugal marca presença no calendário do Campeonato do Mundo de Trial, e a cidade de Viana do Castelo recebe, pela primeira vez, esta emocionante competição, reforçando o compromisso do País na promoção de eventos motorizados de alto nível e consolidando a região minhota como um destino de excelência para o desporto.
O TrialGP de Portugal será a segunda etapa do calendário 2025, que conta com um total de sete rondas, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), entidade cujo presidente, Jorge Viegas, fez questão de ‘marcar presença’ na apresentação da prova através de uma sentida mensagem de vídeo.
A organização do evento estará a cargo do Motoclube Foz do Lima, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo esta sido uma escolha que procura evidenciar a qualidade das infraestruturas locais e a beleza natural da região, fatores determinantes para a realização desta prova.
Do ponto de vista da competição, o TrialGP de Portugal reunirá a elite do Trial mundial, com cerca de 100 participantes de 16 nacionalidades, divididos entre cinco categorias em competição: TrialGP, TrialGP Women, Trial 2, Trial 2 Women e Trial 3.
Com um cenário de rara beleza, o paddock estará localizado na zona ribeirinha da cidade, junto ao icónico Navio Hospital Gil Eannes.
A partir deste ponto, os pilotos partirão em direção ao deslumbrante Monte de Santa Luzia, onde enfrentarão um percurso desafiador composto por 12 zonas, das quais 3 com obstáculos artificiais espalhadas pela cidade, que terão de cumprir por duas vezes, tanto no sábado como domingo. Ainda na sexta-feira, terão lugar as habituais verificações e vistoria às zonas.
Já sabe: dias 11 a 13 de abril não deixe de participar nesta festa mundial do Trial em Portugal, e mais especificamente em Viana do Castelo. Vai ver que não se arrepende!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!