A situação económica muito grave em que o grupo KTM AG está envolvido, continua a ser alvo das nossas atenções. Ainda recentemente se soube que os trabalhadores do fabricante de motos de Mattighofen não vão receber os ordenados de novembro e dezembro até final de janeiro de 2025. Mas hoje, sexta-feira 20 de dezembro, a marca emitiu um novo comunicado onde confirma que no meio do caos, ainda há espaço para algumas boas notícias!
De acordo com o referido comunicado oficial, a KTM AG confirma que um Tribunal austríaco deliberou sobre a possibilidade de a marca continuar a trabalhar enquanto o processo de reorganização da empresa está em curso.
Recordamos que nos últimos dias de novembro a KTM AG entrou em autoadministração, com o seu CEO, Stefan Pierar, a trabalhar para encontrar solução para a dívida do grupo que ascende a cerca de três mil milhões de euros, segundo alguns meios de comunicação austríacos.
O Tribunal decidiu que as empresas associadas ao grupo KTM AG podem continuar a trabalhar durante os procedimentos de reorganização que a empresa está obrigada a cumprir. Isto significa que a marca não irá ser obrigada a parar de funcionar até 24 de janeiro, dia em que os credores se reúnem para uma análise à situação, nem até à data de 25 de fevereiro, dia em que será votado o plano de reestruturação.
Aparentemente, o grupo Pierer Mobility estará em negociações avançadas com três possíveis investidores que irão realizar uma muito necessária (e urgente) injeção de capital, que será usado para revitalizar a KTM AG.
Aqui fica o comunicado oficial da KTM AG emitido esta sexta-feira
“ESTAMOS MUITO ALIVIADOS!
Hoje, o Juiz decidiu que as três empresas continuam a operar durante o período dos procedimentos. Contudo, hoje foi apenas o primeiro passo nos procedimentos de reorganização de 90 dias.
Isto significa que iremos continuar a trabalhar arduamente pelos nossos trabalhadores, os nossos fornecedores e os nossos concessionários para tornar esta empresa viável a longo prazo. Afinal, estamos a falar de um negócio localizado na Áustria e uma marca austríaca que é muito conhecida desde Los Angeles a Sidney.
O mais importante é salvar o maio número de postos de trabalho possível.
Neste contexto, estamos a procurar novos investidores e estamos a tentar alcançar uma solução sustentável em conjunto com os nossos credores. Estamos a ter boas discussões com os bancos, em particular.
Queremos aproveitar esta oportunidade para expressar o nosso agradecimento especial a todos os nossos trabalhadores que continuam a trabalhar pela nossa empresa apesar das circunstâncias adversas, a incerteza e os sacrifícios.
E queremos também agradecer aos leais fãs da KTM e clientes em todo o Mundo pelo seu apoio. Todos vocês dão-nos força e coragem.
Stefan Pierer & Gottfried Neumeister”
Refira-se ainda que, de acordo com o meio de comunicação austríaco ORF, a decisão tomada pelo Tribunal regional de Ried, para além de permitir à KTM AG continuar a funcionar, também tem associada uma componente positiva para os trabalhadores. Isto porque o número de trabalhadores que iria perder o seu posto de trabalho será bastante menor do que o inicialmente projetado.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!