O projeto off-road da Triumph Motorcycles continua a evoluir conforme previsto. Iván Cervantes e a lenda do motocross Ricky Carmichael têm colaborado com a equipa de desenvolvimento em Hinckley nas motos de enduro e de motocross, que num futuro não muito longínquo poderemos adquirir nos concessionários da marca britânica.
Agora, e dando então o passo seguinte neste projeto dedicado a duas vertentes do motociclismo off-road, a Triumph acaba de anunciar e confirmar a sua presença oficial no Mundial de Motocross.
De acordo com o comunicado da marca, e sob a denominação Triumph Racing, teremos então um modelo de 250 cc a 4 tempos para MX2 na temporada 2024, sendo que um ano depois, em 2025, chegará a vez da Triumph adicionar a equipa na categoria principal MXGP, obviamente com uma moto com motor 450 cc e a 4 tempos.
Para ajudar a Triumph Racing nesta sua aventura no mundo do motocross, a marca liderada por Nick Bloor decidiu recorrer a uma parceria que lhes conferirá enorme experiência na modalidade, garantindo a contratação para liderar o projeto de competição no MX nada menos do que Thierry Chizat-Suzzoni, que terá a seu lado como diretor de equipa Vincent Bereni.
Esta será uma parceria que ficará dividida em dois locais diferentes.
O “quartel-general” do projeto de motocross da Triumph Racing será a sede da marca britânica em Hinckley, onde dezenas de engenheiros estão a desenvolver os futuros modelos Triumph para enduro e motocross.
Por outro lado, a equipa desportiva liderada por Thierry e Vincent, terá como base logística a cidade de Eindhoven, nos Países Baixos, onde elementos da estrutura Triumph Racing estarão inteiramente focados no desenvolvimento do projeto de competição para MXGP.
De momento ainda não existem quaisquer imagens ou fotos das novas Triumph de motocross ou enduro. Teremos de aguardar mais algum tempo, possivelmente até à conclusão das primeiras sessões de teste no terreno, que decorrem nos Estados Unidos, Reino Unido e Europa em breve, para que a marca finalmente nos deixe ter uma melhor ideia de como serão as suas propostas de motocross e enduro.
Em reação a esta confirmação da equipa de fábrica Triumph Racing no Mundial de Motocross, Nick Bloor, CEO da Triumph Motorcycles, refere que “A nossa nova parceria com Thierry demonstra o compromisso a longo prazo da Triumph em competir ao mais alto nível da competição. Compartilhamos a paixão por oferecer um desempenho de classe mundial, e a experiência que Thierry e sua equipa trazem será inestimável na nossa ambição de deixar a nossa marca num campeonato muito competitivo. A nossa entrada no Mundial de Motocross da FIM com uma equipa Triumph Racing apoiada pela fábrica significa um momento marcante no início de nossa nova campanha de corrida off-road de primeiro nível”.
Quem também não esconde o orgulho e satisfação pode poder ser incluído neste projeto é Thierry Chizat-Suzzoni. O proprietário da equipa Triumph Racing de motocross diz que “A Triumph assumiu um grande compromisso de construir uma moto de MX e competir no Mundial de Motocross da FIM. Estou feliz que minha equipa seja a Triumph Racing Team oficial em MX2 e MXGP. Nick Bloor e o Conselho de Administração da Triumph deixaram as suas ambições de longo prazo para o projeto muito claras, e vejo uma enorme paixão de todos na fábrica. Estou feliz com o progresso na moto, parece ótima, tem velocidade na pista e Vincent e a minha equipa estão a trabalhar com os engenheiros de Hinckley para transformá-la num pacote competitivo para entrar no MX2 em 2024. O MXGP continua a crescer em todo o mundo, e estou muito feliz por estar de volta e ansioso para competir com a Triumph”.
Teremos agora de aguardar pelas primeiras imagens e informações técnicas oficiais destas propostas de motocross de 250 e 450 cc da Triumph Motorcycles, sendo que a data a fixar, para já, será o primeiro GP da temporada 2024 do Mundial de Motocross da FIM, pois será aí que veremos pela primeira vez em competição esta nova equipa de fábrica da marca de Hinckley na categoria MX2.