Triumph desenvolve protótipo eléctrico TE-1

A Triumph TE-1 entrou numa nova fase de desenvolvimento e será a primeira proposta eléctrica saída da casa de Hinckley.

Está concluída a Fase 2 do desenvolvimento da primeira Triumph eléctrica. Esta consistiu na finalização da bateria e do motor do novo modelo da marca britânica, bem como dos primeiros esboços do protótipo final que já tem nome de baptismo: Triumph TE-1. Refira-se que o propulsor destinado à nova TE-1 possui apenas 10 kg e conta com 130 kW (quase 180 cv).

Este é um marco história para a indústria britânica de duas rodas, só possível devido à estreita colaboração entre a Triumph Motorcycles e algumas das empresas de vanguarda em matéria de pesquisa e desenvolvimento relacionados com a mobilidade eléctrica. Entre elas destacam-se a Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Lda, e a WMG da Universidade de Warwick, com apoio por parte dos programas estatais “Office for Zero Emission Vehicles” e “Innovate UK”.

Nick Bloor, CEO da Triumph, refere-se a esta fase do processo com satisfação: “a conclusão da Fase 2 e os resultados promissores alcançados até agora fornecem um vislumbre emocionante do futuro elétrico e mostram o talento e a inovação desta colaboração britânica. Sem dúvida, o resultado deste projeto terá um papel relevante nos nossos esforços para atendermos à vontade dos nossos clientes em contribuir para reduzir o seu impacto ambiental e para a oferta de um transporte mais sustentável. Este projeto fornecerá uma das bases para a nossa estratégia futura elétrica da marca, e que compreende a satisfação das necessidades dos nossos clientes. Procuramos com esta TE-1 oferecer o equilíbrio perfeito entre desempenho, manuseio e usabilidade no mundo real, com o caráter genuíno do Triumph. ”

Este projecto, com dois anos de duração, contempla quatro fases, sendo que a terceira etapa irá versar sobre a junção do motor e bateria com o novo chassis desta TE-1 (quadro e sub quadro desenvolvidos pela Triumph), bem como toda electrónica de gestão do motor, além das tecnologias de ajudas à condução.

A quarta fase está reservada a testes finais e aprimoramento do conjunto com vista ao seu lançamento no mercado.