A casa Hinckley acaba de mostrar as novidades 2021 destinadas à sua gama Scrambler 1200, um modelo que soube trilhar variados caminhos para alcançar o estrelato, seja no mercado seja no grande écran. Depois da sua revitalização em 2018, esta proposta da marca britânica já foi protagonista de várias façanhas associadas ao grande écran. Na vida real, o piloto e apresentador Guy Martin recreou com ela o icónico salto do personagem de Steve McQueen no filme ‘Great Escape’, enquanto que no imaginário do cinema esta Triumph deixou-se guiar nas mãos de 007, o mais famoso espião do mundo, na película “No Time to Die” da saga James Bond. Nestes dois papeis mostrou bem que tem versatilidade e habilidade para andar por “bons e maus caminhos”, seja no cinema, seja na vida real – ou não fosse esta uma dual-purpose de traço clássico e características únicas.
São duas as variantes que compõem a gama deste modelo da Triumph de escape elevado: a Scrambler 1200 XC e a Scrambler 1200 XE. Uma terceira versão junta-se este ano às primeiras duas, mas em edição numerada e limitada a 1000 unidades. Trata-se da Triumph Scrambler 1200 Steve McQueen Edition.
Esta proposta surge como uma evolução da versão XE, oferecendo alguns acessórios adicionais de série e um esquema de cores exclusivo. Além disso oferece um certificado de autenticidade assinado por Nick Bloor (CEO da Triumph) e Chad McQueen, o filho do ator que dá o nome a esta Scrambler de série especial.
Para 2021, a gama surge apta para homologação Euro5 e tal deve-se a alguns ajustes no bicilíndrico paralelo Bonneville de 1200 cc, capaz de entregar 90 cv às 7250 rpm e 110 Nm de binário às 4500 rpm. Também a linha de escape foi ajustada para uma melhor distribuição de calor.
Na Scrambler XC, a versão menos evoluída para o fora-de-estrada, o braço oscilante em alumínio conta com um comprimento de 547 mm, enquanto que na variante XE é de 579 mm. Outra diferença na ficha técnica de ambas são as características da suspensão dianteira: na XC surge uma forquilha invertida de 45 mm de diâmetro, totalmente ajustável, e com um curso de 200 mm. Já na Scrambler XE, o diâmetro é de 47 mm e o curso de 250mm. O monoamortecedor traseiro é em ambas da Ohlins, totalmente ajustável, mas em evoluções distintas. Na XC conta com um curso de 200 mm e na XE de 250 mm.
Ambas partilham cinco modos de condução que actuam de forma distinta sobre a resposta do acelerado, ABS, e Controlo de Tracção. Além dos modos RAIN, ROAD, OFF ROAD, SPORT, RIDER que partilham e podem ser acionados em andamento, à versão XE acresce o mapa Off Road Pro, que tem de ser parametrizado com a moto parada.
A versão XC possui dimensões ligeiramente mais contidas, com uma altura do assento de 840 mm (de 870 mm na XE), mas ambas pesam 230 kg e têm um consumo anunciado de 4,6 litros por cada 100 km percorridos, combustível providenciado por um depósito de 16 litros.
A gama 2021 da Scrambler 1200 vai estar disponível em três variantes de cor: Sapphire Black; Matt Khaki Green & Matt Jet Black; e Cobalt Blue & Jet Black. A Triumph oferece ainda um leque de mais de 70 acessórios para adequar e personalizar este modelo.
Os preços para Portugal são os seguintes:
SCRAMBLER 1200 XC: desde 15.100€ PVP
SCRAMBLER 1200 XE: desde 16.100€ PVP
SCRAMBLER 1200 McQueen Edition: 17.100€ PVP
Saiba mais em www.triumphmotorcycles.pt/
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