Triumph Speed Twin Breitling – Uma moto com precisão de um cronógrafo

A Triumph Speed Twin Breitling é a mais recente edição limitada da moto britânica em parceria com a Breitling e o seu cronógrafo Top Time.

Triumph Speed Twin Breitling

Depois de em julho de 2021 a Triumph e a Breitling terem anunciado uma parceria, a Triumph Motorcycles anuncia uma moto criada em parceria com o fabricante de relógios Breitling . Desta união nasce uma edição limitada de uma das motos que tem ajudado a casa de Hinckley a reforçar a sua posição no mercado. A nova Triumph Speed Twin Breitling é uma moto com precisão de cronógrafo e que apenas alguns sortudos poderão ter na garagem.

A primeira nota de destaque nesta Triumph Speed Twin Breitling é a quantidade de exemplares que serão colocados à venda em todo o mundo. Em referência à cambota de 270 graus e que confere ao motor bicilíndrico paralelo uma sonoridade tão vincada, a Triumph anuncia que esta Speed Twin Breitling terá uma produção limitada a apenas 270 unidades para todo o mundo.

Claro que para garantir que esta novidade se destaca da normal Speed Twin, a Triumph e a Breitling incluem nesta edição limitada uma série de detalhes “premium”.

Tudo começa com a pintura exclusiva. Denominada Polychromatic Blue, esta cor foi selecionada para destacar as formas da Triumph Speed Twin Breitling e inspira-se na Thunderbird original de 1951, moto que se ganhou um estatuto imortal ao ser conduzida por Marlon Brando no filme “The Wild One” em 1953.

Para ajudar a identificar a ligação com o fabricante de relógios, o depósito de combustível está decorado com o logótipo da Breitling, e o especialista da equipa de pintura da Triumph, Gary Devine, aplica à mão a linha de destaque da cor.

Os detalhes “premium” podem ser encontrados noutros elementos da moto. Por exemplo, os mostradores do painel de instrumentos apresentam detalhes que podem ser encontrados no relógio Breitling Top Time. O assento está forrado em couro perfurado, e o motor apresenta detalhes maquinados como um logótipo exclusivo.

Triumph Speed Twin Breitling

 Triumph Speed Twin Breitling

Mas a nova Triumph Speed Twin Breitling não se trata apenas de uma renovação estética.

Esta moto de produção limitada a menos de trezentas unidades para todo o mundo conta com suspensão traseira assinada pelos especialistas da Öhlins. Os dois amortecedores contam com molas pintadas de preto brilhante, um acabamento exclusivo para esta moto. Convém também ter em conta que estes amortecedores são totalmente ajustáveis, pelo que o condutor desta Triumph pode usufruir de um comportamento dinâmico melhorado e ao seu gosto.

De resto, esta edição limitada da Speed Twin conta exatamente com os mesmos melhoramentos integrados no modelo no ano passado, e que a revista MotoJornal apresenta aqui em detalhe.

Como seria expectável numa moto deste calibre e precisão, cada moto será identificada por uma chapa de identificação única, com número de série. Para além disso, o proprietário recebe também um certificado de autenticidade assinado por Nick Bloor, CEO da Triumph Motorcycles, e ainda por Georges Kern, CEO da Breitling.

Relógio Breitling Top Time

E porque tudo isto resulta de uma parceria com um fabricante de relógios, lado a lado com a nova moto existirá uma versão especial do cronógrafo Breitling Top Time dedicado a esta edição limitada.

Este relógio único estará disponível em duas versões.

A versão da coleção principal apresenta um mostrador opalescente escovado verticalmente. A versão exclusiva para proprietários da moto possui um mostrador radiante com acabamento ‘sunray’. Os proprietários que encomendarem o seu relógio à Triumph até 22 de junho de 2022, terão a oportunidade privilegiada de obter este relógio feito por encomenda com o número da sua moto gravado.

Triumph Speed Twin Breitling
Breitling Top Time Triumph

O destaque de ambas as versões do relógio é o azul gelo dos seus mostradores. Esta cor única tem como referência tanto o Polychromatic Blue Triumph Thunderbird 6T de 1951 como um raro azul Breitling Top Time Ref. 815 da década de 1970.

As características incluem uma pulseira de couro com tema desportivo suave que permite que o mostrador se destaque. Os logótipos Breitling e Triumph ficam posicionados às 12 e 6 horas. As coroas de cogumelo de grandes dimensões permitem um fácil controlo sobre as funções de arranque, paragem e reinicialização do cronógrafo, e uma escala de taquímetro de alto contraste oferece uma visualização clara das leituras de velocidade.

Triumph Speed Twin Breitling
Breitling Top Time Triumph

Os relógios são motorizados pelo Breitling Caliber 23, um cronómetro certificado pelo COSC com uma reserva de marcha de aproximadamente 48 horas.

Outra característica que os colecionadores vão adorar: os fundos de caixa dos relógios são gravados com um esboço detalhado do icónico motor Triumph bicilíndrico paralelo.

Os clientes interessados em garantir uma Triumph Speed Twin Breitling podem-no fazer a partir das 13H00 de dia 22 de fevereiro de 2022 nos concessionários Triumph no nosso país.

De momento ainda não conseguimos confirmar o PVP desta edição limitada em Portugal. As primeiras informações que conseguimos obter por parte da Triumph Portugal apontam para um valor de 19.000€. Porém, este valor não está ainda confirmado, pelo que deve ficar  atento a www.motojornal.pt porque assim que o preço ficarem disponível oficialmente vamos atualizar este artigo.

Saiba mais em Triumph Motorcycles ou através do fabricante de relógios Breitling.

Outros artigos:

Breitling e Triumph juntas em lançamento de relógio e moto

 

Triumph Speed Twin, clássica mais moderna