Trofeú de Naked Bikes – Regresso a Portimão

No fim-de-semana de 29 e 30 deste mês de Julho, a caravana dos Troféus de Naked Bikes (TNB) regressou à ‘montanha russa’ de Portimão, para a sua quinta ronda, quarta do CNV, a que se somou o segundo dia de Treinos Oficiais da FMP, realizados na sexta-feira dia 28, que antecedeu a última visita a este impressionante circuito, tendo encontrado já o primeiro vencedor desta época! Mas já lá vamos.

Com um tempo muito quente e com o habitual vento a soprar forte a partir do meio da tarde, os TNB voltaram a ser a categoria nacional mais participada do CNV Moto apesar da ausência das S1000R de Duarte Amaral #10 e Marco Perez #49, ainda a recuperarem de lesões contraídas em rondas anteriores, a que se juntou a Tuono 1100V4 de Anselmo Vilardebó #12, este por motivos pessoais. Uma vez mais, em conjunto com a TLC com quem os TNB repartem a pista, conseguiram a maior grelha do fim-de-semana ao juntar 19 motos!

Depois da ronda anterior, realizada também no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), onde Frédèric Bottoglieri #11 surpreendeu tudo e todos com as suas duas vitórias à geral e deixando todos a ‘léguas de distância’, a expectativa era ver mais do mesmo, ainda por cima com os recentes desenvolvimentos feitos na sua Triumph Street Triple 765, decorrentes sobretudo da montagem de jantes mais leves (umas lindas OZ de alumínio forjado).

Mas para esta ronda, outros também fizeram evoluir as suas motos, como foi o caso de Romain Bérton #83, que fez idênticas alterações às de Bottoglieri na sua Triumph, e de Paulo Vicente #62 que optou por trocar os elementos electrónicos de origem da suspensão da sua M1000R, por um amortecedor EMC Sportshock 4, fornecido e montado pela FMB Racing e por cartuchos Öhlins TTX-FKR fornecidos e montados pela FB Development.

Treinos Oficiais 2

Com 4 sessões de 35 minutos cada distribuídas pelo dia, houve muito tempo e oportunidade para testar, mas nem todos aproveitaram esta iniciativa da FMP oferecida ao valor simbólico de €75.

Já a pensar em 2024 e na nova categoria TNB3, o promotor dos TNB levou a Honda Hornet 750 a Portimão com o apoio da FMP, para fazer idênticos testes aos já efectuados no Estoril, onde foi possível afinar mais alguma coisa e clarificar algumas dúvidas que só a utilização em pista consegue responder.

Treinos Cronometrados

A demonstrar que os desenvolvimentos produziram resultados, Vicente melhora a pole da ronda anterior, a da geral e da TNB1, em mais de 1s, ao registar 1:52,307, logo seguido por Bottoglieri que também elevou a fasquia dos TNB2 para 1:52,407, com a S1000R de João Curva #54 a fechar a primeira linha da grelha, mas já no segundo 54.

Mas a corrida prometia muito mais, pois no segundo 55 posicionaram-se 4 pilotos, com a Aprilia Tuono 1100V4 de Luis Franco #22 a abrir a 2ª linha, seguido da BMW S1000R de Ricardo Almeida #31 e da TLC de Felgueiras, com a Aprilia Tuono 1100V4 do veterano Miguel Sousa #5 a abrir a linha 3. Este foi seguido, ainda na mesma linha, pela duas melhores TNB2 seguintes: a Kawasaki Z900 de Daniel Coelho #40, já no segundo 56, mas que “derreteu” quase 5s ao seu tempo de qualificação anterior! Incrível! Ao lado deste, ficou a Triumph Street Triple 765 de Bérton que melhora também substancialmente o seu tempo anterior. Na quarta linha da grelha fica um misto de TNB1 e 2 com a Suzuki GSX-S 1000 de Ricardo Pires #14, a Kawasaki Z900 de Marcos Leal #73 e a BMW S1000R de Nuno Farias #21, conseguindo todos também melhorarem substancialmente os seus tempos da ronda anterior. Na quinta linha e a abrir o segundo 58, fica a Aprilia Tuono 1100V4 de António Reis #88, a Triumph Street Triple 765 de Cyrille Schertenleib #74 e a TLC de Augusto Machado, produzindo assim um cocktail de TNB1, TNB2 e TLC. A BMW S1000R de Luis Metello #6 fecha a linha seguinte, atrás das TLC de Bernardo Villar e Márcio Silva, mas na frente da TLC do ex campeão Alex Laranjeira, com a TLC de Mercier a não conseguir qualificar-se.

O mote está dado e assim vamos ao que interessa!

Corrida 1

Com os 19 pilotos alinhados na grelha de partida, e o vento a assobiar forte, os semáforos apagam-se e foi a BMW M1000R de Vicente que fez o holeshot na frente da Street Triple de Bottoglieri, mas este, mais rápido na parte técnica, subiu à primeira posição logo na curva 8 da primeira volta, derretendo depois Vicente as 6 décimas perdidas ‘lá atrás’, recuperando a liderança na recta da meta da volta seguinte. Bottoglieri, não baixou os braços e recuperou o terreno perdido na recta da meta até à curva 3, chegando os dois à curva 4, lado-a-lado, tocando-se, mas felizmente sem outra consequência que a troca de lugares, ou pelo menos assim parece! Quem aproveitou a situação foi a S1000R de Almeida que subiu logo ali ao segundo lugar, anulando as 7 décimas perdidas para Vicente na volta 1, recuperando Vicente a posição na curva 9 dessa volta! Mais quente era difícil!!

Entretanto Bottoglieri, na frente, levou o ritmo ao segundo 53 nas 5 voltas seguintes, com Vicente a tentar fazer o mesmo, afastando-se estes dois do pelotão que rodava acima do segundo 54, até que, na volta 8, na sequência do toque na volta 2, o selector de velocidades da Triumph avariou-se e obrigou Bottoglieri a desistir na última volta para grande frustração do piloto. Vicente, alheio a este problema fez a sua melhor volta na volta 8 e ganhou a corrida com 17 s de vantagem sobre a S1000R de Curva. Um final que podia ter sido diferente, mas assim são as corridas.

Cá atrás, Curva que tinha perdido dois lugares entre o arranque e a primeira volta, passou a Tuono de Franco na volta seguinte e depois o colega Almeida da S1000R Cup e, rodando no segundo 55/56, assegurou a vitória no troféu e a 3.ª posição à geral até subir a segundo por desistência de Bottoglieri. Já Almeida voltou a ver o azar bater-lhe à porta e, quando assegurava o segundo lugar no troféu e o terceiro na classe TNB1, a moto desligou-se na volta 8, conseguindo o piloto voltar a ligá-la, regressar e manter o segundo lugar no troféu, mas descendo à 6ª posição na geral, 5.º da TNB1 para alguma decepção deste.

Entretanto a Tuono de Sousa que tinha ganho uma posição na primeira volta, andou em luta com a GSX-S de Pires e com o colega da Tuonocup, Franco, e conseguiu manter a 5.ª posição até o calor mandar o veterano piloto abrandar e depois desistir, deixando assim lugar para Franco discutir com Pires a luta pelo que viria a ser a terceira posição à geral. Mais importante que o terceiro lugar à geral, foi a vitória na Tuonocup que, somado com a desistência do seu principal adversário no troféu, o pintor Sousa, lhe garantiu a quase vitória do mesmo.

Pires, cada vez mais à vontade com a sua Suzuki, conseguiu manter a Triumph do seu amigo de Bérton atrás de si e registar a sua melhor classificação da época, para sua grande satisfação. Bérton ficou ainda mais satisfeito ao ganhar a classe TNB2 pela primeira vez. Muito bom!

Atrás de Bérton, andaram as Kawasaki Z900 em luta, pois Coelho perdeu logo na volta 1 tudo o que tinha ganho no fantástico arranque, sendo passado por Bérton e Leal na volta seguinte, mas mantendo a S1000R de Farias atrás de si, assim como a Street Triple RS de Schertenleib. Este, depois da experiência tida no road-racing na Bélgica antes desta ronda, foi melhorando o seu ritmo ao longo da corrida e conseguiu terminar quatro lugares acima, deixando todas as TLC atrás de si, mas também a S1000R de Metello e a Tuono de Reis. Metello foi aumentando o seu ritmo ao longo da corrida, deixando atrás de si a Tuono de Reis com este em dificuldades físicas.


Corrida 2

Depois da simpática cedência de peças de Schertenleib a Bottoglieri, este aproveitou o warm-up para confirmar que a reparação estava feita, assim como Bérton e Vicente aproveitaram para ganhar mais confiança com os seus set-ups, mas foram as desistências das Tuono de Sousa e de Reis, bem como da Street Triple de Schertenleib que surpreenderam o colectivo. Se os das Tuono, se deveu ao calor, já Schertenleib mostrou o valor da solidariedade no seio da ‘french connection’ desistindo para que o companheiro pudesse correr e manter a sua candidatura à vitória dos TNB. Lindo gesto!

Com a grelha desfalcada destes três, mas com a admissão da TLC de Mercier por ter superado o tempo mínimo de qualificação no warm-up, os 17 corajosos regressaram à grelha pela partida, agora sem vento mas com o mesmo calor abrasador a fazer o asfalto subir acima dos 50ºC, e, apagados os semáforos, a BMW M1000R de Vicente voltou a fazer o holeshot seguido pela Triumph Street Triple de Bottoglieri, numa repetição da corrida anterior. Mas as semelhanças acabaram aqui, pois Bottoglieri subiu à liderança logo na curva 4 e vai-se embora, rodando nas 3 voltas seguintes no segundo 52, conseguindo mesmo registar um novo recorde para a classe TNB2, ao fazer 1:52,298, vencendo a corrida e a classe TNB2 sem oposição e com quase 5 s de avanço sobre Vicente. Parabéns!!

Vicente rodou confortavelmente na segunda posição até ser apanhado e ultrapassado por Curva na volta 6 que, entretanto, já tinha passado o colega Almeida na volta 2. Mas Curva foi demasiado optimista na travagem do final da recta e Vicente recuperou a posição até ser passado outra vez na curva 10 da volta seguinte. Entretanto o calor foi desgastando os pneus e depois de alguns sustos de Curva na penúltima volta, Vicente viu a sua oportunidade, passou-o na recta, baixou a cabeça, fez a sua melhor volta e assegurou a vitória na classe TNB1, segundo da geral.

Curva, assegurou o terceiro lugar à geral, segundo da TNB1, mas sobretudo a vitória no troféu S1000R Cup na frente de Almeida. Este, finalmente com os seus problemas electrónicos detectados e corrigidos na sequência da intervenção no local da BMW Motorrad Portugal, num gesto a realçar e aplaudir, mantém o seu ritmo e assegurou sem oposição o segundo lugar na S1000R Cup.

Mas a história do dia aconteceu mais atrás com a Tuono de Franco a entreter-se com a Suzuki de Pires e as Kawasaki de Leal e Coelho, conseguindo deixar estes furiosos a duas voltas do fim, depois de registar o seu melhor tempo pessoal mas, assegurando sobretudo, a vitória prematura na Tuonocup, pois na sequência da desistência do seu principal adversário, a pontuação conseguida deu-lhe a vitória antecipada no troféu a 4 corridas do fim! Fantástico e só possível porque ganhou todas menos uma corrida até aqui! Parabéns!

Pires, Leal e Bérton, terminaram por esta ordem separados por 6 décimas de segundo o que mostra bem quão animada foi a luta entre estes. Luta que durou desde a primeira à última volta e que deixou todos com um sorriso nos lábios. Leal, conseguiu assim, superar Bérton no pódio da TNB2 pela primeira vez com este a bater o seu recorde pessoal! Muito bom!

A Z900 de Coelho, depois de um arranque extraordinário que o levou a quarto da geral até à curva 3, foi descendo na classificação até se encontrar com a S1000R de Farias com quem manteve um duelo até final, conseguindo mesmo ficar na frente deste e batendo também o seu recorde pessoal em Portimão, mostrando uma excelente evolução. Parabéns!

A S1000R de Farias superou todas as TLCs deixando a S1000R de Metello a discutir e a conseguir a “vitória” entre os históricos. Muito bom!

As visitas à ‘montanha-russa’ do AIA terminam por esta época com muitas e boas histórias e vários novos recordes pessoais e nas classes. Ainda agora acabou e já estamos com saudades!

Depois da paragem do verão, a próxima ronda dos Troféus de Naked Bikes acontece no fim-de-semana de 23 e 24 de Setembro de regresso ao também fantástico circuito do Estoril, mas até lá os ‘nossos’ franceses irão mostrar do que são capazes com as suas Triumph no mítico Bol d’Argent a 15 de Setembro. Não percam!!

Depois desta primeira ronda, ficámos com as seguintes classificações:

Fotos: Vic Schwantz e FMP