Depois de uma qualificação que colocou Tom Sykes na primeira posição da grelha com a sua BMW tendo ao seu lado Scott Redding e Jonathan Rea, a primeira corrida do Mundial de Superbikes não se podia mostrar mais variada. Cinco motos de marcas diferentes ocuparam as cinco primeiras posições, BMW, Ducati, Kawasaki e as Yamaha e Honda de Razgatlioglu e Haslam. No arranque Rea e Razgatlioglu garantiram os dois primeiros lugar na chegada à primeira curva, com Sykes e Redding logo seguidos. Sykes quis responder imediatamente a Rea e ainda durante a primeira volta, num excesso, tocou em Rea e fê-lo sair de pista, manobra que ficou sob investigação. Rea não perdeu a concentração e na última posição passou a rodar estabelecendo as voltas mais rápidas da corrida, um esforço exagerado que o levou a uma queda violenta, sem consequências físicas. Na frente ficou Sykes, seguido de perto por Redding, Razgatlioglu e Van den Mark.
No pelotão de trás era Chaz Davies e Bautista, muito mal qualificados, que iam recuperando lugares. Alvaro Bautista partiu de 15º, devido a uma queda durante a qualificação, era 8º a meio da corrida e acabaria por terminar na sexta posição, logo atrás do seu colega de equipa. Garet Gerloff foi surpreendendo ao longo da corrida ao conseguir manter-se de início em 7º lugar junto ao grupo da frente. Mas com o avançar da corrida acabou por ser apanhado pelo espanhol e restante pelotão.
Na 11º volta o primeiro lugar de Sykes foi finalmente disputado e em poucas curvas este via-se em 4º, depois de Redding, Van den Mark e Razgatlioglu o passarem, deixando-o à mercê das investidas de Lowes e Haslam que o passariam ainda antes do final da volta. A oito voltas do fim, Razgatlioglu de uma assentada, passou Van den Mark e Redding, ocupando a posição de liderança. Por esta altura Haslam aproveitava para conquistar a 4ª posição a Lowes para procurar manter-se perto dos três primeiros, dando excelente mostra das qualidades da nova Honda CBR1000RR-R. Lowes não se ficaria e respondeu vindo para frente para disputar a primeira posição.
Na última volta Razgatlioglu ganhou 4/5 metros de vantagem, que o foram mantendo fora das lutas directas que aconteciam atrás de si entre Lowes, Redding e van den Mark que terminariam por esta ordem, com Haslam já um pouco afastado a fechar o Top5. Desta primeira corrida do Mundial de Superbikes destaca-se o grande equilíbrio existente entre as várias motos, tendo tido cinco marcas na frente da corrida quase até ao fim. Esperemos pela corrida de amanhã para mais uma dose de grandes batalhas e entretenimento, que parece poder ser uma promessa para este ano no WSBK.
Classificação
1- Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha WorldSBK Official Team)
2- Alex Lowes (Kawasaki Racing Team)
3- Scott Redding (ARUBA.IT Racing – Ducati)
4- Michael van der Mark (Pata Yamaha WorldSBK Official Team)
5- Leon Haslam (Team HRC)
6- Alvaro Bautista (Team HRC)