Para celebrar a longa e ilustre história das corridas em GP da Yamaha, a marca criou um design comemorativo do 60.º aniversário do Grande Prémio Mundial para os modelos R1, R7, R3 e R125 de 2022.
Tal como a máquina vencedora de Campeonatos Mundiais da Yamaha, os modelos R1, R7, R3 e R125 comemorativos do 60.º aniversário do World GP apresentam uma carenagem em branco com uma risca vermelha horizontal forte e linhas brancas verticais, criando o “Speed Block” vermelho. Este esquema de cores autêntico apresenta um guarda-lamas dianteiro totalmente vermelho e rodas douradas, tal como as motos de fábrica vencedoras da Yamaha, e este visual intemporal é complementado com a placa de número dianteira amarela, um emblema de aniversário e uma risca vermelha que vai desde o topo do depósito de combustível até à traseira.
Desde que a Yamaha se estreou no GP em 1961, a empresa conseguiu mais de 500 vitórias em Grandes Prémios com pilotos lendários, incluindo Read, Ivy, Saarinen, Agostini, Roberts, Lawson, Rainey, Lorenzo e Rossi, e, mais recentemente, Quartararo – e estas cores de corridas históricas destacam a ligação entre as motos de corrida da Yamaha e todos os modelos da Série R.
Destaques da Yamha do 60.º aniversário do World GP
- Carenagem branca com gráfico “Speed Block” vermelho
- Emblema especial do 60.º aniversário
- Risca vermelha que vai desde o topo do depósito até à traseira
- Guarda-lamas dianteiro vermelho
- Placa de número dianteira amarela
- Rodas douradas
Destaques da Yamaha R1 do 60.º aniversário do World GP
- Motor de 4 cilindros de planos cruzados com 998cc e 200 cv
- Sistemas de controlo eletrónico altamente avançados
- UMI de 6 eixos com giroscópio/sensores G para captação de movimentos em 3D
- Opções de entrega de potência (PWR)
- Sistema de controlo de tração com sensores de inclinação (TCS) / Controlo de derrapagem (SCS)
- Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas)
- ABS para curvas com controlo de travão (BC) de 2 modos
- Sistema de gestão do travão do motor (EBM) de 3 modos
- Acelerador APSG ride-by-wire
- Quadro em alumínio Deltabox com curta distância entre eixos
- Braço oscilante de tipo treliça elevada/quadro traseiro em magnésio
- Jantes em magnésio e depósito de combustível em alumínio de 17 litros
- Painel de instrumentos LCD de transístores de película fina (TFT)
- Carenagem ao estilo da M1
Destaques da Yamaha R7 do 60.º aniversário do World GP
- Compacto motor CP2 de 689 cc de elevado binário com tecnologia de campos cruzados
- Design ultracompacto com o ADN puro da Série R
- Carenagem integral altamente aerodinâmica com cobertura inferior em alumínio
- Suspensão dianteira invertida de 41 mm de elevada especificação
- Suspensão traseira monocross de tipo “link” com um novo amortecedor
- Embraiagem A&S
- Quadro tubular leve com montagem central de alumínio para proporcionar uma rigidez de chassis afinada
- Guiador de avnaços e poisa pés leves com elegantes proteções de calcanhar
- Posição de condução desportiva e ergonomicamente adaptável
- Agressiva dianteira “twin-eye” da Série R com luzes de presença LED
- Potentes faróis LED centrais
- Jantes em liga leve fundida de 10 raios
- Pinças dos travões dianteiros com montagem radial com bomba principal radial Brembo
- Design de cockpit Supersport com instrumentos integralmente em LCD
- Entrada de ar dianteira em forma de M central
- Potentes travões dianteiros de 298 mm e traseiros de 245 mm
- Depósito de combustível esguio de 13 litros com encaixes pronunciados para os joelhos
- Traseira ao estilo da Série R
- Pneu dianteiro 120/70, pneu traseiro 190/55
Destaques da Yamaha R3 do 60.º aniversário do Grande Prémio Mundial
- A melhor supersport ligeira de sempre
- Motor DOHC EU5 de 321 cc e 2 cilindros em linha de 4 válvulas de alta rotação, com refrigeração líquida
- Chassis tubular em aço de elevada resistência, compacto e leve
- Estilo radical inspirado na M1 do MotoGP®
- Faróis e luzes de presença LED duplos ao estilo da R1
- Depósito de combustível e guiador baixo concebidos para uma excelente ergonomia desportiva
- Suspensão dianteira invertida de 37 mm e amortecedor traseiro Monocross
- Painel de instrumentos em LCD multifunções com ecrãs de fácil leitura
- Performance melhorada com excelente fiabilidade e economia
- Distribuição equilibrada de peso 50/50 para uma condução ágil
- ADN da Série R
Destaques da Yamaha R125 do 60.º aniversário do World GP
- Motor de 125 cc EU5 de alta tecnologia com atuação variável das válvulas
- Excelente eficiência da combustão
- Quadro Deltabox compacto
- Braço oscilante leve em alumínio
- Embraiagem com assistência e deslizamento (A&S) para capacidade de controlo ideal
- Design de carenagem LED “twin-eye” da série R
- Depósito de combustível de 11 litros
- Disposição do cockpit inspirada na M1 do MotoGP
- Painel de instrumentos LCD de alta visibilidade
- Posição de condução desportiva e confortável
- Pneu traseiro largo de secção 140mm
- Performance de travagem notável
Disponibilidade e preço
As entregas dos modelos da Série R do 60.º aniversário do World GP a concessionários da Yamaha terão lugar entre Janeiro e Março de 2022, dependendo dos modelos. Os preços variam consoante o país, contacte o distribuidor Yamaha no seu país para obter mais informações.
A série R da Yamaha para 2022
A série R oferece uma ampla escolha de modelos Supersport, todos eles concebidos e construídos com a filosofia “sem compromissos” da Yamaha, que torna esta linha de competição a mais interessante de todas.
Yamaha R1M
Equipada com suspensão eletrónica de competição Öhlins (ERS) e com uma especificação impressionante que inclui a mais avançada tecnologia de controlo eletrónico, bem como carenagem leve em carbono, a R1M é a moto de pista mais importante da Yamaha. Para 2022, esta icónica moto Supersport de alta performance estará disponível numa nova cor, Icon Performance.
Yamaha R1
Com um estilo super agressivo inspirado na M1, combinado com um chassis leve, elementos eletrónicos de alta tecnologia e um motor EU5 de 998 cc com planos cruzados, o modelo R1 está sempre pronto para puxar pela adrenalina. Disponível numa nova opção de cor Icon Blue em dois tons com azul mate escuro.
Yamaha R3
Com carenagem de estilo agressivo inspirada no MotoGP®, faróis LED duplos e suspensão dianteira invertida KYB de 37 mm, a R3 é a Supersport mais leve da Yamaha.
Esta moto para carta de condução A2, com motor de 321 cc de alta rotação, é o salto perfeito para os pilotos que possam estar a sair da R125 e é a preparação perfeita para subir para a R7.
Para 2022, o motor da R3 está totalmente em conformidade com a norma UE5 e a forma da carenagem inferior foi adaptada para acomodar o novo catalisador. A R3 estará disponível numa nova cor Icon Blue com acabamento em dois tons, composto por uma mistura de Icon Blue e azul mate escuro, para um aspeto ainda mais desportivo e que reforça o visual da família da Série R. A segunda cor para a R3 é Yamaha Black, conferindo à moto um visual elegante e dinâmica.
Yamaha R125
Concebida de acordo com os mesmos padrões elevados dos modelos da Série R, a R125 dá a cada piloto a oportunidade de fazer parte do Mundo R. Equipado com carenagem inspirada na R1, um quadro Deltabox compacto, um motor EU5 de alta eficiência e suspensões e travões de elevada especificação, a R125 é a melhor Supersport leve de sempre. Disponível numa nova opção de cor Icon Blue em dois tons com azul mate escuro.
Disponibilidade e preço
Os modelos R1M, R1, estarão disponíveis nos concessiossionários a partir de Dezembro de 2021, a R3 em Fevereiro e a R125 em Janeiro de 2022 . Os preços variam consoante o país, contacte o distribuidor Yamaha para obter mais informações.
Os modelos R1, R3 e R125 estarão disponíveis em duas opções de cor: a nova opção de cor Icon Blue em dois tons e Yamaha Black. A R1M vem na nova cor Icon Performance, em preto e carbono, com detalhes e rodas em azul.
Outros artigos: