Actualmente as bicicletas eléctricas estão na mó de cima, e as suas vendas continuam a crescer e a ganhar quota de mercado face às tradicionais. Mas o que a maioria dos seus utilizadores desconhece é que a bicicleta eléctrica tal como a conhecemos hoje foi inventada pela Yamaha.
A marca japonesa procurava uma solução que ajudasse a população ciclista nas subidas e contra o vento; depois de várias experiências surgiu o primeiro protótipo em 1989 a que chamaram Power Assist System, e que conhecemos como bicicleta electricamente assistida. Ou seja, continua a ter pedais, mas quando é necessário o motor eléctrico entra em acção para ajudar na pedalada.
O sistema ficou disponível ao público apenas cinco anos depois, em 1994. Isto porque o PAS criava uma categoria totalmente nova de veículo; a Yamaha teve que convencer as autoridades rodoviárias japonesas que, apesar da assistência eléctrica, continuava a ser uma bicicleta.
E porque falamos disto? Porque o crescimento meteórico das vendas deste tipo de bicicletas levou a que a partir de 1 Julho a distribuição europeia dos equipamentos OEM para bicicletas eléctricas sejam realizados pela Yamaha Motor Europe; a dsitribuição será centralizada em Schiphol, na Holanda. A Yamaha fornece o seu sistema como OEM (equipamento original de fábrica) a vários construtores europeus de bicicletas; a procura tem sido tão grande que já não faz sentido que a distribuição esteja centralizada no Japão.
Bicicletas eléctricas em alta
As bicicletas com assistência eléctrica, agora conhecidas como e-bikes, pedelecs ou EPACs (Electrically Power Assisted Cycle) superaram todas as expectativas comerciais. Por exemplo, a Federação Europeia de Ciclistas previa em 2017 que entre 2018 e 2030 seriam vendidas cerca de 50 milhões de bicicletas eléctricas na Europa. Mas logo em 2018 teve que corrigir o valor: agora aponta para 150 milhões para esse período. Na Alemanha, de 2017 para 2018 houve um aumento de 36%, com 980 000 e-bikes vendidas em 2018.
A Cycling Industries Europe – que reúne as empresas da indústria ciclística – calculava que em 2024 as vendas de bicicletas eléctricas na Holanda superassem as tradicionais, mas errou as previsões: aconteceu seis anos mais cedo, em 2018.
Estes números explicam a decisão da Yamaha, e colocam em perspectiva a bicicleta apresentada esta semana pela Triumph, e o interesse da Harley-Davidson, ou da Ducati.
«Estamos muito entusiasmados por assumir a responsabilidade do nosso negócio de sistemas de bicicletas elétricas OEM e gostaríamos de agradecer à Yamaha Motor Company a confiança que depositou em nós para desenvolver este negócio na Europa», diz Eric de Seynes, Presidente, Director executivo da Yamaha Motor Europe e Director executivo sénior da Yamaha Motor Co. «Existem duas razões para o nosso entusiasmo: a primeira está relacionada com o desenvolvimento rápido e extraordinário do negócio de bicicletas elétricas na Europa, o que representa uma forte oportunidade de crescimento para a Yamaha Motor Europe. A segunda é a nossa convicção em acelerar o número de parcerias OEM com os principais intervenientes do mundo da mobilidade na Europa. A Yamaha foi pioneira nesta tecnologia EPAC e confiamos na nossa capacidade de melhorar a reputação da nossa marca neste domínio, apoiando os futuros sucessos dos nossos principais parceiros.»
Pode ficar a saber mais sobre os sistemas Yamaha para bicicletas eléctricas aqui.