Yamaha R3 bLU cRU European Cup estreia-se no WSBK 2021

A Yamaha desenhou uma competição de captação de talentos para 2021 que irá decorrer em paralelo a seis provas do Mundial de SBK.

Esta nova competição resulta da colaboração entre a Yamaha Motor Europe, a FIM Europa e a Dorna WSBK Organization (DWO), com o apoio da JiR (Japan Italy Racing) e decorre em paralelo ao Mundial de Superbikes, já em 2021. As inscrições para a Yamaha bLU cRU European Cup R3 estão abertas até ao dia 15 de dezembro e destina-se aos jovens dos 12 aos 20 anos.

A Yamaha R3 bLU cRU European Cup estava prevista arrancar em 2020, todavia, a pandemia levou ao seu adiamento, mas agora tudo aponta que se venha a juntar ao calendário do WorldSBK durante seis rondas, cada uma composta por duas corridas.

A Taça Europeia Yamaha R3 bLU cRU configura uma excelente oportunidade para os jovens pilotos, beneficiando estes inclusive da exposição proporcionada pelas transmissões televisivas e demais meios de comunicação que habitualmente acompanham o WorldSBK.

Por se tratar de um campeonato com suporte total, os pilotos receberão uma Yamaha YZF-R3 pronta para correr, um pacote de pilotagem completo, incluindo pneus Pirelli, combustível, treinos e assistência técnica por um custo de 27.900 euros por temporada. Este modelo “chave-na-mão” permitirá que os pilotos simplesmente apareçam e corram.

No custo está inclui um teste de pré-temporada no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, em Março, onde os pilotos receberão o seu kit de corrida, capacete, fato de couro, luvas, botas e vestuário Paddock Blue. Tudo isto precederá ao processo de familiarização em pista com a Yamaha R3, antes da primeiro prova da temporada de 2021.

Outra das vantagens desta Taça é que o vencedor final da competição ganhará acesso directo a uma vaga no grelha da categoria das Supersport 300 na equipa WorldSSP300 bLU cRU, desde que tenha mais de 15 anos de idade.

O segundo lugar na classificação receberá uma entrada wildcard no WorldSSP300 para a temporada seguinte, bem como um desconto de 50 por cento no seu registo para a Taça Europeia 2022 Yamaha R3 bLU cRU, prémio que também será concedido ao piloto que terminar em terceiro no campeonato.

As inscrições para este campeonato têm um limite máximo a 36 vagas na grelha, estando previstos dois wildcards por evento. Todos os pilotos devem estar licenciados pela FIM.