Não será surpresa, pelo menos para os motociclistas e para os nossos leitores mais atentos, que a Yamaha estava a preparar-se para lançar mais uma variante da sua popular e aclamada plataforma CP3. Neste caso estamos perante uma proposta de “look” retro, uma homenagem moderna a motos icónicas que fazem parte do ADN desportivo da casa de Iwata. A nova XSR900 GP é assim a mais recente proposta da marca japonesa para os motociclistas que querem o motor tricilíndrico “vestido” com roupas desportivas.
A competição está no ADN da Yamaha. A Yamaha Motor Company compete e vence nas mais diversas provas de motociclismo desde a sua criação, sempre a procurar superar e elevar os limites de homem e máquina.
A primeira moto de sempre da Yamaha, a YA-1, venceu a Mount Fuji Ascent Race em 1955, pouco depois da fundação da empresa. E a nova XSR900 GP apresenta-se ao serviço como uma continuação, ou um novo capítulo, desta já longa história de sucesso da marca japonesa.
A XSR900 GP hoje apresentada vai buscar inspiração para as suas formas e imagem a modelos como a YZR de Grandes Prémios, mas também à famosa TZR, ou ainda à FZR. O desenho das suas carenagens adota uma linguagem que, na época dourada do motociclismo mundial, adaptou-se em função de uma procura pela melhor performance aerodinâmica, passando as carenagens a serem moldadas com uma forma mais quadrada.
O objetivo da Yamaha não foi o de criar uma réplica, mas sim lançar um modelo que presta homenagem ao passado, mas sem esquecer a mais recente tecnologia para aprimorar a sua performance.
A XSR900 GP conta com uma carenagem superior que remete para o final dos anos 80 e início dos 90 dos Grandes Prémios, mostrando, claramente, não só uma influência evidente das motos YZR, mas também com apontamentos das máquinas desportivas de produção como a FZR e TZR do final da década de 1980 e do início da década de 1990.
Para manter a aparência de moto de competição, o farol LED redondo que habitualmente encontramos na XSR900 é substituído aqui por um módulo de lentes compacto, totalmente integrado na carenagem dianteira, para criar uma sensação de elemento único, ao mesmo que mantém uma iluminação que permite ao condutor da XSR900 GP desfrutar da moto mesmo em condições de menor luminosidade.
Também o método de fixação desta carenagem vai buscar inspiração à década de 1980, com os engenheiros a optarem por utilizar uma estrutura tubular que liga a carenagem ao quadro e aos suportes retos de apoio ao painel de instrumentos. Isto foi feito para proporcionar ao condutor uma sensação genuína da era dourada do motociclismo.
Para realçar a sensação do cockpit clássico, o suporte da carenagem superior é suportado por uma estrutura de porcas idêntica à usada na TZ250 original. Com um verdadeiro estilo de competição, esta estrutura é fixada com uma cavilha beta, uma estreia para a Yamaha num modelo de produção em massa para utilização em estradas públicas.
Uma característica importante desta XSR900 GP é que a utilização da estrutura da carenagem dianteira ajuda a aumentar a aceleração e a velocidade máxima deste modelo, enquanto os tubos nos painéis laterais permitem que o calor do radiador seja afastado rapidamente a moto, o que permite por sua vez maximizar arrefecimento.
A cobertura do assento do passageiro em cor a condizer ajuda a completar o visual de competição, com destaque para a traseira em formato quadrado ao estilo da década de 1980 e que oculta a luz de travão – com função de travagem de emergência –, enquanto o batente da tampa do assento do passageiro mantém o condutor numa posição que melhora a sensação de aceleração.
Adornada numa das mais emblemáticas cores de Grandes Prémios da Yamaha de todos os tempos – quem não se recorda da icónica decoração Malboro?! –, a XSR900 GP está disponível numa decoração inspirada nas máquinas conduzidas por pilotos como Wayne Rainey na categoria de 500 cc do Mundial de Velocidade, incluindo placas de números amarelas, que podem ser encontradas tanto na carenagem dianteira como traseira.
O quadro de tipo Deltabox e o braço oscilante apresentam um acabamento em prateado para melhor evocar a era dos protótipos da década de 1980, e realçam o caráter do próprio quadro ao Deltabox, que durante anos e anos tem vindo a ser evoluído pela Yamaha para os modelos mais desportivos.
Outros destaques que podemos referir e realçar nesta XSR900 GP são os avanços.
Estes elementos foram revistos, alterando drasticamente a posição de condução em comparação com a normal XSR900, deslocando o condutor mais sobre a frente na moto, obrigando a adotar uma posição de condução mais desportiva. Isto foi conseguido através de avanços mais baixos.
Esta alteração tem como resultado o aumento de peso sobre o eixo dianteiro, o que permite à XSR900 GP oferecer uma sensação de maior precisão, algo que os motociclistas esperam de uma moto ao estilo de competição.
No entanto, como este modelo não se destina exclusivamente à competição ou às pistas, houve um cuidado especial para assegurar que a posição de condução não é demasiado inclinada para a frente, sobrecarregando os braços do condutor. De acordo com a Yamaha a posição de condução oferece um equilíbrio, e conforto é enfatizado com um assento mais espesso e que oferece mais apoio.
As modificações específicas da XSR900 GP incluem ainda novidades no que diz respeito à ciclística.
Para acomodar a carga adicional na dianteira da máquina, como resultado da posição de condução mais à frente, diversas zonas do quadro foram afinadas para otimizar a estabilidade em curva. O subquadro também foi reforçado em relação ao da XSR900.
Os apoios para os pés da XSR900 GP são fabricados em alumínio fundido, podendo ser ajustados em duas posições diferentes. De fábrica os poisa-pés estão fixos na sua posição mais elevada para acentuar a posição de moto mais desportiva, mas na posição mais baixa permitem que o condutor se sinta mais confortável, sem necessidade de fletir em demasia as pernas.
Para se adequar ainda mais a este estilo de condução com maior incidência na dianteira, a XSR900 é o único modelo da plataforma CP3 a apresentar um eixo na coluna de direção em alumínio que ajusta a rigidez na zona da direção para melhor equilibrar as sensações, oferecendo maiores doses de estabilidade nas mudanças de direção ou em rápida desaceleração.
A suspensão dianteira invertida KYB é totalmente ajustável em termos de pré carga e compressão, bem como de extensão, o que permitirá encontrar a configuração ideal para a ajustar o “feeling” da dianteira da XSR900 GP. A suspensão traseira tipo biela aciona um amortecedor KYB totalmente ajustável, e inclinado para a frente, praticamente oculto. A regulação remota da pré-carga simplifica a personalização da condução.
A bomba principal radial dianteira Brembo sublinha as especificações de ponta da moto e sustenta o seu potencial desportivo, com tubos dos travões otimizados para melhorar o controlo da travagem numa condução mais desportiva.
A ciclística fica completa com a presença de um conjunto de leves jantes Spinforged, que neste caso estão cobertas pelos novíssimos pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23 – saiba mais clicando aqui .
Por outro lado, sublinhando a vertente mais moderna desta XSR900 GP, a Yamaha instala um completo pacote eletrónico, baseado nas informações recolhidas pelos mais diversos sensores e que “alimentam” a plataforma de medição de inércia (IMU) de 6 eixos, que faz depois a gestão da eletrónica.
Conta com três modos de condução integrados predefinidos: Sport, Street e Rain.
Estes modos de condução apresentam definições de fábrica com diferentes níveis de intervenção para se adequar às condições de condução. Existem ainda na XSR900 GP duas definições personalizadas que permitem ao condutor selecionar, manualmente, as suas próprias definições de potência e intervenção das várias ajudas à condução sensíveis à inclinação.
E entre as diversas opções eletrónicas que visam exponenciar a experiência de condução desta Yamaha encontramos o sistema de controlo de tração (TCS) sensível à inclinação, o sistema de controlo de derrapagem lateral (SCS), bem como o sistema de controlo de elevação (LIF) da roda dianteira e o sistema de controlo de travão (BC).
Esta novidade é também o primeiro modelo Sport Heritage a ser equipado com o sistema Quick Shift de terceira geração, que foi evoluído para garantir trocas de caixa mais precisas, mais imediatas e com toda a suavidade necessária para não ter qualquer impacto na estabilidade do conjunto.
A nova XSR900 GP estará disponível em duas cores: Legend Red e Power Grey. A disponibilidade e preço em Portugal está ainda por confirmar. Contamos poder atualizar este artigo com essas informações rapidamente.
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