Zapp i300 Carbon distinguida nos German Design Awards

A Zapp i300 carbon venceu o premio de excelência no design de produto, na categoria de motociclismo, nos prémios de design alemão em 2023 (German Design Awards).

i300 carbon

A scooter elétrica britânica Zapp i300 Carbon, já conhecida entre os motociclistas pelo seu design, consegue agora destacar-se internacionalmente graças ao prémio de melhor design de produto com que foi distinguida durante os recentes German Design Awards. Esta proposta zero emissões foi elogiada pelo seu “design de qualidade excecional”, numa avaliação feita pelo júri independente de especialistas em design internacional.

A Zapp i300 Carbon é construída em torno de uma arquitetura inovadora no que respeita ao “esqueleto” da moto, e apresenta um motor elétrico poderoso com uma aceleração de uma moto de alto desempenho, seguindo a abordagem sustentável Gen-2, que se destaca pela utilização de componentes recicláveis e compostos verdes.

Esta scooter elétrica abre novos caminhos, tanto no design como na tecnologia, conveniência e a agilidade, com um motor elétrico de alta potência para oferecer níveis de aceleração de motos de alto desempenho.

i300 carbonPara isso, a equipa de design da Zapp criou uma arquitetura de exoesqueleto em forma de Z, uma estrutura única e inovadora.

Este design destinto garante que a i300 Carbon é o mais leve possível, maximizando a autonomia da bateria e o desempenho em estrada. Os testes realizados revelam que a aceleração dos 0-50 km/h é feita em apenas 2,3 segundos.

Outra inovação fundamental nesta scooter é o seu sistema de baterias duplas e ultraportáteis. Cada bateria pesa apenas 6 kg e pode ser carregada de 20% a 80% através de tomadas de domésticas padrão de 220v/110v em menos de 40 minutos.

A portabilidade das baterias torna a scooter i300 Carbon fácil de carregar em todo e qualquer lugar ou momento, em casa ou no trabalho, sem necessitar de uma rede de carregamento partilhada e pública, e que pode estar ocupada.

i300 carbonO principal foco da Zapp com esta scooter é, por um lado, disponibilizar uma moto elétrica, mas também como já referimos, adotar uma estratégia de fabrico Gen-2 (segunda geração), com a maior parte dos componentes a serem recicláveis e a sua arquitetura desenhada para reduzir o número de componentes necessários na sua montagem.

Tudo isto se traduz numa produção mais ecológica e de tempo reduzido, sendo necessários menos passos de montagem parta finalizar cada unidade da i300 Carbon, e com isso reduz-se também o consumo da energia utilizada na produção.

“A Zapp i300 Carbon impressiona com uma linguagem de design marcante que encarna perfeitamente a procura de leveza, dinamismo, flexibilidade e tecnologia progressiva até ao último detalhe. A bateria portátil com um cabo prático de transporte é mais uma prova do conceito de design contemporâneo e de bem pensado”, referiu o júri dos German Design Awards.

Já Swin Chatsuwan, fundador e CEO da Zapp, afirmou, em reação a esta distinção internacional, que “Estamos profundamente orgulhosos do que conseguimos com a i300, por isso é uma honra ter o nosso trabalho árduo reconhecido nos German Design Awards. A i300 é única em muitos aspetos, mas especialmente no seu design. Foi a nossa arquitetura de exoesqueleto que ajudou a permitir soluções inovadoras, como o nosso sistema de baterias duplas ultraportáteis, e ajudou a garantir que a i300 é altamente sustentável”.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!