Depois de ter largado uma bomba ao anunciar que ia abandonar a categoria Moto2, a KTM largou outra. Johan Zarco não cumprirá o seu segundo ano de contrato, e deixará a equipa no final desta temporada.
«Johan Zarco e a Red Bull KTM não completarão a segunda temporada do contrato de dois anos em 2020. O ex-campeão do mundo de Moto2 e a equipa de fábrica decidiram mutuamente terminar a relação no final da temporada de 2019», diz o comunicado oficial do construtor austríaco.
O piloto francês encontrou grandes dificuldades de adaptação à KTM RC16. Depois de dois anos a lutar pelo pódio com a Yamaha M1 da Tech 3, os níveis de frustração do piloto francês eram elevados; em Jerez cabou por desabafar em voz alta nas boxes durante o GP de Espanha. Isso levou a um ‘puxão de orelhas’ de Stefan Pierer, CEO da KTM, e ao pedido público de desculpas de Zarco. Sem conseguir melhorar as suas prestações ao longo da temporada, a relação chega agora ao fim.
O futuro de Zarco?
Apesar da relação conturbada e da falta de resultados, o anúncio da separação não deixa de ser uma surpresa. E para além disso levanta várias questões, entre as quais: para onde vai Zarco em 2020? Os lugares em MotoGP estão ocupados; SBK? Regresso a Moto2? Outra questão, talvez mais fácil de responder é: quem vai ocupar o seu lugar? A resposta mais óbvia seria Miguel Oliveira; isso deixaria um lugar em aberto na Tech 3 – que podia preenchido por um dos pilotos de testes.
Depois de ter assinado pela KTM, Zarco ficou a saber que o seu agora ex-manager Laurent Fellon esteve em conversações com Honda e Yamaha. O piloto francês teve oportunidade de ir para o lugar de Dani Pedrosa, que depois foi preenchido por Jorge Lorenzo. Isso levou Zarco a romper a longa e muito próxima relação com o seu manager de sempre no início do ano.
«É oficial, não vou correr com a KTM Factory Racing para a temporada de 2020 de MotoGP. Foi uma decisão difícil de tomar, tenho a possibilidade de ter o melhor trabalho do mundo e quero fazê-lo com um sorriso a lutar pelos pódios! Como profissional, mantemo-me concentrado no que resta da temporada de 2019 dando meu melhor e tentando melhorar as minhas habilidades», foi a confirmação do piloto francês no Twitter esta manhã.