Zontes sobe de cilindrada com motores três cilindros

A marca chinesa desenvolveu um novo motor três cilindros. A Zontes vai apresentar novidades com cilindradas de 700 e 1000 cc.

zontes

Da China começam a chegar inúmeros fabricantes dispostos a alterar a forma como os motociclistas europeus encaram as motos fabricadas naquele país asiático. O “ataque” chinês tem sido feito à custa de motos de cilindrada baixa ou média. Porém, a Zontes, marca que faz parte do grupo Guangdong Tayo Motorcycle Technology, está a pensar mais além e apresentou os primeiros detalhes do novo motor três cilindros.

As primeiras informações de que a Zontes poderia subir de cilindrada começaram a surgir ainda em 2021, na altura através de uma naked em formato concept e design futurista.

Recordamos que atualmente a marca representada em Portugal pela empresa Terra Bastos Lda. conta com uma gama composta por modelos de diferentes tipos, mas com cilindradas que variam entre os 125 cc e os 350 cc e motor monocilíndrico.

zontesA chegada de um motor três cilindros é um passo de gigante rumo a uma mudança de estratégia da Zontes. Ainda mais se considerarmos que as cilindradas em que este motor estará disponível serão 700 cc e o maior 1000 cc.

Agora que solidificou a sua presença no mercado europeu nas baixas cilindradas, e nomeadamente em Portugal, o novo motor tricilíndrico, uma arquitetura que tem sido usada com bastante sucesso por fabricantes como a Triumph, a Yamaha e também pela MV Agusta, permitirá elevar a Zontes para um patamar superior, respondendo assim aos desejos dos motociclistas europeus que habitualmente procuram motos mais sofisticadas e capazes de oferecer boas sensações de condução.

O motor três cilindros deste fabricante chinês poderá ser aplicado em motos de segmentos trail, naked – talvez uma moto derivada da concept que pode ver neste artigo – ou até sport-touring. A ideia é criar uma plataforma modular que seja possível adaptar a vários conceitos.

A boa notícia é que, tal como se pode ver no vídeo de apresentação do motor, a Zontes já parece ter ultrapassado a fase de protótipo, fabricando agora os componentes internos necessários ao seu funcionamento em maior quantidade.

Tudo indica que a produção do novo motor três cilindros já começou em grande escala, e talvez já em 2023 seja possível ver o resultado deste novo projeto da Zontes.