Dirty Sliders: Assim nasce um novo evento

Dirty Sliders é o nome do novo evento ligado em exclusivo ao dirt track, competição que ganha cada vez mais expressão em Portugal, muito por culpa de Luis Magalhães, um dos impulsionadores da modalidade em Portugal, piloto e organizador do Dusty Track e agora, também do Dirty Sliders.

Texto: Luís Magalhães • Fotos Sofia Carvalho

Foi no dia 10 de Novembro do passado ano que o Dirty Sliders teve a sua primeira edição, na pista oval construída propositadamente em Freamunde.

Este evento é totalmente dedicado às motos de flat track, onde o travão da frente é coisa que não existe! Depois de um contacto por parte da Comissão de Festas das Sebastianas 2020, onde demonstraram a vontade de participar na organização do Dusty Track, evento pelo qual sou responsável, foi tempo de colocar em prática uma ideia que já me vinha a “atormentar” há algum tempo.

Criar e organizar um evento exclusivamente pensado para as motos preparadas para as pistas de flat track ou dirt track, que é como quem diz, motos sem travão dianteiro e equipadas com pneus apropriados para a modalidade, ou em alternativa, pneus de estrada ou até para a neve, uma vez que em Portugal, ainda é difícil comprar material específico para estas modalidades. Estava lançada a base para esta nova aventura! A primeira pessoa de quem me lembrei para me ajudar a pôr em prática este evento foi o Simão Vidinha, amigo de há já alguns anos, que nutre o mesmo gosto e paixão pela modalidade.

Decidimos o nome, criámos o logótipo e pedimos ajuda ao grande artista que é o Rui Gomes, para nos idealizar e elaborar o cartaz. Em colaboração com a Comissão de Festas das Sebastianas 2020 construímos a pista em Freamunde, uma “short track”, para dar um novo desafio aos pilotos que viriam participar. Foram 25 as motos que tivemos em pista e um número surpreendente de espectadores, atendendo às condições climatéricas péssimas que tivemos.

Foi muito bom! Um dia fantástico, pleno de corridas, amizade e confraternização, onde os resultados finais acabaram por ser o que menos interessou. Um evento, que pelo sucesso que teve logo nesta primeira edição, tem já assegurada a continuidade.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os pilotos que estiveram presentes, aos fotógrafos e ao público, que mesmo com frio e chuva não nos viraram as costas. Em 2020, esperamos, vamos ter um ano muito preenchido, pelo que aguardem pelas novidades!

Um agradecimento especial ao André Ribeiro, Flávio Ribeiro, Sofia Carvalho, João Coelho, Bruno Caracol, Danilo Nieves e à WLROD, nosso patrocinador.

Artigos relacionados:

Dusty Track no The Timers 2019

6º Dusty Track é na Rebordosa