Capacete Shark Aeron GP – O primeiro com spoilers auto adaptativos!

O Shark Aeron GP é o primeiro capacete equipado com spoilers auto adaptativos. Fique a conhecer os segredos desta novidade.

aeron gp

Hoje em dia não são apenas as motos dos mais diversos fabricantes a utilizar spoilers de diversos feitios e dimensões para melhorar a sua aerodinâmica. Atualmente, os capacetes desportivos, principalmente este tipo de capacetes, é o expoente máximo da aerodinâmica em termos de equipamentos de motociclismo. E o novo capacete integral desportivo Shark Aeron GP apresenta-se como o líder em termos de soluções aerodinâmicas.

Aproveitando a vasta experiência da marca francesa fundada em Marselha, o Aeron GP, um capacete que é usado em MotoGP, por exemplo, por Miguel Oliveira ou Johann Zarco, assinala a chegada da mais avançada aerodinâmica aos capacetes.

E porque é que dizemos isto?

Porque a Shark instala no novo capacete desportivo topo de gama um conjunto de spoilers auto adaptativos!

Leia também – Descubra aqui todos os segredos do capacete Shark Aeron GP de Miguel Oliveira

aeron gpAo contrário de outros fabricantes que integram na calota exterior do seu capacete os conhecidos spoilers de forma a otimizar o fluxo aerodinâmico, mas que são de posição fixa ou podem ser ajustados manualmente de acordo com a preferência do motociclista, o novo Aeron GP utiliza spoilers que se movem automaticamente de acordo com o ar que “embate” na superfície do capacete.

O spoiler traseiro de grandes dimensões está na verdade dividido em três peças, sendo que as partes laterais, graças ao uso de simulações geradas por computador, são móveis, alterando a sua posição automaticamente.

Desta forma, o Shark Aeron GP não só apresenta uma aerodinâmica superior em linha reta quando a moto atinge a sua velocidade mais elevada, mas também otimiza o comportamento em curva, quando a cabeça do piloto muda de posição, reduzindo o arrasto aerodinâmico.

Um efeito secundário destes spoilers auto adaptativos que podemos encontrar no Aeron GP é a ausência de turbulência na zona posterior da cabeça, sendo que a Shark refere que este capacete é compatível com o formato das bossas aerodinâmicas que os fabricantes dos fatos de pista produzem, tornando-se assim como que uma parte integrante do restante equipamento do piloto.

Em números, este sistema exclusivo da Shark confere ao Aeron GP uma redução de 80% em termos do que a marca francesa denomina de “efeito bandeira”, menos 50% de turbulência, e ainda uma melhoria de 5% no coeficiente de arrasto.

aeron gpMas para além dos spoilers auto adaptativos, o novo Shark Aeron GP apresenta também todo um conjunto de argumentos técnicos dignos dos capacetes de MotoGP, usados pelos melhores pilotos do mundo.

Entre as características que se destacam encontramos a calota COTA – Carbon On View & Aramid, uma estrutura de fibra de carbono com resina aplicada com recurso a uma técnica térmica específica que lhe confere uma resistência superior, mantendo a leveza que se reconhece num capacete em fibra de carbono. No interior, a calota é de EPS de múltiplas partes, cada uma de diferentes dimensões, para se adaptar melhor a cada tamanho de capacete.

O forro interno é composto por elementos removíveis, com destaque para o sistema de remoção fácil em caso de emergência, sendo que o formato 3D das almofadas do forro foi profundamente redesenhado.

A ventilação foi também ela profundamente otimizada. Para isso, o Aeron GP recorre a nada menos do que 5 entradas de ar para um aumento de 25% da entrada de ar fresco para o interior, enquanto as 7 saídas de ar permitem extrair o ar quente de forma mais eficiente. De acordo com a Shark, essa melhoria atinge os 77%.

A viseira instalada de fábrica é transparente e cumpre com os requisitos para ser classificada como de classe ótica 1, a mais elevada, apresentando uma espessura de 4,25 mm. O mecanismo mecânico patenteado inclui quatro pontos de fixação e é facilmente removível através do mecanismo “quick release”.

Na caixa a Shark inclui ainda uma viseira escura e os necessários “tear off” para manter a viseira limpa quando desfruta do Aeron GP em pista, 5 filtros antipoluição, duas máscaras anti embaciamento, autocolantes para decoração personalizada e ainda um saco de transporte igual ao utilizado pelos pilotos.

Quanto a tamanhos disponíveis, a Shark anuncia que o Aeron GP pode ser adquirido nos tamanhos do XS ao XXL, sendo que a marca francesa disponibiliza esta novidade em diversas decorações e pinturas, incluindo variantes réplica de pilotos patrocinados pela marca.

O PVP deste capacete desportivo com homologação EC 22.06 e FIM é desde 1079€.

Para mais informações sobre o Shark Aeron GP pode contactar o importador exclusivo da marca em Portugal, a Lusomotos, clicando aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo dos equipamentos e acessórios de motociclismo. A não perder!