CN Supercross 2022 – Poutena ao rubro em noite de festa

O CN Supercross 2022 passou por Poutena no passado fim de semana, onde 7.500 espectadores contribuíram para uma grande festa de competição.

No passado sábado, 6 de agosto, a noite foi de grande espetáculo e festa em Poutena com a realização do segundo confronto da temporada do CN Supercross 2022. Com uma temperatura quente e cerca de 7.500 espectadores nas bancadas, o Nacional de Supercross teve na pista Nelson Alves uma jornada de alto gabarito, com uam elevada presença de público a comprovar que a modalidade possui grande popularidade por aquelas paragens. Não serão alheios os três anos de ausência de competição daquela que é uma das catedrais da modalidade, pelo que o seu público recebeu de forma absolutamente espectacular pilotos e equipas, numa clara demonstração da popularidade do Supercross por paragens da Bairrada.

Com 500 metros de extensão e cuidadosamente desenhado e preparado pela Penta Control, o organizador que promoveu esta prova sob os desígnios da FMP, o traçado revelou-se perfeito para um espetáculo de nível superior, proporcionado pelos melhores pilotos nacionais naquele que é o mais antigo evento da disciplina no nosso país.

Leia também: CN Supercross 2022 – Arranque de temporada foi em Fernão Joanes

Na corrida reservada às SX1, Paulo Alberto dominou as 13 voltas realizadas, sempre com Hugo Basaúla e Xurxo Prol atrás de si. No salto de meta, Alberto tinha 14 segundos de vantagem sobre Basaúla, sendo mesmo estes três os únicos a cumprir as 13 voltas no momento da bandeira de xadrez. Thomas Baratange ainda passou de forma efémera pelo terceiro lugar, mas terminaria a corrida atrás de Sandro Peixe, o quarto, e José Iglésias.

Nas SX2, foi Luís Oliveira quem assinou o melhor arranque, mas na terceira volta o espanhol David Beltran passou para o comando da prova. Luís Oliveira desceu ao segundo posto e na fase final resistiu a todos os ataques protagonizados por Alejandro Miguel até que este na derradeira volta conseguiu mesmo passar o piloto de Belas para ser segundo na linha de meta na frente de Oliveira. Fábio Costa também lutou por um lugar no pódio, mas acabou por se atrasar e ser quarto na frente de Daniel Pinto.

No espetacular ‘head to head’, que coloca frente a frente os dois melhores das corridas SX1 e SX2, foi Hugo Basaúla quem venceu. Depois de eliminar David Beltran no primeiro duelo o agora piloto da Gas Gas bateu Paulo Alberto na final. Este tinha eliminado Alejandro Miguel anteriormente e na luta pelo terceiro lugar foi Beltran quem levou a melhor face ao rival.

Arrancando melhor que todo o restante pelotão, Paulo Alberto replicou o que tinha feito na corrida SX1 e tomou de assalto a primeira posição na derradeira corrida da noite.

Inicialmente seguido por Sandro Peixe, o piloto de Leiria revelou um ritmo superior e começou a ganhar vantagem face ao rival ribatejano, sendo este seguido por Luís Oliveira e David Beltran. Hugo Basaúla não conseguiu um bom arranque e era apenas 10º na primeira passagem pelo salto de meta, mas iniciava uma recuperação que o levou a subir gradualmente na classificação até ao segundo posto onde se instalou a duas voltas do final para ocupar a posição intermédia de pódio atrás de um distante, 13 segundos, Paulo Alberto. Sandro Peixe fechou a corrida na terceira posição na frente de David Beltran e Xurxo Prol, tendo os sete primeiros ficado definidos a cinco voltas do final, sendo que atrás de Prol terminaram ainda na mesma volta do vencedor Alejandro Miguel e Fábio Costa, a dar muito conta de si aos comandos da 250 cc com motor a quatro-tempos.

Com esta vitória Paulo Alberto ficou com seis pontos de vantagem sobre Basaúla na frente do campeonato Elite, sendo o terceiro posto ocupado por Sandro Peixe quando faltam ainda duas provas para o final da época.

Nas SX1 a liderança é dividida entre Paulo Alberto e Hugo Basaúla ambos com 47 pontos e com 11 de vantagem sobre Sandro Peixe. Nas SX2 é Alejandro Miguel o primeiro com sete pontos de vantagem sobre Fábio Costa e 13 para Daniel Pinto.

Competindo lado a lado os pilotos das SX65 e SX50 foram mais uma vez protagonistas de um espectáculo fantástico nesta segunda ronda do CN Supercross 2022 em Poutena.

Nas SX65, o vencedor em ambas as corridas foi Duarte Pinto, na segunda corrida com apenas três milésimas de segundo de vantagem sobre Leonardo Gaio, este o quinto na primeira corrida depois de uma queda sofrida quando lutava com Pinto pela primeira posição. Com um segundo e um terceiro lugares conseguidos nas mangas, Guilherme Gomes foi o segundo no final do dia, na frente de Leonardo Gaio e Francisco Fernandes, ambos com o mesmo número de pontos e com a diferença a ser feita pelo melhor resultado de Gaio na segunda manga. Gustavo Pitschieller foi o quinto classificado.

Nas SX50 Edgar Salustiano venceu ambas as corridas sempre na frente de Duarte Machado e Edgar Póvoa.

Duarte Pinto é líder invicto nas SX65, com 18 pontos de vantagem sobre Francisco Fernandes e Guilherme Gomes, ambos empatados.

Nas SX50, Edgar Salustiano é o primeiro, igualmente invicto no campeonato e com 16 pontos de vantagem sobre Duarte Machado e 56 para Edgar Póvoa.

Depois da passagem do CN Supercross 2022 por Poutena, a próxima será já no próximo Sábado, 13 de Agosto, em Fafe, sendo mais vez esperada uma forte adesão popular.

Fonte: FMP