O piloto António Maio aos comandos de uma Yamaha foi o grande vencedor da passagem do CNTT 2022 pelo alto Alentejo, com a realização da 34ª edição do Raid Ferraria. João Vale, também em Yamaha, venceu nos Quad e a dupla Roberto Borrego/Nuno Abrantes em Can-Am, nos SSV, foram os primeiros daquela que foi a 3º jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Domingos Cunha, em Yamaha, venceu a Mini Baja.
Sob a batuta organizativa do Clube da Ferraria e sob a chancela da FMP -Federação de Motociclismo de Portugal, a prova contou com quase centena e meia de participantes por pistas dos concelhos de Abrantes, Ponte de Sor e Gavião. Nesta jornada disputou-se ainda a primeira prova da temporada da Mini Baja, um Troféu que se destina aos mais jovens e tem nova ronda marcada para 6 e 7 de Maio na Baja do Oeste.
Leia também: CNTT 2022 – Martim Ventura vitorioso nos Juniores em Ferraria
Em fim-de-semana prolongado, os concorrentes disputaram 301 quilómetros ao cronometro, repartidos por um prólogo e uma dupla passagem setor seletivo de 149 km.
Neste Raid de Ferraria, a terceira ronda do CNTT 2022, António Maio e Gustavo Gaudêncio, que partiram separados por escassos 10’’ para o 2º dia, travaram um animado duelo que viria a pender para o campeão nacional e líder da temporada.
“A minha corrida correu bem. No prólogo optámos por seguir uma estratégia diferente do habitual porque o piso estava pesado e com muita água, o que acabou por resultar. Assim, ficámos com uma margem muito curta para o Gustavo o que adivinhava uma luta gira para a etapa final. Tive que impor um ritmo mais forte e concentrar-me mais, mas estou feliz por sair desta competição com mais uma vitória,” referiu o campeão nacional à chegada ao Gavião.
Ao pódio subiram Gustavo Gaudêncio (Honda) e Daniel Jordão (Husqvarna). 4º lugar para Micael Simão (GasGas) vencedor da Classe TT3 e 5ª posição para Fábio Magalhães (Honda) que venceu a Classe TT1. Martim Ventura (Yamaha), que recentemente viu partir o seu pai, o antigo piloto Rui Ventura, regressou as competições para triunfar na Classe Júnior enquanto Mário Patrão (KTM) venceu a Classe Veteranos. João Pacheco (KTM) foi o vencedor da Classe Promoção e Bruna Antunes (GasGas) conquistou a Taça das Senhoras.
Animação nos Quads
À semelhança das motos também João Vale e Luís Fernandes travaram animado duelo nos Quad terminando o 2º dia separados por escassos 15s. Vitória absoluta para o líder do campeonato que assim reforçou a sua posição.
“Foram dois dias bem disputados. Consegui vencer, era esse o objetivo. Vamos voltar a correr daqui a duas semanas e vou trabalhar para conseguir obter o mesmo resultado na próxima competição”, salientou o vencedor no final da corrida.
Ao pódio subiu mais uma vez o jovem Rafael Carvalho que triunfou na Classe Júnior. 4º lugar para Fernando Cardoso vencedor da Promoção. Carlos Reguinga foi primeiro entre os veteranos. Todos estes vencedores em Yamaha, enquanto Vera Cabrita em Suzuki conquistou a Taça das Senhoras.
SSV em prova renhida
O duelo pela liderança dos SSV foi entre Roberto Borrego e Gonçalo Guerreiro, marcado por uma disputa emocionante, sendo que no final os dois ficaram separados por uns mínimos 5’’, com a vitória a pender para o campeão nacional.
“Foi uma prova muito renhida. O Gonçalo está muito forte e tive que arriscar e impor um ritmo rápido. Foi sempre ao ataque até à placa e vencemos por 5 segundos. Gostei muito desta corrida”, comentou o campeão nacional no final da corrida.
O 2º lugar de Gonçalo Guerreiro que venceu entre os Juniores permite-lhe, todavia, ascender à liderança do Campeonato. O derradeiro lugar de pódio foi conquistado por Nelson Caxias por escassos 14’’ sobre Herlander Araújo. Pedro Carvalho, em 5º lugar, venceu entre os veteranos. Renhido foi também o duelo pela vitória na classe Stock com José Morgado (Can-Am) a impor-se por 14’’ a Nelson Saramago (Polaris). Triunfo na Classe T2 para Luis Caseiro.
Na Mini Baja que foi composta de um prólogo e um setor com 75 km Domingos Cunha foi o mais rápido terminando à frente de Manuel Amaral e com Miguel Ferreira em 3º lugar. Simão Severino venceu entre os mais jovens à frente de Luís Brandão e Bernardo Caiado. Carolina Feitinha foi a única menina participante e também o único concorrente em Quad.
O CNTT 2022 regressa a 6, 7 e 8 de maio na Baja TT Oeste de Portugal.
Classificação após 3 provas
Moto: 1º António Maio (Yamaha), 81 pontos; 2º Gustavo Gaudêncio (Honda), 42; 3º Daniel Jordão (Husqvarna), 40; 4º Micael Simão (GasGas) e Fábio Magalhães (Honda), 37.
Quad: 1º João Vale (Yamaha), 70 pontos; 2º Rafael Carvalho (Yamaha), 53; 3º Fernando Cardoso (Yamaha), 42; 4º Luís Fernandes (Yamaha), 31.
SSV: 1º Gonçalo Guerreiro (Can-Am), 54 pontos; 2º Sebastien Guyette (Can-Am) e João Monteiro (Can-Am), 44; 4º Nelson Caxias (Can-Am), 43; 5º Roberto Borrego (Can-Am), 37; 6º Pedro Santinho Mendes (Can-Am), 35.
Fonte: FMP