CNV Moto 2022 – Cumprida a Portimão I

O CNV Moto 2022 desceu até ao Algarve no passado fim-de-semana para cumprir a jornada 'Portimão I', a segunda prova do calendário.

O CNV Moto 2022 com a realização da Portimão I cumpriu a segunda ronda do calendário do Campeonato Nacional de Velocidade no Autódromo Internacional do Algarve. Em pista, no passado fim de semana, estiveram todas as categorias do nacional e troféus que integram a ‘caravana’ da disciplina da velocidade.

Pilotos e equipas enfrentaram não só os desafios da conhecida ‘montanha-russa’ algarvia, como igualmente temperaturas elevadas, circunstância que tornou a jornada ainda mais exigente.

Leia também: CNV Moto 2022 – Velocidade ruma a Portimão

Nas classe reservada às motos maiores do CNV Moto 2022 – as Superbike e Superstock 600 -, o vencedor na primeira corrida foi o “rookie” André Gonçalves depois de um intenso duelo com o campeão nacional, Romeu Leite, que terminou com uma diferença de apenas 445 milésimas de segundo entre ambos.

A mais de de meio minuto dos primeiros foi Tiago Morgado a cruzar a linha de meta,  ocupando assim o degrau mais baixo do pódio. Nas 600, foi Tomás Silva o primeiro a cruzar a linha de meta face a Vasco Esturrado e Miguel Duarte.

Na segunda corrida do fim de semana desta ronda Portimão I – marcada por uma queda de Romeu Leite logo na primeira volta -, André Gonçalves voltou a repetir a vitória, mas desta feita com mais de 13 segundos de margem sobre Tiago Morgado. Victor Barros foi o terceiro a 20 segundos do vencedor.

A surpresa esteve no entanto nas mãos de Pedro Fragoso, o terceiro da geral e melhor na categoria Superstock 600 face ao espanhol Marco Monteagudo e com Tomás Silva a fechar o “top 3” da categoria.

Esta ronda algarvia contou também com presença em massa das pequenas mas sempre competitivas Supersport 300.

A grelha de partida juntou as motos desta classe lado a lado com as Pré-Moto3 e Promo 3, e viu Martim Marco ser o mais rápido no sprint até à bandeira de xadrez.

Após as 12 voltas realizadas, o piloto de Coimbra bateu Afonso Almeida e Dinis Borges, o melhor nas Supersport 300 face a Tomás Alonso e Rafael Damásio. A corrida das 300 ficou mais uma vez marcada por intensos duelos e muita animação em pista, vindo Martim Jesus e Gonçalo Capote a fechar o lote dos cinco primeiros. Nas Promo 3 a vitória foi para Tiago Balhé.

Na segunda corrida, Martim Marco lutou com Afonso Almeida até cruzarem a linha de meta com escasso meio segundo de vantagem de Marco sobre Almeida, novamente segundo.

Dinis Borges repetiu a vitória nas Supersport 300, depois de Tomás Alonso ter sido penalizado por ter ultrapassado os limites de pista na derradeira passagem pela ‘montanha-russa’.

Martim Jesus foi o terceiro na frente de Isaac Rosa – que tinha abandonado no dia anterior com problemas técnicos na sua moto – e David Ferreira fechou o lote dos cinco primeiros. Tiago Balhé foi mais uma vez o melhor nas Promo 3.

Entre as classes dos escalões mais jovens, Pedro Matos confirmou no final das 9 voltas aos 4592 metros do circuito algarvio a primeira posição final com mais de 40 segundos de vantagem sobre Lourenço Vicente. Alexandre Cabá foi o segundo, a pouco mais de um segundo de Vicente e Martim Lourenço, o terceiro classificado.

Na segunda corrida Pedro Matos voltou a ser o melhor no final das nove voltas, mas sem contar para a classificação das Moto 5, viu Lourenço Vicente ser novamente o primeiro na frente de Alexandre Cabá e David Dias, desta feita o terceiro classificado numa grelha onde se notou as ausências de pilotos das classes Moto 4 e 85GP.

Na Copa Dunlop Motoval, mais uma vez com uma excelente grelha de partida, vitória para Frederic Bottoglieri na classe 2 na primeira corrida, batendo Hugo Lopes por três segundos e Rui Palma por pouco mais de sete segundos. Miguel Romão foi o primeiro na classe 1 na frente de Ricardo Rodrigues e Alexandre Melo.

Na segunda corrida, Bottoglieri voltou a repetir o primeiro lugar na classe 2, desta feita com segundo e meio de margem sobre João Rego e Hugo Lopes. Miguel Romão voltou a ser o melhor na classe 1 na frente de Henrique Gouveia e Jaime Gonzalez.

Leia também: CNV Moto 2022 – Eni apoia pilotos

Bem representadas estiveram igualmente as ‘naked’ dos vários troféus.

Paulo Vicente foi o primeiro entre 23 pilotos para vencer nas Tuono Cup na frente de Pavel Bogdanov e Duarte Amaral, o melhor entre as motos da S 1000 R Cup. Nas ZCup, foi Marcos Leal (jornalista da revista MotoJornal) o primeiro na frente de Ricardo Pires.

Na Taça Luis Carreira na categoria Open venceu João Curva na frente de Rodrigo Amaral e Augusto Machado. Nas SS/R a vitória foi para a ‘lenda’ Alexandre Laranjeira, com Márcio Marques em segundo. Nas Sport o primeiro foi Richard Peers-Jones.

Na segunda corrida coube a Pavel Bogdanov bater Paulo Vicente e Duarte Amaral, o primeiro das S 1000 R Cup na frente de Nuno Farias. Frédéric Bottoglieri foi o primeiro nas ZCup e Rodrigo Amaral o primeiro na Open ao bater Augusto Machado. Alexandre Laranjeira voltou a ser o primeiro no pódio na sua classe (SS/R) e Richard Peers-Jones venceu nas Sport.

A próxima prova do campeonato será realizada nos dias 9 e 10 de julho, com a realização da Estoril II.

Fonte: FMP