Confirmado: Extreme XL Lagares abre Mundial de Hard Enduro 2021

O calendário do Mundial de Enduro 2021 já era conhecido, porém ainda não estavam definidos os locais destinados à 3ª e 6ª rondas. Agora que o cronograma está fechado, confirma-se que o Extreme XL Lagares abre a temporada.

Já era conhecida a calendarização provisória das oito provas que vão fazer parte do Mundial de Hard Enduro em 2021. Contudo a prova italiana em julho e a sexta ronda na Polónia ainda não tinham locais definidos. Essa informação foi agora avançada pela promotora do novo Campeonato Mundial de Hard Enduro, a Wess Promotion GmbH, e pode-se confirmar que o Extreme XL Lagares mantém as honras de abertura da temporada. Será entre 7 e 9 de Maio.

Relativamente à jornada transalpina, o Abestone Hard Enduro, acontecerá em Abetone, Toscana, de 10 a 11 de julho. No sábado, os pilotos farão um loop montanhoso de uma hora, que terá quatro repetições, com a adição de um troço extremo no final de cada volta. Os primeiros 50 pilotos avançam para o evento principal de domingo, onde vão medir forças num Hard Enduro de três horas com várias voltas.

Sobre o Abestone Hard Enduro pode saber mais nas páginas da prova no Facebook e Instagram.

Quando à ronda na Polónia, esta terá este ano a sua segunda edição, depois do HERO Challenge ter mostrado ser um grande sucesso em 2020. Realizada no Enduro Park e no complexo MXDG Motocross – próximos a Dabrow Górnicza – a leste de Katowice – esta jornada promete ser um verdadeiro teste para os pilotos, que terá componentes de Super Enduro, Cross-Country e Motocross a ser adicionados ao formato Hard Enduro.

O dia de abertura começará com uma corrida de Cross-Country, onde os 30 primeiros colocados se classificam para uma final do Super Enduro no centro da cidade de Dabrow Górnicza.

A principal corrida de domingo terá três horas com várias voltas que mistura Hard Enduro com Cross-Country. Todos os 250 pilotos enfrentarão um percurso fisicamente exigente de 17 quilómetros que contará com uma mistura de subidas íngremes, trilhas florestais, saltos de motocross e obstáculos do Super Enduro.

Mais informações sobre o HERO Challenge podem ser vistas nas páginas da prova no Facebook e Instagram.

Refira-se que a partir de 2021 o “World Enduro Super Series” estará sobre a égide da FIM e passa a ter designação oficial de “FIM Hard Enduro World Championship”.

A Wess, juntamente com as autoridades nacionais e organizadores locais, deverá continuar  a monitorizar de perto os desenvolvimentos da pandemia por COVID-19, pelo que o calendário pode vir a ser ajustado se necessário.

Calendário do Campeonato Mundial FIM Hard Enduro 2021

Extreme XL Lagares – Portugal, 7/8/9 de maio
Red Bull Erzbergrodeo – Áustria, 4/3/5/6 de junho
Abestone Hard Enduro – Itália, 10/11 de julho
Red Bull Romaniacs – Roménia, 27/28/29/30/31 de julho
Red Bull TKO – EUA, 13/14/15 de agosto
HERO Challenge – Polónia, 11/12 de setembro
Hixpania Hard Enduro – Espanha, 1/2/3 de outubro
GetzenRodeo – Alemanha, 29/30 de outubro

Outros artigos:

Extreme XL Lagares abre novo Mundial de Hard Enduro