Contacto: Piaggio MP3 300 hpe – Para dominar a cidade

A MP3 300 hpe completa a actual gama da Piaggio no segmento das três rodas, com a introdução do motor 300 hpe. Fomos conhecê-la a Paris, a cidade onde a MP3 é rainha.

Texto: Vitor Martins. Fotos: DPMULTIMEDIA.

A Piaggio foi pioneira nas scooters de três rodas quando lançou a MP3 em 2006, e é também líder neste tipo de scooters, com 180 000 unidades vendidas até agora. França é um dos países onde as scooters de três rodas têm maior sucesso, e Paris está inundada: basta parar num semáforo e olhar para o lado para ver pelo menos uma MP3.

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278 cc
26,2 cv
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Por isso a Piaggio escolheu a cidade francesa para apresentar a MP3 300 hpe, que se junta às 500 hpe e 350 apresentadas no ano passado. A MP3 300 hpe é uma evolução da MP3 Yourban, que desaparece do catálogo, passando a assemelhar-se às irmãs maiores graças ao novo desenho da frente, oferecendo maior protecção aerodinâmica aos ocupantes, ficando assim com uma orientação mais ‘máxi’ do que anteriormente.

Leia também: Dossier: Customs entre 500 e 1000 cc

A mais pequena das MP3 recebeu não só uma actualização estética, mas também um novo motor, de 300 cc denominado hpe (high performance engine, ou seja, motor de altas prestações) já usado na Vespa GTS 300.

FICHA TÉCNICA PIAGGIO MP3 300 HPE

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Tipo Um cilindro, 4T, refrigeração por líquido
Distribuição Uma árvore de cames à cabeça, 4 Válvulas
Cilindrada 278 cc
Diâmetro/Curso 75 x 63 mm
Potência máxima 26,2 cv/7750 rpm
Binário máximo 26 Nm/6500 rpm
Alimentação Injecção Electrónica
Transmissão Final Por correia
Embraiagem Centrífuga automática
Caixa de velocidades Automática

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Quadro Duplo berço em tubos de aço
Suspensão dianteira Quadrilátero articulado com bloqueio electro-hidráulico, dois amortecedores, curso 95 mm
Suspensão traseira Dois amortecedores, curso 122 mm
Travão dianteiro Dois discos de Ø258 mm, pinça Brembo de 2 êmbolos, ABS
Travão traseiro Disco de Ø240 mm, pinça Brembo de 2 êmbolos, travagem combinada no pedal, ABS
Pneu Dianteiro 110/70 x 13’’
Pneu Traseiro 140/60 x 14’’

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Comprimento máximo 2000 mm
Largura máxima 800 mm
Altura do assento 780 mm
Distância entre eixos 1450 mm
Ângulo de coluna de direção/trail n.d./n.d.
Avanço n.d.
Capacidade do depósito 11 litros
Peso 220 kg (ordem de marcha)
Cores Preto ou cinza
Garantia 2 anos
Preço 6.870€
 
Importador:
C. Machado

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O motor é novo em relação ao anterior 300, com uma cabeça de quatro válvulas totalmente nova, árvore de cames, válvulas (maiores, com mais 3 mm de diâmetro), molas, colectores, êmbolo, etc.. O atrito foi reduzido, assim como o ruído de funcionamento, e as prestações melhoraram em 24% na potência (para 26,2 cv às 7750 rpm) e 15% no binário (para 26 Nm), ao mesmo tempo que foi reduzido o consumo de combustível (são reivindicados agora 3,2 l/100 km).

A versão Sport da nova MP3 300 hpe está equipada com a conexão MIA, através da qual é possível emparelhar o telefone via bluetooth e complementar a informação do painel de instrumentos, através de uma app dedicada. Para além de poder mostrar informação como velocidade ou conta-rotações, pode ainda exibir informações do motor (incluído a potência usada em determinado momento), acelerações, ângulo de inclinação, velocidade média ou consumos médios. O sistema permite ainda beneficiar do sistema de navegação do telefone e identificar estações de serviço ou concessionários da marca.

Para além disso usa um novo injector, nova caixa de ar e respectiva conduta. Na transmissão é montada uma nova correia com o objectivo de reduzir o atrito e o ruído, assim como a embraiagem está também mais silenciosa. A nova central electrónica Magnetti Marelli já é compatível com a norma Euro 5 que entrará em vigor em 2020.

A MP3 300 hpe passa a ter revisões a cada 10 000 km. A principal característica da gama MP3 é o facto de ter três rodas. Apesar do par de rodas à frente, a MP3 300 hpe não é muito mais larga que uma scooter ‘normal’ e no meio do trânsito rapidamente nos esquecemos da roda ‘extra’.

O sistema patenteado do trem dianteiro é um dos motivos do sucesso da MP3 já que, se por um lado passa despercebido e rapidamente nos esquecemos dele, por outro está lá quando é necessário, seja nos pisos escorregadios, seja nas ruas empedradas ou nos carris do eléctrico, situações em que nos oferece uma segurança acrescida.

O facto de o podermos bloquear electronicamente, com um botão no punho direito, facilita não só o estacionamento especialmente em piso desnivelado, como com alguma prática é possível rodar em cidade e usar o sistema para parar nos semáforos sem colocar os pés no chão.

A Piaggio não revelou o peso desta 300, mas um responsável da marca disse que pesa menos 30 kg que a 350. Ora, se a 350 pesa 256 kg a seco, então a MP3 300 hpe pesa 226 kg. Mas na verdade, assim que a colocamos em movimento não parece pesar mais do que uma scooter ‘normal’.

A MP3 300 hpe é daquelas scooters em que rapidamente nos sentimos ‘em casa’, graças à sua posição de condução adequada e espaçosa; apesar de a plataforma para os pés não ser plana, há bastante espaço, e o pedal de travão foi deslocado mais para o interior e deixou de ser um empecilho para o pé direito.

 

 

 

 

 

Depois, a suavidade de todos os comandos, a resposta do motor, a travagem segura e o controlo de tracção incutem uma grande dose de confiança. Por isso, a Piaggio MP3 hpe é uma ferramenta perfeita para a ‘batalha’ diária no trânsito urbano, com agilidade para enfrentar qualquer situação.

O motor tem a pujança para arranques rápidos e para enfrentar troços de auto-estrada e com margem para ultrapassagens. A MP3 300 hpe foi pensada em quem a usa todos os dias, incluíndo em locais onde o Inverno é mais frio e chuvoso, como Paris, por isso a protecção aerodinâmica nota-se, e para o pico do Inverno a Piaggio tem na sua lista de acessórios uma cobertura para a as pernas. Sob o assento cabem dois capacetes jet, ou um integral e outros objectos, e junto ao painel de instrumentos existe um pequeno compartimento para guardar a carteira ou o telefone, e tem tomada USB.

A MP3 300 hpe tem todos os argumentos para ser uma opção de transporte diário para quem se desloca todos os dias para e na cidade.

Graças à distância entre as duas rodas dianteiras e à existência do pedal de travão, as MP3 podem ser conduzidas com carta B (e mais de 24 anos de idade), apesar de terem mais do que 125 cc.

A Piaggio MP3 hpe já está disponível em Portugal com um preço de 6870 € (mais despesas de documentação).

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