Estava marcada para hoje a apresentação do percurso do 41.º Rally Dakar, mas foi adiada devido a novidades inesperadas. A Ministra dos Desporto do Chile largou uma ‘bomba’ ao anunciar no Twitter que o seu país não receberá o Dakar, devido às medidas de austeridade que afectam o país sul-americano.
Hoy las medidas de austeridad son claves y nuestra principal prioridad son los niños y adultos mayores. Próximo año no estaremos en el Dakar, esperando volver el 2020 con todo el resguardo a nuestro patrimonio cultural y medio ambiente #ChileLoHacemosTodos
— Pauline Kantor (@kantor_pauline) May 13, 2018
Assim, com o Chile de fora, com a Bolívia por confirmar, e sem uma posição muito clara ainda por parte da Argentina, o único país oficialmente confirmado para o Dakar de 2019 é o Peru; o Ministério do Turismo do Equador manifestou publicamente a sua vontade de receber o Dakar, mas não há qualquer confirmação oficial.
Dakar apenas no Peru?
Com a ausência do Chile pode colocar-se um problema logístico. Se se confirmar a Argentina – que é o único país presente em todas as edições desde 2009 -, para chegar da terra do tango ao Peru, ou vice-versa, a única alternativa ao Chile é a Bolívia. Neste momento as autoridades bolivianas estão ainda a estudar a proposta da ASO, que está nas mãos da Ministra da Cultura e Turismo, Wilma Alanoca Mamani. A ministra boliviana há dias apresentou o impacto mediático e financeiro da passagem do Dakar em 2018. A promoção mediática da Bolívia através do Dakar 2018 foi avaliada em 37,2 milhões de dólares.
La ASO ha fijado a Bolivia como ruta del Dakar 2019 y se está analizando la propuesta y la misma es una decisión de más alto nivel que se conocerá en los próximos días:@Wilma_DeElAlto pic.twitter.com/PTh8M7SGzQ — Min Culturas Bolivia (@CulturasBolivia) May 8, 2018
Já em 2016 o Chile abandonou o Dakar à última hora, obrigando à improvisação de um novo percurso.
Em Portugal está agendada a apresentação do Dakar 2019 à imprensa nacional para o dia 25 de Maio, por ocasião da realização da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, em Reguengos de Monzaraz. Veremos se nessa altura já haverá um percurso definitivo para o 41.º Dakar, cujas inscrições abrem amanhã.