Arrancou esta sexta-feira 5 de janeiro o Rali Dakar 2024, prova que será, mais uma vez, totalmente disputada nos pisos da Arábia Saudita. Nesta quinta edição saudita da mais dura prova de todo-o-terreno mundial, pilotos e equipas sabem que têm de estar sempre ao ataque, mas sempre atentos a possíveis “armadilhas” no percurso, e isso é válido desde o Prólogo.
O Prólogo do Rali Dakar 2024 foi disputado em AlUla, num circuito em “loop” que incluiu uma ligação de 130 km e uma especial cronometrada de 27 km. Um dia que por hábito é visto como um aquecimento para as verdadeiras etapas, mas que acaba sempre por ser um primeiro momento para brilhar.
E o piloto que mais brilhou neste Prólogo foi o espanhol Tosha Schareina (Monster Energy Honda Team). O piloto oficial da marca japonesa foi o mais rápido no piso maioritariamente composto por areia, mas com algumas zonas de pedra pelo meio, cumprindo o dia com um tempo de 17m35s.
Leia mais – Rali Dakar 2024: O guia completo
Desta forma Schareina e a Honda são os primeiros líderes do Rali Dakar 2024, seguidos por Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing), com o australiano a terminar o Prólogo a 12 segundos de Schareina e tendo sido vítima de um pequeno erro de navegação que o fez perder tempo precioso.
O pódio deste dia de arranque fica completo com a presença de Ross Branch (Hero Motorsports Team Rally), com o piloto do Botswana a perder 19 segundos para o vencedor.
Para a comitiva portuguesa, e sendo de destacar o luso-alemão Sebastian Bühler (Hero Motorsports Team Rally) a terminar em 16º, temos Rui Gonçalves (Sherco Rally Factory) como melhor piloto português no Prólogo ao ser 18º já a mais de dois minutos do vencedor, Joaquim Rodrigues (Hero Motorsports Team Rally) fez o 21º tempo, o campeão nacional António Maio (Drag’On Rally Team) foi 38º, o “rookie” Bruno Santos (XRaids Experience) entrou no seu primeiro Rali Dakar com um 51º tempo, Mário Patrão (Crédito Agrícola – MarioPatrao.com) a estrear a nova Honda CRF450 RS2 Rally consegue ser 58º sendo o 4º classificado na classe Original by Motul (Malle Moto), e ainda Alexandre Azinhais (Club Aventura Touareg) a fechar o Prólogo sendo 101º classificado a precisamente 13 minutos de Tosha Schareina.
Referência ainda para Gad Nachmani (Club Aventura Touareg), um piloto que compete com licença desportiva portuguesa, e por isso aparece na classificação como português, que terminou o dia de hoje em 86º.
Resultados do Prólogo e Classificação Geral do Rali Dakar
1 – Tosha Schareina – 17m35s
2 – Daniel Sanders – +12 seg
3 – Ross Branch – +19 seg
4 – Adrien Van Beveren – +24 seg
5 – Luciano Benavides – +26 seg
6 – Sam Sunderlan – +28 seg
7 – Pablo Quintanilla – +47 seg
8 – Toby Price – +51 seg
9 – Kevin Benavides – +56 seg
10 – Mason Klein – +58 seg
16 – Sebastian Bühler – +1m28s
18 – Rui Gonçalves – +2m08s
21 – Joaquim Rodrigues – +2m25s
38 – António Maio – +4m29s
51 – Bruno Santos – +5m58s
58 – Mário Patrão – +6m54s
86 – Gad Nachmani – +10m12s
101 – Alexandre Azinhais – +13m00s
Antevisão da 1ª etapa do Rali Dakar
1ª etapa – 6 de janeiro
AlUla / Al Henakiyah
Total 532 km / Especial 405 km
A dura primeira etapa do Dakar 2024 será carregada de muita ação, lançando o ritmo para o resto da prova. O percurso foi desenhado a partir de uma “folha em branco” numa área geológica nunca antes vista no Dakar, atirando os pilotos para o meio da ação. Vão ter de serpentear por uma secção de vulcões numa mistura de tons de cinza, do mais claro ao mais escuro, provenientes dos minerais cristalizados. Mesmo sendo a primeira etapa, será suficiente para abrir algumas diferenças grandes entre os pilotos.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!