Damon Hyperfighter Colossus – A naked elétrica atinge mais de 270 km/h!

A marca canadiana apresentou o segundo modelo da sua gama. Fique a conhecer os detalhes da Damon Hyperfighter Colossus, a naked elétrica que atinge mais de 270 km/h!

Damon Hyperfighter Colossus

Que as motos elétricas estão a evoluir a um ritmo assinalável não será novidade para ninguém. Porém, a marca canadiana Damon Motorcycles apresentou o segundo modelo da sua gama eletrizante e promete continuar a revolução elétrica. Foi durante o Consumer Electronics Show 2022 em Las Vegas que ficámos a saber os segredos da nova Hyperfighter Colossus, a naked elétrica que atinge mais de 270 km/h!

Esta novidade elétrica foi, para já, anunciada como um modelo de produção limitada. E a Damon Motorcycles também já revelou que o preço nos Estados Unidos será de cerca de 31.000€. Um valor que podemos considerar razoável tendo em conta a muita tecnologia incluída na Hyperfighter Colossus.

Grande parte dos componentes desta naked elétrica são derivados ou partilhados com a desportiva HyperSport que a MotoJornal já aqui abordou em detalhe.

Damon Hyperfighter Colossus

O coração da Damon Hyperfighter Colossus é o HyperDrive. Esta é a denominação dada pela marca canadiana ao conjunto de quadro monocoque, motor e baterias elétricas. E também inclui os controlos eletrónicos que ajudam a domar a ferocidade eletrizante desta proposta zero emissões.

Os 100 exemplares que serão entregues (data a definir) aos sortudos proprietários contam com o motor de 200 cv. Apresenta, claro, refrigeração por líquido, e recebe a energia de um conjunto de baterias de 20 kWh. O binário anunciado é de 200 Nm disponível a partir do primeiro momento em que rodamos o acelerador.

Deste conjunto de baterias a Damon Motorcycles revela que a sua Hyperfighter Colossus será capaz de retirar uma autonomia de 235 km. Por outro lado, uma das características em maior destaque nesta naked será a sua velocidade máxima que atinge mais de 270 km/h!

As baterias demoram cerca de 15 horas a carregar. Porém, e através de um carregador rápido, a Damon Motorcycles revela que 80% da bateria pode ficar cheia em apenas 45 minutos.

Sendo uma moto de produção limitada e exótica, a Hyperfighter Colossus utiliza componentes das marcas mais reconhecidas. Suspensões têm assinatura Öhlins, os travões são fornecidos pela Brembo, jantes da fibra de carbono têm origem nos especialistas da BST. Esta variante exótica da naked terá ainda monobraço oscilante em vez de um braço oscilante convencional.

 

Esse braço oscilante convencional, assim como suspensões e detalhes técnicos menos “vistosos”, faz parte da lista de equipamento daquela que será a variante de entrada na gama. A Hyperfighter Unlimited 20 e Unlimited 15, cujo preço será também mais acessível.

Com um design claramente desportivo e agressivo, com destaque para a assinatura luminosa proveniente das luzes diurnas em LED, a Hyperfighter Colossus conta com tecnologias impressionantes.

Para garantir a segurança do motociclista, a moto disponibiliza um conjunto de ajudas eletrónicas à condução denominado de CoPilot. Através de um conjunto de câmaras e radar o algoritmo deteta até 64 objetos próximos da moto. Depois recorre a um conjunto de avisos visuais e hápticos nos punhos para avisar o motociclista de eventuais perigos.

Damon Hyperfighter ColossusOutra solução técnica particularmente interessante é o Shift. A Hyperfighter Colossus permite ao condutor selecionar / modificar a posição de condução ao toque de um botão. A posição dos punhos e dos poisa-pés pode ser mais ou menos agressiva, efetivamente alterando a postura do condutor e a forma como controla a moto.

As reservas para as primeiras Hyperfighter Colossus já estão abertas em Damon.com e apenas será necessário pagar um depósito para garantir que é um dos primeiros a ter uma destas novidades elétricas na sua garagem.

Vídeo de apresentação da Damon Hyperfighter Colossus