Apresentada e disponibilizada no mercado em 2019, a trail média cilindrada Yamaha Ténéré 700 tem sido um sério caso de sucesso. Não só conquistou uma grande legião de motociclistas aventureiros que descobriram uma forma acessível de explorar algumas das regiões mais inóspitas do planeta, como mesmo do ponto de vista da competição a T7 conseguiu destacar-se pelas suas qualidades “off-road”.
Uma ciclística bem equilibrada, à qual a Yamaha adicionou um motor CP2 potente o suficiente para enfrentar qualquer percurso e obstáculo fora de estrada, tornou a Ténéré 700 numa proposta quase irresistível para milhares de motociclistas.
E agora que estamos a chegar o fim de mais um ano recheado de eventos nos quais a trail de Iwata se destacou, como por exemplo no Erzbergrodeo onde enfrentou motos de enduro mais leves e brilhou pelas mãos de Pol Tarrés, que depois se juntou a Alessandro Botturi, vencedor do Tunisia Desert Challenge, competindo assim a dupla de pilotos na Africa Eco Race com a Ténéré World Raid Rally Team, e mais uma vez a demonstrar as capacidades da moto japonesa.
A um nível mais amador, o “globetrotter” Nick Sanders completou mais uma circum-navegação aos comandos da sua Ténéré 700.
E assim chegamos ao Salão de Milão EICMA, onde a Yamaha mostrou pela primeira vez em público as suas novidades 2023, incluindo uma Ténéré 700 e Rally Edition renovadas, em particular com adição de novos equipamentos que reforçam os argumentos tecnológicos deste modelo.
Mantendo intocadas as características do motor bicilíndrico paralelo de 690 cc e conhecido pela sua disponibilidade generosa nos baixos e médios regimes, e também sem alterar profundamente a ciclística, as novas Ténéré 700 e Rally Edition recebem um novo ABS que deriva do sistema estreado na variante mais extrema World Raid.
Este novo ABS vai mais além dos anteriores dois modos de funcionamento (On e Off).
A partir de agora a Ténéré 700 disponibiliza três modos de funcionamento que o condutor poderá selecionar de acordo com o momento específico de condução: Full On para condução em pisos de asfalto, um segundo modo que mantém ligado o ABS na roda dianteira e desliga na traseira, ideal para condução fora de estrada onde a aderência está sempre a alterar, e um modo Full Off, que, como o nome indica, desliga por completo o ABS à frente e atrás. Este modo, de acordo com a Yamaha, deverá ser apenas usado em condução TT mais extrema.
Outra novidade nesta versão de 2023 será o painel de instrumentos TFT.
Tanto a Ténéré 700 como a Ténéré 700 Rally Edition estão equipadas com novo painel de instrumentos TFT de 5 polegadas, posicionado verticalmente atrás do pequeno para-brisas dianteiro, o que garante ao condutor a possibilidade de visualizar de forma mais fácil as diversas informações relativas ao estado da moto, através de dois temas de ecrã que se adequam aos momentos de condução em estrada ou fora dela.
No modo de ecrã “Explorer”, o foco das informações apresentadas está na escala de RPM, permitindo ao condutor focar-se em manter o motor CP2 no seu regime ideal para aproveitar ao máximo o binário para um desempenho eficaz na condução em terra. O ecrã “Street” tem um aspeto mais convencional, com mostradores circulares de estilo analógico.
Refira-se que este novo painel de instrumentos das Ténéré 700 e Rally Edition inclui ligação por Bluetooth. Basta ao proprietário da moto descarregar a app MyRide da Yamaha, emparelhar o seu smartphone com a moto, e a partir daí ganha acesso a um conjunto adicional de informações sobre o estado da moto.
Por outro lado, no painel de instrumentos da moto serão apresentadas mensagens de texto recebidas, notificações de chamadas ou até mesmo e-mails, sem esquecer que, caso esteja devidamente configurado, este sistema permitirá avisar, por notificações no smartphone, de qualquer problema relativo à Ténéré 700, sendo que existe a possibilidade do sistema avisar automaticamente um concessionário oficial Yamaha à escolha do proprietário, permitindo assim poupar tempo para a resolução do problema.
Em termos de novidades técnicas que podemos também realçar na nova Ténéré 700 e Rally Edition, destacamos o novo desenho da manete do travão dianteiro concebido para ser mais resistente a impactos, novos intermitentes com tecnologia LED, uma entrada USB que substitui a tomada de 12V anterior, ou ainda a pré-instalação do sistema quickshift de assistência às passagens de caixa.
Neste caso o sistema vem pré-instalado de fábrica, sendo que o cliente deverá depois socorrer-se do catálogo de acessórios genuínos para adquirir o quickshift propriamente dito.
Para 2023 a Ténéré 700 recebe elementos gráficos atualizados e novas cores: Icon Blue e Tech Kamo. A Ténéré 700 Rally Edition continuará a estar disponível na opção Heritage White. Não sabemos ainda a data prevista de chegada ao mercado nacional, nem qual será o preço atualizado destas trail no nosso país.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a trazer-lhe todas as novidades 2023 apresentadas no Salão de Milão EICMA. A não perder!