O Troféu ZCUP está novamente a postos para regressar à competição desta feita no Circuito do Estoril. Há duas semanas a caravana fez o seu 3º fim-de-semana de corridas no Autódromo Internacional do Algarve, jornadas cheias de animação. Estiveram presentes em Portimão 12 motos e um estreante: Luís Franco, piloto e monitor que muitos conhecem, que aproveitou a disponibilidade da Z44 para conhecer “por dentro” e ir “ver como é que é” este troféu. Foi uma excelente e surpreendente estreia, mas já lá vamos!
Lesões contraídas nas 3H do Estoril ditaram a desistência do campeão de 2016, M. Sousa (Z57) a quem se deseja uma rápida e definitiva recuperação, mas uma queda de A. Vilardebó (Z12) na manhã de Sábado, ditou a sua desistência na corrida de Domingo. Mas tal só aconteceu depois de este ter mostrado novamente a fibra com que já nos tinha brindado nas 3H do Estoril, tendo conseguido qualificar-se e fazer a corrida de Sábado, conseguindo mesmo terminar e longe dos últimos lugares!! O grupo de participantes reconheceu e aplaudiu colectivamente esta atitude de superação individual no decorrer da entrega dos “outros troféus”! Infelizmente, o vencedor de 2 das 4 corridas anteriores, A. Maximiano (Z19) também sofreu uma queda na rápida curva 1, que o levou a desistir na Corrida 2 deste fim-de-semana, felizmente e apesar do aparato, sem consequências de maior.
A qualificação determinou uma grelha repleta de Zs nas linhas da frente que conseguiram colocar 4 nas 5 primeiras posições mas sem conseguirem bater o rápido Rui Felisberto na sua R1 da classe Open do Troféu ENI/ TLC. Atrás destas 4 Zs que preenchiam as duas primeiras linhas de partida com M. Vilares (Z55) na 2ª posição, A. Maximiano (Z19) na 3ª posição, F. Bottoglieri (Z11) na 4ª posição e P. Vicente (Z01) na 5ª posição, seguiram-se N. Farias (Z21) a meio da 3ª linha, D. Amaral (Z10) e R. Pires (Z14) a liderarem a 4ª linha, o estreante L. Franco (Z44) e M. Pestana (Z24) nas laterais da 5ª linha, o lesionado A. Vilardebó (Z12) a liderar a 7ª linha e L. Soares (Z53) a meio da 8ª e penúltima linha da grelha.
Corrida 1
Com a grelha ocupada em 40% pelas Zs, deu-se início á 1ª Corrida do fim-de-semana onde no arranque 3 das Zs se colaram imediatamente a R. Felisberto (TLC Open) que realizou o holeshot.
Ainda na 1ª volta, F. Bottoglieri e P. Vicente superam R. Felisberto) com M. Vilares e A. Maximiano “logo ali”. Com P. Vicente a perder ritmo, os 3 da frente iniciam uma luta contínua pelo 1º lugar, com trocas constantes de posição, seguidos de perto por A. Maximiano! R. Felisberto, fazendo valer a potencia da sua moto e o gosto pela pista, consegue vencer “á geral” superando o vencedor das Zs (F. Bottoglieri) mas somente por meras 68 milésimas de segundo, logo seguido de M. Vilares a 1 décima, que faz o melhor tempo da corrida “á geral” (1:58,277) e A. Maximiano a somente 4 décimas!! É dizer como foi renhida luta por este lugares e quão ao rubro esteve a luta pela vitória!!
Um pouco mais atrás, N. Farias termina em 5º das Zs e completa o lote de pilotos que rodou abaixo do minuto 2:00, batendo todos estes 5 o melhor tempo das Zs da época passada!
Na sua estreia, e sem qualquer experiência prévia na Z da ZCUP.PT, L. Franco mostrou a sua versatilidade ao adaptar-se rapidamente á moto, batendo R. Pires na luta para o 6º lugar das Zs, com D. Amaral logo a seguir em 8º das Zs depois de animada luta com A. Capitão (TLC SS). M. Pestana com o 9º lugar das Zs, deixa para trás 13 pilotos, entre os quais o lesionado mas resistente A. Vilardebó que em 10º das Zs consegue não ser dobrado, logo seguido de L. Soares que termina em 11º das Zs com 5 pilotos atrás de si. Estas Zs “despacham” bem!!
Terminada a corrida, o promotor da ZCUP.PT com o apoio da NF Cork de Nuno Farias, celebrou ao “Exemplo” Luis “Pité” Soares (Z53) por nos recordar a todos que nunca deixamos de ser jovens e que nunca é tarde para fazer aquilo que mais gostamos! O outro troféu foi para o “rookie” Mário “the pilot” Pestana (Z24), o único de entre todos os participantes que nunca tinha corrido em motos e que, assim também ele, realça que nunca é tarde para experimentar “aquelas coisas que nos apaixonam” e prova que a ZCUP.PT é uma proposta “de facto” de iniciação á Velocidade pelos “menos novos”
Corrida 2
No dia seguinte, depois de alguns terem feito o warm-up, os pilotos das Zs juntaram-se solidariamente á cerimónia em pista em honra de Orlando Gallego, mentor entre outras coisas da Taça Luís Carreira e que faleceu recentemente por problemas de saúde.
Com A. Vilardebó incapaz de alinhar na 2ª corrida, dá-se início á 2ª corrida do fim-de-semana com altas temperaturas. P. Vicente volta a fazer um arranque “canhão” e consegue fazer o holeshot, logo seguido de M. Vilares, R. Felisberto (TLC Open), F. Bottoglieri, N. Farias e A. Maximiano. A 1ª volta é liderada por P. Vicente com 4 Zs (N. Farias, F. Bottoglieri e M. Vilares) a superarem R. Felisberto logo seguido por A. Maximiano! Com as Zs mais rápidas lá na frente (M. Vilares, F. Bottoglieri e N. Farias) em luta com R. Felisberto para a 1ª posição, um highside á saída curva 3, atira J. Trancoso (TLC SBK), ao chão de tal forma que o deixa inanimado e, com a moto atravessada na pista, obriga á interrupção da corrida. J. Trancoso é levado ao hospital depois de passar pelo cento médico mas sem lesões graves.
Com 5 voltas para cumprir, a grelha de partida é refeita com base nas posições ocupadas na volta anterior á da interrupção, como manda o Regulamento, com cinco Zs nas duas primeiras linhas e nove Zs a ocuparem lugares até à 5ª linha. Apesar da paragem acidental ter alterado as performances em pista, F. Bottoglieri consegue superar R. Felisberto e, após as 5 voltas, vencer “á geral” por menos de 2 décimas (foi renhido!!).
Miguel Vilares, com um arranque menos bom, perdeu o “comboio” dos da frente e, apesar de fazer o melhor tempo das Zs do fim-de-semana (1:57,270) aparece menos de 2 segundos depois, superando N. Farias no pódio das Zs e na classificação “á geral”.
Entretanto, A. Maximiano em luta com R. Felisberto tem uma aparatosa queda na rápida curva 1, sendo obrigado a desistir, felizmente sem danos de maior para si e para a sua moto. P.Vicente termina em 4º das Zs depois de animada luta com J. Vieira (TLC SS) seguido de L. Franco que subiu de ritmo nesta 2ª corrida e regista o seu melhor tempo do fim-de-semana (1:59,376) ao lutar com A. Capitão (TLC SS). Duarte Amaral, em luta com o vencedor da época passada da TLC, R. Almeida (TLC SBK), regista a 6ª posição das Zs, superando R. Pires. Mário Pestana, na 8ª posição melhora a posição alcançada na corrida anterior, bem como L. Soares com ao subir à 9ª posição das Zs.
30 de Junho e 1 de Julho no Estoril
O CNV Moto está este fim de semana na sua 2ª visita ao circuito do Estoril onde a caravana da ZCUP.PT irá contar com a presença dos 2 ausentes deste fim-de-semana, esperando que os que se encontram lesionados consigam recuperar a tempo de se juntarem aos seus companheiros de pista e assim registar a maior presença de Zs neste circuito.
A ZCUP.PT continua assim esta época de 2018 em nota alta, contribuindo para o crescente interesse do CNV Moto, proporcionando mais animação em pista, mas sobretudo continuando a manter o excelente ambiente que a caracteriza, facilitando aos participantes fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!