FIM WEC – Atualização do estado de saúde de Gino Rea

O piloto da FCC TSR Honda France sofreu uma queda nos treinos das 8 Horas de Suzuka. A família de Gino Rea disponibiliza atualização do estado de saúde.

Gino Rea

Quando um piloto de motos sai para a pista na tentativa de obter os melhores tempos por volta, sabe que está a correr riscos para a sua integridade física. Mas como bem sabemos, os pilotos de motos, e não, só, mas particularmente os pilotos de motos têm uma fibra que faz deles heróis para muitos fãs. Mas, e apesar de todos os cuidados dos organizadores, os acidentes com consequências graves acontecem, como foi o caso de Gino Rea.

O piloto da equipa FCC TSR Honda France, na segunda sessão de treinos a contar para as icónicas 8 Horas de Suzuka – clique aqui para ver os resultados da corrida, sofreu uma queda que ainda está a ser investigada pelas autoridades japonesas, nomeadamente os acontecimentos e detalhes que levaram a que sofresse um forte impacto na cabeça.

Gino Rea perdeu o controlo da sua Honda CBR1000RR-R Fireblade depois da famosa curva 130R, uma esquerda feita a alta velocidade, e na entrada para a Triangle Chicane, uma chicane feita a baixa velocidade e que permite aos pilotos acederem à reta da meta do circuito de Suzuka.

Assistido no local e posteriormente transportado de helicóptero para o hospital, onde permanece, Gino Rea foi diagnosticado, de acordo com o jornalista polaco Arkadiusz Archie, com graves lesões nos pulmões, costelas e, principalmente, na cabeça.

O piloto de 32 anos foi operado de urgência e até agora permanece sedado e ligado a sistemas auxiliares que ajudam o seu corpo a combater as lesões.

Gino ReaTambém através do Twitter, o antigo campeão de resistência e piloto do Mundial Superbike, Terry Rymer, amigo pessoal de Gino Rea, publicou na sua conta pessoal informações animadoras sobre o estado de saúde do piloto da FCC TSR Honda France. De acordo com Rymer, a respiração assistida foi removida, estando a respirar por si.

Estas tinham sido até agora as únicas informações publicadas a respeito do estado de saúde de Gino Rea, pois de acordo com a cultura japonesa, não são reveladas informações aos meios de comunicação antes da família poder visitar o piloto.

Foi necessário então aguardar que a família de Gino Rea fizesse a viagem do Reino Unido para o Japão. Viagem que apenas aconteceu esta terça-feira, e que permitiu finalmente à família visitar Gino Rea e divulgar um comunicado oficial sobre o seu estado de saúde, e onde explicam que será feito um TAC na quarta-feira 10 de agosto para determinar se o inchaço na cabeça diminuiu:

“Não foi possível fazer uma publicação antes devido à cultura japonesa pois eles não revelam quaisquer notícias à imprensa antes de existir um contacto direto com a família. O Gino Rea deu entrada nos cuidados intensivos a 6 de agosto após o acidente na segunda sessão de treinos livres. Sofreu uma concussão e lesões cerebrais graves, e também tem lesões na clavícula esquerda. Ainda está sedado para reduzir o inchaço no cérebro e controlar a temperatura. O Gino é muito forte mentalmente, vive a vida ao máximo e dá 100% em todas as situações. Sendo ele tão bem preparado fisicamente e saudável, isso vai ajudar a recuperar rapidamente. Obrigado por todo o apoio e mensagens”, refere o comunicado da família do piloto, que também agradece o tratamento recebido logo no circuito de Suzuka e também no hospital.

Resta agora aguardar por mais novidades e boas notícias dos exames de quarta-feira.

Fique atento a www.motojornal.pt pois continuaremos a acompanhar a situação de Gino Rea nos próximos dias.