Num fim-de-semana onde as categorias 85GP/ Moto4, Pré-Moto3 e Supersport 300 alinharam na mesma grelha de partida, Francisco “Kiko” Maria soube gerir a sua corrida e ser o primeiro a cortar a linha de meta.
Com uma grelha de partida composta por catorze aguerridos pilotos, a melhor marca dos treinos cronometrados coube a Pedro Fraga. Este mostrou-se rapidamente ser um dos pilotos a bater ao longo do fim-de-semana, já que desde os treinos livres sido o mais rápido com a Beon 250. A seu lado, Francisco “Kiko” Maria que assinou o segundo melhor tempo dos treinos cronometrados. Ainda na primeira linha da grelha de partida, destaque para a A. Dominguez.
Na corrida, a prestação de Francisco “Kiko” Maria foi a que mais se evidenciou, isto apesar de ter rodado durante parte da prova na terceira posição. Segundo o próprio revelou no final da prova, “Todas as corridas são complicadas, especialmente quando nos deparamos com adversários como aqueles que tive que enfrentar. Depois de liderar na fase inicial perdi depois dois lugares que consegui posteriormente recuperar e na derradeira volta consegui mesmo regressar ao primeiro lugar para iniciar este campeonato da mesma forma que terminei o anterior, com uma saborosa vitória. Temos trabalhado de forma intensa para isto seja o resultado final e hoje mostrámos que estamos no bom caminho.”
Para além de ter vencido a corrida reservada às categorias 85GP/ Moto4, Pré-Moto3 e Supersport 300, com a sua Beon 250, “Kiko” assinou a volta mais rápida da corrida, cortando a linha de meta com um segundo e meio de vantagem face ao segundo classificado, Pedro Fragoso em moto idêntica. Este revelou no final da prova que “Foi uma boa corrida, bastante renhida, com grandes lutas. Cometi um erro na última volta, mas continuei a dar o máximo para garantir pelo menos o 2º lugar. Quero dar os parabéns aos meus colegas e a toda a minha equipa, porque são fantásticos.”
O pódio da corrida acabou por ser para Pedro Fraga, que admitiu que “Cometi um erro por não me aperceber das bandeiras, quando decidi fazer uma ultrapassagem durante a corrida e sei que conseguia melhor. Estava a liderar a corrida e esta distração resultou numa penalização. Continuei a lutar para ganhar e consegui estar no pódio.”
Alex Costa venceu a Categoria Superstock, com Diogo Luís Pires a arrematar a 2ª posição naquela que foi a estreia na categoria Superstock 300, no Campeonato Nacional. O piloto natural do Seixal, de 13 anos, que já corrido no CNV na categoria Pré-Moto3, foi 4º na geral do Troféu-escola Oliveira Cup. “Estou muito contente por ter conseguido o 2º lugar. É uma categoria nova para mim, e ainda me estou a adaptar à moto, que é mais pesada e mais exigente fisicamente. Esta foi a primeira vez que me montei na moto e por esse motivo não foi possível treinar antes da corrida. Estou certo que na próxima prova vou estar ainda mais forte e quem sabe poder lutar para vencer”, confessou o piloto.
Gonçalo Ribeiro foi o vencedor na Categoria 85/ Moto4.
Francisco “Kiko” Maria é o actual comandante do campeonato nacional, estando já agendada para a segunda prova desta competição a acontecer no mês de Junho, nos dias 16 e 17,no exigente Autódromo Internacional do Algarve.