No primeiro dia de treinos livres para o GP de Espanha, foi Cal Crutchlow quem fez a melhor volta ao Circuito de Jerez – Angel Nieto. O britânico encerrou o dia com uma vantagem de apenas 0,028 s sobre Dani Pedrosa, e Johann Zarco foi o terceiro.
Na primeira sessão, com temperaturas mais baixas, tinha sido Andrea Dovizioso a registar o melhor tempo. Apesar de ter melhorado na segunda, o italiano acabou em sexto na tabela combinada. Mas num dia com tempos muito aproximados – os primeiros 15 separados por apenas 1 s – Dovi ficou a 0,454 s de Crutchlow.
Porém Dani Pedrosa mostrou um ritmo melhor que o do piloto da LCR Honda Castrol. Isto apesar de estar ainda a recuperar da operação ao pulso. Por não estar ainda a 100%, Pedrosa começou o dia cauteloso, mas depois melhorou na segunda sessão.
Voltam os problemas da Yamaha
No ano passado foi neste circuito que começou o calvários dos pilotos oficiais Yamaha. Este ano pelo menos o primeiro dia de treinos não foi motivo para celebrações. Valentino Rossi terminou o dia em 9.º e Maverick Viñales foi 12.º. Porém não ficaram longe do melhor tempo: o italiano ficou a 0,634 s de Crutchlow e o espanhol a 0,900 s.
Mais uma vez os problemas são com a aderência e a subida de temperatura: «Foi um dia difícil, especialmente à tarde, infelizmente com as temperaturas mais altas sofremos», queixou-se Valentino Rossi. «Não estou satisfeito com o equilíbrio da moto, precisamos de melhorar, e temos dificuldades com os pneus. Após algumas voltas perdemos a aderência e temos que abrandar mais que os nossos rivais», explica Rossi.
A pista levou um novo tapete de asfalto depois do GP do ano passado. Várias equipas realizaram aqui testes privados, uma em Novembro e outras em Março, depois do GP do Qatar. A Yamaha não foi uma delas.
Viñales de optimista a queixoso
Maverick Viñales, que na quinta-feira estava muito optimista com as melhorias, confirmava o reaparecimento dos problemas. «Honestamente hoje não tive as melhores sensações. Não me senti bem nem na primeira sessão nem na segunda. Em Austin melhorámos bastante, mas aqui os problemas começaram outra vez. A moto move-se bastante, por isso temos que continuar a trabalhar e manter o foco. É o único caminho para avançar. Parece que o Vale tem os mesmos problemas, temos que arranjar uma solução que funcione para nós».
Por isso para muitos pilotos a temporada só começa em Jerez. Porque é o regresso aos circuitos clássicos, mais estreitos e mais lentos, e onde são precisas motos mais equilibradas.
Não sendo um circuito tradicionalmente favorável à Ducati, não foi de estranhar ver Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo em 6.º e 7.º respectivamente, mas a menos de meio segundo de Crutchlow. Ambos estavam satisfeitos com os respectivos resultados, e ambos testaram novo material que a Ducati trouxe para Jerez. Lorenzo sofreu ainda um pequeno problema mecânico na caixa de velocidades de uma das suas motos quando tentava uma volta rápida.
1. Cal Crutchlow – LCR Honda Castrol (1’38.614)
«Neste momento a moto parece-me boa. A pista está diferente relativamente a quando testámos aqui em Novembro, estava fria e com muita aderência na altura, agora parece gordurenta. Parece que consigo fazer bons tempos por volta com alguma facilidade, e os pneus estão a aguentar-se bem, pelo menos o médio e o macio. Mas também precisamos de experimentar o duro, pois acho que será esse o pneu de corrida. Mas estamos suficiente confiantes na moto, está a correr bem. Tentámos diversas afinações, não me sentia bem com as asas na moto, que experimentei pela primeira vez este ano. Estava bastante vento e não estava a reagir muito bem a essas condições, e como não usei ainda muito as asas a afinação não era a melhor».
2. Dani Pedrosa – Repsol Honda Team (1’38.642)
«Esta manhã comecei lentamente para testar as condições da minha mão e a partir daí, passo a passo, fomos melhorando ao longo do dia, especialmente na segunda sessão, onde pude puxar um pouco mais. A parte positiva é que me senti melhor que na última corrida, embora ainda não esteja a 100%. Tenho maior mobilidade e isso permite-me colocar-me melhor em cima da moto e manter uma posição adequada inclinado nas curvas. De qualquer forma fizemos uma boa segunda sessão e sabemos que podemos melhorar, por isso espero estar um passo à frente amanhã».
3. Johann Zarco – Monster Yamaha Tech3 (1’38.705)
«Estou bastante satisfeito por ser competitivo sem ter testado aqui. A primeira sessão foi ok, e na segunda continuámos a trabalhar nos pneus. As minhas sensações eram boas e cada vez que tentámos algo na moto, continuámos a melhorar, o que me deixa feliz. Agora queremos continuar a trabalhar para me sentir ainda mais confortável e brincar com a moto. Espero que tenhamos bom tempo amanhã, para que possamos melhorar e preparar a corrida o melhor possível.»
4. Andrea Iannone – Team Suzuki Ecstar (1’38.709)
«Estou realmente contente, hoje, trabalhámos realmente bem e as coisas estão a correr da melhor maneira. As sensações com a moto não são más, e entre esta manhã e esta tarde melhorámos um pouco mais, o que é interessante para nós. Não esperava esta velocidade nesta pista, porque no ano passado tive muitas dificuldades. Mas hoje ficámos próximos do topo e isso é o mais importante. Amanhã ainda é mais importante porque é a qualificação, é importante começar da primeira ou segunda linha, isso será a chave para a corrida. Temos algumas dificuldades nas curvas lentas, mas nas rápidas podemos ter vantagem, por isso é um compromisso».
5. Marc Marquez – Repsol Honda Team (1’38.863)
«Em geral estou contente com este primeiro dia em Jerez, porque creio que fizemos um bom trabalho. Completei muitas voltas com pneus usados e isso é importante a pensar na corrida. No final da sessão sofri uma pequena queda com um pneu dianteiro que já tinha feito 27 voltas, mas foi erro meu, porque travei demasiado tarde. Parece que as Honda estão fortes, especialmente o Dani, por isso tentaremos aproximarmo-nos. Será interessante ver como reagirão os pneus ao aumento de temperatura que se espera amanhã. Espero que possamos manter um bom ritmo e a linmha de trabalho, que creio ser a correcta. Para mim, esta pista normalmente é exigente, mas este ano sinto-me bem com a moto e preparado para lutar pelo pódio, e até pela vitória».
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