GP de Portugal: Fotoreportagem de sábado (3)

O dia de sábado ficou concluído no Autódromo Internacional de Portimão com registo de algumas quedas durante o dia, a mais dramática a acontecer na sessão FP3 ao rookie da Pramac Racing, Jorge Martin, que teve de ser evacuado para o hospital de Faro, de onde mais tarde veio a notícia de que estaria bem, apesar de ter ficado maltratado na mão, no pé e na cabeça. Contudo, o piloto deverá seguir directamente para Barcelona onde será alvo de maior avaliação na especialidade de ortopedia com vista a uma eventual intervenção cirúrgica.

O tempo esteve estável, sem chuva, propício para os tempos descerem ao longo da evolução dos treinos livres e depois nas duas sessões de qualificação, com a derradeira a assistir-se a verdadeiros momentos dramáticos no cronómetro. Miguel Oliveira foi protagonista de uma queda a mais de 190 km/h, deitando por terra a sua chance de subir na tabela de tempos dos 12 melhores do dia para o arranque de amanhã. Ficou com o 10º lugar.

Francesco Bagnaia foi outro protagonista deste sábado dramático ao registar na Q2 a melhor volta de sempre em Portimão do pelotão de MotoGP, tempo que lhe viria a ser anulado devido a uma bandeira amarela. Com esta decisão da direcção de prova, fica o consolo “não oficial” para o italiano por ter feito uma volta canhão em 1’38,494. Este é um registo que não deverá ser alcançado amanhã em corrida, e portanto, ficará seguramente apontado nos cadernos oficiosos para memória futura. Não contou, mas…

Às 13h00 deste domingo, Fabio Quartararo coloca-se na frente da grelha para mostrar que está no Algarve para colocar a sua Yamaha oficial no pódio português. Mas para isso é preciso que faça igual ou parecido a Miguel Oliveira no ano passado. Será que consegue?

À margem das hostilidades em pista, este sábado foi dia ainda para Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve, receber das mãos de Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, e de Hervé Poncharal, Presidente da IRTA, a distinção de ‘Melhor Grande Prémio do MotoGP 2020’.

A fotoreportagem é de Victor ‘Schwantz’ Barros

GP de Portugal: Quartararo na pole, Oliveira na quarta linha

GP de Portugal: Fotoreportagem de sexta-feira (2)

GP de Portugal: Fotoreportagem de sexta-feira (1)