Depois de dois anos de ausência devido à pandemia, a 54ª edição do Grande Prémio de Macau de motos arrancou e já com três sessões em pista realizadas. André Pires, piloto português que tem experimentado um pouco de várias modalidades ao longo da sua carreira nas duas rodas, está novamente de regresso ao Circuito da Guia para esta que é a sua oitava participação.
A fazer a sua estreia aos comandos de uma Honda CBR1000RR Fireblade preparada pela equipa Optimark Road Racing Team, André Pires é um dos poucos pilotos na reduzida lista de inscritos que já conhece bem o traçado delineado no antigo território português, agora sob administração chinesa.
Na primeira sessão em pista, treinos livres, o piloto de Vila Pouca de Aguiar fechou com o 6º tempo ao rodar em 2m37.858s, completando um total de quinze voltas e a última a ser mesmo a sua mais rápida. Depois foi tempo de participar nas Qualificações 1 e 2, sendo que na primeira foi 7º com uma melhor volta de 2m35.007s, e na Qualificação 2 obteve mesmo a melhor volta pessoal até ao momento com um tempo de 2m33.791s.
“Está a ser um Grande Prémio fantástico! Logo nos primeiros treinos fiquei surpreendido com o meu andamento, pensei que não me iria adaptar tão bem à moto e consegui fazer sexto lugar. Aí vimos que tínhamos potencial para continuar a trabalhar, claro que os outros pilotos também iriam melhorar, mas ao longo da Qualificação 1 consegui baixar os tempos e fiz sétimo lugar. Estivemos sempre a tentar encontrar a melhor solução e a adaptar-me bem à moto.
Na qualificação 2 consegui baixar ainda mais o meu tempo e consegui fazer o sexto lugar na grelha de partida, superou muito as minhas expectativas, apesar de saber que ainda há muito a melhorar, que podemos continuar a baixar ainda mais os tempos e continuar a adaptar-me bem à moto. Estou muito feliz, a equipa tem feito um grande trabalho, só tenho a agradecer à Optimark e a todos os patrocinadores que tornaram possível a minha presença aqui em Macau.
Sair do sexto lugar num circuito tão difícil como este é uma grande vantagem para poder estar ali na frente, pois é muito difícil ultrapassar e se cometemos um erro, perdemos imediatamente muitas posições. Vai ser uma corrida difícil, só com oito voltas, vou tentar não cometer erros e vou dar o meu melhor e vamos dar tudo para lutar pelos lugares da frente”.
Refira-se que o piloto finlandês Erno Kostamo (Penz 13) aos comandos de uma BMW S 1000 RR tem sido o grande dominador, sendo o mais rápido em pista em todas as sessões realizadas, e com a sua melhor volta em 2m28.202s, Kostamo parece ser o piloto a bater nesta 54ª edição do Grande Prémio de Macau em motos.
Nestas qualificações temos também de referir os resultados de outros dois pilotos.
Sheridan Morais (Syntainics by Penz 13) foi o terceiro mais veloz em qualificação, pese embora o sul-africano que compete com as cores nacionais fruto da dupla nacionalidade esteja a estrear-se no Circuito da Guia, enquanto a primeira mulher de sempre a competir no GP de Macau, a neerlandesa Nadieh Schoots foi a 12ª classificada em 15 pilotos inscritos.
O número de pilotos inscritos para este regresso do Circuito da Guia ao calendário internacional do “road racing” é bastante reduzido tendo em conta o que vimos em anos pré-pandemia.
A razão para este número de apenas 15 pilotos inscritos será as regras de segurança sanitária impostas pelo governo de Macau. Todos os pilotos e membros das equipas tiveram de cumprir com um período obrigatório de quarentena no hotel de 7 dias. Os maiores nomes do “road racing” viajam com equipas bastante numerosas, e o facto de terem de pagar despesas de todos os membros da equipa para estarem 7 dias de quarentena sem “fazer nada”, tornou-se incomportável e um fator decisivo que levou à não participação de mais pilotos.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar os resultados do Grande Prémio de Macau em motos, com especial destaque para as prestações de André Pires que vai competir em duas corridas na madrugada deste sábado 19 de novembro.
Horários do Grande Prémio de Macau
19 de novembro
02H35 Corrida 1
08H05 Corrida 2