A Sportster S é a mais recente novidade da Harley-Davidson e promete fazer jus à filosofia Revolution da marca norte-americana, mais moderna e musculada, sem no entanto esquecer a tradição e o espírito de culto que circunda o emblema de Milwaukee.
A nova proposta da H-D é uma sport custom totalmente nova, projetada para oferecer uma experiência de condução impressiva, pautada por uma nova era de performance Sportster.
O seu motor é uma unidade da nova família Revolution Max 1250T V-Twin de 122 cavalos. Conta com um chassis leve e uma suspensão premium cujos predicados resultam numa condução responsiva e intuitiva.
“A Sportster S é uma moto totalmente nova construída na plataforma Revolution Max e define um novo padrão de performance para a linha Sportster”, afirma Jochen Zeitz, Presidente e CEO da Harley-Davidson. “Esta é uma Sportster da mais recente geração definida pela potência, performance, tecnologia e estilo. E é parte do nosso compromisso de apresentar motos que se alinham com a nossa estratégia de aumentar a atratividade e impulsionar o legado da Harley-Davidson.”
Estilo e Potência
De perfil, a Sportster S apresenta uma presença poderosa. O depósito de combustível e a secção traseira enquadram o motor como a peça central predominante da moto. O enorme pneu dianteiro faz lembrar a extremidade dianteira sem guarda-lamas de uma bobber clássica, enquanto na secção traseira, o escape de montagem alta e o assento solo slim são inspirados na Harley-Davidson XR750 flat tracker. As forquilhas invertidas volumosas e os pneus de perfil largo são característicos de uma “high-performance sport bike”.
“Cada elemento de design visual da Sportster S é uma expressão da força bruta da moto”, afirma Brad Richards, Harley-Davidson vice president of styling and design.
O motor é destacado com o acabamento Chocolate Satin das tampas do motor de magnésio lightweight. Texturas, cores, acabamentos e detalhes foram selecionados para proporcionar à Sportster S o look de uma moto “custom show”, que por acaso está estacionada na garagem do seu proprietário.
Performance amplificada
O motor Revolution Max 1250T de 1250 cc é o coração mecânico da Sportster S. Esta nova versão do mais recente motor Harley-Davidson V-Twin com refrigeração líquida é ajustada para gerar um binário pujante a baixas rotações. Para minimizar o peso geral da moto, o bloco motriz foi integrado como o componente central do chassis.
O uso de materiais leves ajuda a atingir uma proporção desejável de peso/potência. Em ordem de marcha, com o depósito de combustível de 11,7 litros cheio, a Sportster S pesa apenas 227 quilos.
O escape 2-into-1-into-2 de montagem alta foi projetado para produzir um tom agradável de baixa frequência.
A tecnologia aprimora a condução
A Sportster S está equipada com uma série de tecnologias concebidas para melhorar a experiência de condução. Três modos de condução pré-programados e selecionáveis (Sport, Road e Rain) controlam eletronicamente as características de performance da moto e o nível de intervenção da tecnologia. Dois modos custom podem ser usados pelo condutor para criar um conjunto de características de performance que vão ao encontro de preferências pessoais ou para situações especiais.
Os Cornering Rider Safety Enhancements by Harley-Davidson, uma coleção de tecnologias destinadas a aumentar a confiança do condutor durante situações inesperadas ou condições adversas da estrada, são projetados para combinar a performance da moto com o controlo da tração disponível durante a aceleração, desaceleração e travagem, em linha reta ou em curva.
Esta Sportster S vem com um ecrã TFT de 4 polegadas de diâmetro e exibe toda a instrumentação e suporta o infotainement gerado pelo Bluetooth do dispositivo móvel ou do headset do capacete do condutor, incluindo música, chamadas recebidas e efetuadas e navegação fornecida pela App Harley-Davidson.
A iluminação inteiramente LED inclui um farol LED Daymaker Signature projetado para produzir uma difusão homogénea da luz, eliminando “hot spots” que podem distrair. O farol tem um formato oval ou de cápsula distintivo que adiciona estilo à zona frontal e que identificará a Sportster S.
Chassis otimizado
O motor integra o chassis, eliminando o quadro tradicional, um design que reduz significativamente o peso da moto e que resulta num chassis muito rígido que contribui para um manuseio preciso. Um braço oscilante de aço tubular soldado apresenta um design reforçado para fortalecer ainda mais o chassis, enquanto a sua forma adiciona um estilo distinto à moto.
A Harley-Davidson Sportster S está equipada com uma suspensão dianteira e traseira totalmente ajustável – forquilhas invertidas de cartucho SHOWA de 43 mm e amortecedor traseiro SHOWA Piggyback Reservoir. A suspensão traseira possui ajuste de pré-carga hidráulico através de um botão localizado no lado esquerdo da moto.
As jantes de alumínio fundido lightweight com um design de cinco raios são “calçadas” com pneus largos Dunlop/Harley-Davidson Series GT503.
Os componentes de travagem Brembo oferecem uma sensação e uma performance de travagem de elevada eficácia. O travão dianteiro apresenta uma nova pinça de quatro pistões Brembo radial monoblock e um disco de 320 mm de diâmetro. O travão traseiro apresenta uma pinça Brembo de dois pistões e um disco de 260 mm de diâmetro.
Os poisa-pés de montagem dianteira e o guiador baixo colocam o condutor da Sportster S numa posição agressiva. A altura do assento é de 755 mm, baixa o suficiente para que a maioria dos condutores consiga colocar os pés no chão.
A Sportster S conta com um depósito de combustível com capacidade para 11,7 litros e vai estar disponível em três acabamentos de cor: Vivid Black; Stone Washed White Pearl; Midnight Crimson. Chegará aos concessionários durante o próximo outono com um PVP a partir de 16.000€.
Outros artigos: