É a primeira vez que um português vence a categoria de SBK no país vizinho, um dos campeonatos mais competitivos da especialidade em todo o mundo. Esta é a narrativa de um fim-de-semana de “mano-a-mano” com Jordi Torres, o único piloto que teria condições de impedir o português de chegar ao título.
Num fim-de-semana de “corridas a dois” em Jerez de la Frontera, foi o português a demonstrar a lucidez e a ‘suerte‘ necessárias para inscrever o seu nome no quadro de honra dos vencedores do ESBK. No ano de 2021 é de Ivo Lopes que se falará no futuro como campeão!
O piloto da BMW Easy Race Team esteve à altura da pressão e manteve-se sempre no controlo dos acontecimentos, apesar das condições meteorológicas não facilitarem a tarefa. Nas sessões de treinos livres, o luso garantiu na FP1 o melhor tempo, para na segunda sessão registar o quinto. Ivo Lopes comentou assim os treinos livres:
“O primeiro treino correu muito bem, estive bastante rápido e fechámos a sessão no primeiro lugar. Alterámos algumas coisas na moto, sabendo que a previsão para o fim-de-semana seria de chuva. Experimentámos algumas possibilidades, mas foi uma sessão com muito vento. Tivemos um sector com sujidade na pista, devido à queda de um piloto na curva 12, que deixou muita gravilha no traçado. Aproveitámos para colocar um novo pneu e acumular algumas voltas, para ganhar ritmo, mas a sessão viria a ser parada pouco depois, devido a outra queda. Fizemos uso das voltas que realizámos da melhor maneira e fechei a segunda sessão com o quinto tempo mais rápido, que culminou com o segundo melhor registo do dia. Vamos ver o que nos espera para sábado e domingo, pois ninguém rodou aqui à chuva este ano, por isso está tudo em aberto!”
Sobre a primeira corrida, o português explicou que, apesar da chuva, esteve sempre a gerir a sua corrida e a do seu adversário, uma estratégia que lhe valeu partir para a derradeira corrida do campeonato com uma vantagem de 16 pontos sobre o seu único opositor nas contas do ESBK:
“Hoje quando chegámos ao circuito de manhã estava a chover, como já todos prevíamos e sabíamos que todos estávamos no mesmo ponto, sem acertos nestas condições. E aqui tínhamos a consciência que estávamos em inferioridade em termos de marca de pneus, mas o nosso adversário directo estava na mesma situação, por isso pouco alterou a nossa estratégia. Partimos de igual e sei que não importaria o grupo onde rodávamos, mas sim que teria de ficar à frente ou atrás dele, muito perto.
Na qualificação ficámos ambos atrás, eu em 12º e ele em 11º, portanto seguimos o nosso plano, ficar próximo e manter a distância sob controlo. A primeira corrida foi marcada pela muita chuva que caía aqui em Jerez, logo depois com uma saída de um piloto, que afectou o ‘air fence’, colocaram a bandeira vermelha em pista e a corrida foi interrompida. Levou algum tempo até que a chuva diminuísse, restando apenas 10 voltas no recomeço.
Concentrei-me em seguir o grupo da frente e foquei-me em seguir o Jordi (Torres) algumas voltas. Pouco depois, a informação que chegava da box indicava-me no sétimo lugar e ele em sexto, por isso geri tudo até ao final da corrida. Estou muito satisfeito com o resultado de hoje, demos mais um passo importante sob condições difíceis e partimos para a derradeira corrida da temporada com 16 pontos de vantagem!”
Sobre a derradeira corrida do campeonato, serviu esta de consagração para Ivo Lopes como o novo vencedor do Campeonato Espanhol de Superbikes, a categoria mais exigente da Velocidade do país vizinho. O português conseguiu um 11º lugar contra um 12ª do seu opositor na classe Open e 6º e 7º nas SBK, este último um resultado que foi suficiente para o português celebrar a sua mais que merecida conquista e que a Motojornal tem o prazer de noticiar:
Ivo Lopes coroado Campeão do Campeonato Espanhol de Superbike!
O português da BMW com o frontal #75 no final desta ronda resumiu assim a sua jornada de emoções no ESBK:
Ivo lopes terminou assim a temporada de 2021 com 224 pontos, contra os 207 pontos de Jordi Torres do Team Honda Laglisse. Oscar Gutiérrez levou a sua Yamaha ao 3º posto nas contas finais do campeonato com 189 pontos.
Outros artigos:
Ivo Lopes coroado Campeão do Campeonato Espanhol de Superbike